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Extrato do Simples Nacional: guia passo a passo de como tirar
Extrato do Simples Nacional: guia passo a passo de como tirar

Extrato do Simples Nacional: guia passo a passo de como tirar

15 minutos para ler

O extrato do Simples Nacional é um documento que apresenta informações detalhadas sobre os débitos apurados, histórico de pagamento, impostos relativos ao faturamento do mês ou do ano-calendário em questão.

Assim, tirar o extrato do Simples Nacional é um procedimento simples, que podemos realizar de maneira on-line via porta da Receita Federal.

Portanto, neste guia exclusivo, a é-Simples explica, passo a passo, como emitir o documento e quais as implicações positivas para a gestão do negócio. Ao final, deixamos uma super dica para você agilizar processos, garantindo maior segurança e controle na escrituração contábil da empresa.

Então, continue no artigo e entenda:

Tenha uma ótima leitura!

Extrato do Simples Nacional: guia passo a passo de como tirar

O que é o extrato do Simples Nacional?

Popularmente conhecido como extrato, o PGDAS (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é um documento contábil pelo qual a empresa declara à Receita Federal o faturamento de um determinado mês.

Este documento, no entanto, é destinado somente às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional. Assim, excluindo o Microempreendedor Individual (MEI) desta obrigação contábil.

No documento de arrecadação gerado, contarão os dados da empresa e os cálculos respectivos aos impostos incidentes sobre a movimentação da empresa no período apurado de um mês.

Ou seja, além de integrar o cotidiano de escrituração contábil da empresa, a emissão do documento via PGDAS é uma das obrigações da empresa, devendo ser realizada até o dia 20 do mês posterior ao de apuração.

Mas, qual a importância deste procedimento?

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Qual a importância do extrato do Simples Nacional?

Toda empresa deve manter uma rotina contábil sólida de modo que as obrigações sejam plenamente satisfeitas, gerando estabilidade e segurança jurídica e tributária para o negócio.

Por isso, o principal aspecto que justifica a importância da emissão do extrato é, justamente, estar em linha com as obrigações contábeis, informando à Receita Federal a movimentação da empresa, faturamento e o decorrente cálculo de impostos devidos.

Visto que o Simples Nacional é um dos regimes tributários com regras facilitadas, o sistema da Receita Federal permite que o processo seja realizado de maneira online via plataforma do Simples Nacional.

Acesse ao link oficial do Simples Nacional para uma consulta detalhada:

Em seguida, confira o passo a passo detalhado!

Como consultar o faturamento de uma empresa do Simples Nacional?

Consultar o faturamento de uma empresa do Simples Nacional pode ser feito de várias formas. Aqui está um passo a passo simples para entender o processo:

Passo a Passo para Consultar o Faturamento:

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional:
  2. Faça o Login:
    • Clique em “Simples Serviços” e depois em “Consulta optantes”.
    • Utilize o CNPJ da empresa e o código de acesso ou o certificado digital para fazer login.
  3. Consulta de Declarações:
    • Após o login, vá à opção “Cálculo e Declaração” e selecione “DASN-SIMEI”.
    • Escolha o ano que deseja consultar e clique em “Continuar”.
    • O sistema mostrará o faturamento declarado naquele ano.
  4. Extrato do Simples Nacional:
    • No mesmo portal, também é possível acessar o extrato das declarações, onde constam os valores de faturamento mensal e anual.
    • Vá à opção “PGDAS-D” e clique em “Consulta Declaração Transmitida” ou “Extrato da Declaração”.
  5. Consultar o SEFAZ (Secretaria da Fazenda):
    • Algumas Secretarias da Fazenda estaduais ou municipais oferecem serviços de consulta ao faturamento das empresas.
    • Verifique no site da SEFAZ do seu estado se há essa opção disponível.
  6. Documentos Fiscais:
    • Analisar as notas fiscais emitidas e recebidas pode ajudar a conferir o faturamento.
    • Utilize softwares de gestão financeira ou contábil para facilitar o controle dessas informações.

💡 Dicas Importantes:

  • Guarde seus dados de acesso: Tenha sempre à mão o código de acesso ou o certificado digital para facilitar o processo.
  • Mantenha a contabilidade organizada: Use softwares de gestão para registrar todas as vendas e despesas, facilitando a declaração e consulta do faturamento.
  • Fale com seu contador: Se tiver dúvidas ou dificuldades, seu contador pode ajudar a acessar essas informações.

Seguindo esses passos, você poderá consultar o faturamento de uma empresa do Simples Nacional de maneira fácil e rápida.

Como consultar o débito Simples Nacional?

Consultar o débito do Simples Nacional é um processo simples que pode ser feito online. Aqui está um passo a passo fácil para te ajudar:

  1. Acesse o site da Receita Federal: Vá para o site oficial da Receita Federal do Brasil.
  2. Entre no portal e-CAC: No site da Receita Federal, procure pelo link para o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e clique nele.
  3. Faça o login: Você pode fazer o login de duas maneiras:
    • Certificado Digital: Se você tem um certificado digital, use-o para entrar.
    • Código de Acesso: Se você não tem um certificado digital, pode criar um código de acesso. Para isso, você precisará do número do CNPJ da empresa, os recibos das últimas declarações de Imposto de Renda (pessoa física ou jurídica), e o número do CPF do responsável.
  4. Acesse o serviço do Simples Nacional: Depois de fazer login, procure pelo menu ou link relacionado ao Simples Nacional.
  5. Verifique os débitos: Dentro do serviço do Simples Nacional, você encontrará a opção para consultar os débitos. Clique nessa opção para ver os débitos pendentes da sua empresa.
  6. Emitir guia para pagamento: Se houver débitos, você pode emitir a guia de pagamento (DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional) diretamente pelo site.
  7. Pagamentos e parcelamentos: Além de consultar e emitir a guia, o portal também permite solicitar parcelamentos, se necessário.

Esses são os passos básicos para consultar e pagar débitos do Simples Nacional. Lembre-se de manter seus dados atualizados e acompanhar regularmente para evitar problemas futuros.

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Como tirar o extrato do Simples Nacional?

Alguns também perguntam: “como gerar relatório do Simples Nacional?” Gerar o relatório do Simples Nacional é tranquilo!

Em primeiro lugar, esse processo é relativamente simples e pode ser realizado de maneira remota via portal do Simples Nacional.

Contudo, alguns passos devem ser seguidos de modo que a declaração do mês escolhido seja realizada. Sendo assim, veja a seguir o passo a passo!

Para obter o extrato do Simples Nacional de forma simples, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal do Simples Nacional:
  2. Selecione “Simples Serviços”:
    • Na página inicial, clique na opção “Simples Serviços”, localizada no menu superior.
  3. Acesse o PGDAS-D e DEFIS:
    • Na seção “Cálculo e Declaração”, clique em “PGDAS-D e DEFIS – a partir de 2018”.
  4. Faça o login no sistema:
    • Você pode acessar utilizando:
      • Certificado Digital: se sua empresa possuir um.
      • Código de Acesso: caso não tenha, é possível gerar um clicando em “Solicitar ou alterar Código de Acesso” e fornecendo as informações solicitadas.
  5. Navegue até “Declaração Mensal”:
    • Após o login, no menu à esquerda, clique em “Declaração Mensal”.
  6. Consulte as declarações:
    • Selecione “Consultar Declarações” e informe o ano-calendário desejado.
  7. Emita o extrato:
    • Na lista de declarações, localize o mês desejado e clique no ícone de uma impressora na coluna “Extrato” para visualizar e imprimir o documento.

Desse modo, caso deseje imprimir ou salvar o faturamento de um ano-calendário específico, basta seguir os passos anteriores, para o ano-calendário passado desejado, clicando na última declaração registrada para aquele ano.

Neste documento, a saber, constarão os dados relativos ao faturamento do ano até a última declaração.

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Emitir DAS para pagamento de tributos do Simples Nacional

O que é o DAS?

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é o boleto usado pelas empresas do Simples Nacional para pagar seus tributos. Ele pode incluir impostos como IRPJ, ICMS, ISS, Cofins, entre outros.

Se houver problemas na emissão pelo sistema principal (PGDAS-D), é possível gerar um DAS avulso manualmente.

Quem pode emitir o DAS?

A saber, são:

  • Empresas que fazem parte do Simples Nacional
  • Empresas que entraram com recurso contra a exclusão do Simples
  • Representantes legais das empresas

Como emitir o DAS?

1️⃣ Acesse o sistema correto:

  • PGDAS-D (Portal do Simples Nacional) → Para apuração normal dos tributos
  • Portal e-CAC → Outra opção para emissão
  • DAS Avulso (Portal do Simples Nacional ou e-CAC) → Para casos especiais
  • DAS para Auto de Infração (Portal e-CAC) → Quando há débitos cobrados pela Receita Federal

Se precisar do extrato de pagamentos, vá na opção “Consulta de Extrato/Pendências” no menu.

2️⃣ Preencha as informações necessárias

3️⃣ Gere o DAS e pague dentro do prazo

Outras informações

  • Atendimento é imediato e gratuito
  • O usuário tem direito a um atendimento respeitoso e acessível
  • Pessoas com prioridade (idosos, gestantes, PCDs, etc.) recebem atendimento preferencial

Para mais dúvidas, consulte:
🔹 Chat da Receita Federal
🔹 Fale Conosco da Receita Federal

Como tirar extrato do CNPJ?

Tirar o extrato do CNPJ, certamente, é bem simples e pode ser feito online de graça. Então, veja o passo a passo:

  1. Acesse o site da Receita Federal
    • Entre no site oficial da Receita Federal pelo link:
      👉 https://www.gov.br/receitafederal
  2. Encontre a opção “Consulta CNPJ”
    • No site, procure por “Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral” ou simplesmente “Consulta CNPJ”.
  3. Digite o CNPJ
    • Informe o número do CNPJ da empresa que deseja consultar e clique em “Consultar”.
  4. Veja o extrato
    • A tela mostrará os dados principais da empresa, como nome, situação cadastral (ativa ou inativa), endereço e outras informações.
  5. Baixe ou imprima
    • Se quiser guardar, clique em “Imprimir” ou “Salvar como PDF”.

Pronto! Esse documento serve como um “extrato” do CNPJ e pode ser usado para comprovar que a empresa está regular.

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Extrato do Simples Nacional – MEI

O MEI (Microempreendedor Individual) precisa pagar mensalmente um valor fixo, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Em 2025, esse valor foi atualizado porque o salário-mínimo aumentou para R$ 1.518,00.

Os valores a serem pagos são:

  • R$ 75,90 para o INSS (5% do salário-mínimo)
  • R$ 5,00 de ISS (para quem presta serviços)
  • R$ 1,00 de ICMS (para quem vende mercadorias)
⚠️ ATENÇÃO! ⚠️

Para o MEI transportador autônomo de cargas, o INSS será maior: R$ 182,16 (12% do salário-mínimo).
O sistema do governo (PGMEI) já está atualizado para calcular corretamente esses valores para 2025.

Consulta DASN Simei

A princípio, a Consulta DASN SIMEI é usada para verificar a situação da Declaração Anual do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

O que é DASN-SIMEI?

Todo MEI (Microempreendedor Individual) precisa, uma vez por ano, declarar o total de faturamento do ano anterior à Receita Federal. Dessa forma, essa declaração se chama DASN-SIMEI.

Para que serve a consulta?

A consulta serve para ver se a declaração foi enviada corretamente, se há pendências ou se precisa ser corrigida.

Como consultar?

  1. Acesse o site do Simples Nacional (www.gov.br/receitafederal)
  2. Vá até a opção DASN-SIMEI – Declaração Anual para MEI
  3. Informe seu CNPJ
  4. Veja o status da sua declaração

Portanto, se estiver tudo certo, ótimo! Se houver pendências, você pode corrigir ou enviar a declaração atrasada (pode haver multa se estiver fora do prazo).

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PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI

O PGMEI (Programa Gerador do DAS para o MEI) é um sistema online da Receita Federal usado pelos Microempreendedores Individuais (MEI) a fim de emitir a guia de pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

O que ele faz?

  • Calcula automaticamente o valor do DAS com os impostos que o MEI precisa pagar.
  • Permite gerar e imprimir a guia de pagamento.
  • Ajuda a consultar pagamentos já feitos.

Quem deve usar?

Todos os MEIs que querem pagar corretamente seus tributos mensais e evitar multas ou problemas com a Receita Federal.

Como acessar?

Basta entrar no site do Simples Nacional e procurar pelo PGMEI. Logo após, o acesso pode ser feito com CNPJ e, em alguns casos, usando Gov.br.

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Quais as informações que o extrato do Simples Nacional contém?

O extrato do Simples Nacional é um documento que apresenta um resumo das informações fiscais e tributárias de uma empresa inscrita no regime do Simples Nacional.

Visto que este regime é uma forma simplificada de tributação para micro e pequenas empresas no Brasil, reúne vários impostos em uma única guia de pagamento.

Por exemplo, valores devidos e pagos em cada documento de arrecadação (DAS), detalhamento de cada imposto incidente. Assim, o extrato do Simples Nacional inclui informações como:

  1. Dados da Empresa: Nome, CNPJ, Razão Social, CNAE, endereço e outros dados cadastrais.
  2. Apuração dos Impostos: Detalhes sobre os impostos devidos (como IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ICMS, ISS) e as alíquotas aplicadas.
  3. Pagamentos Efetuados: Histórico dos pagamentos já realizados pela empresa, informações sobre o DAS gerado na apuração, restituições e compensações.
  4. Débitos Pendentes: Quaisquer impostos ou contribuições que ainda precisam ser pagos.
  5. Multas e Juros: Caso haja atrasos nos pagamentos, o extrato mostrará as penalidades aplicáveis.

Em resumo, o extrato do Simples Nacional serve para a empresa acompanhar sua situação tributária, verificar pagamentos, identificar débitos e manter-se em dia com suas obrigações fiscais.

Como o extrato do Simples Nacional pode auxiliar na gestão empresarial?

Práticas eficientes de gestão também implicam em ciência e controle eficiente de processos, sobretudo, contábeis, fiscais, tributários e financeiros.

Nesse sentido, a emissão do extrato possibilita identificar possíveis cenários passíveis de recuperação tributária, de compreensão de irregularidades. Bem como, da compreensão sistêmica e estratégia da empresa.

Se bem que, em alguns casos, é possível também estrategicamente optar por estratégias de parcelamento do Simples Nacional, tendo em vista os impostos e de débitos apurados.

Por este aspecto, o extrato auxilia no:

  • Controle de débitos e créditos;
  • Cumprimento de obrigações acessórias;
  • Planejamento estratégico da empresa;
  • Estado de segurança operacional e agilidade de gestão

A fim de saber mais sobre o Simples Nacional em 2025 leia a análise exclusiva da é-Simples sobre o funcionamento e novidades deste regime tributário

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Dicas de gestão do extrato do Simples Nacional

Mantenha o extrato arquivado

Primeiramente, desenvolva um sistema de arquivamento dos extratos, organizando-os por critérios de fácil localização e acesso, como ano-calendário e mês respectivo. Além disso, tenha em mente que o acesso rápido à documentação facilita e agiliza os processos gerenciais.

Consulte o extrato periodicamente

Em seguida, realize o monitoramento contínuo dos processos contábeis da empresa relativos aos extratos, aos documentos de arrecadação, às declarações e demais documentos de natureza contábil.

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Conte com uma ferramenta para fazer uma gestão eficiente do Simples Nacional

A escrituração contábil pode ser dinamizada, agilizada e alcançar níveis maiores de controle desde que existam ferramentas inteligentes de gestão e atividades contábeis, fiscais, tributárias que impactam na saúde financeira e na sustentabilidade dos negócios.

Por isso, a é-Simples, especialistas em Simples Nacional, desenvolveu uma plataforma exclusiva de Recuperação Tributária capaz de recuperar até 60 meses de impostos indevidos pagos pelos contribuintes do Simples Nacional.

Então, acesse nossos módulos exclusivos e saiba como a é-Simples pode te ajudar!

Conclusão

Enfim, neste guia exclusivo você aprendeu com a é-Simples sobre o extrato do Simples Nacional, um documento de emissão mensal obrigatória via PGDAS, que registra informações relativas ao faturamento da empresa em um dado mês.

Além disso, entre as obrigações de escrituração contábil, mensalmente empresas inscritas no Simples Nacional (ME e EPP) devem emitir documento de arrecadação. Ao passo que realizam o pagamento dos impostos calculados tendo em vista as atividades realizadas.

Sobretudo, pelo extrato, é possível identificar os impostos incidentes, o cálculo e, desse modo, adotar práticas eficientes de gestão contábil, fiscal, tributária e financeira.

A é-Simples desenvolveu uma plataforma única que auxilia na gestão contábil das empresas, possibilitando, inclusive, a identificação de cenários passíveis de Recuperação Tributária de até 60 meses de impostos no Simples Nacional.

Acesse nossos módulos exclusivos e saiba como a é-Simples pode te ajudar!

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