Início » Contábil » Distribuição de Lucros no Simples Nacional, entende o assunto?
Distribuição de Lucros
Distribuição de Lucros

Distribuição de Lucros no Simples Nacional, entende o assunto?

3 minutos para ler

Primeiramente, é bom saber que a distribuição de lucros dos optantes pelo Simples Nacional pode ser uma grande aliada na redução de imposto. 

Pois os optantes pelo Simples Nacional tem isenção do imposto de renda. E, por isso, não sofrem a incidência de contribuição previdenciária, diferentemente do pró-labore.

Para que se tenha o benefício dessa distribuição o contador e o empresário precisam estar atentos a alguns pontos importantes.

Assim, vamos listar alguns pontos que devemos observar.

Contabilização da Distribuição de Lucros

A contabilização da distribuição de lucros deve ser realizada para que realmente haja a dispensa quanto aos limites de isenção de impostos.

Distribuição de Lucros no Simples Nacional, entende o assunto?

A conta usada deve ser “Distribuição de Lucros”, ou “Antecipação de Distribuição de Lucros”, sendo que você pode separar as contas pelos sócios, talvez identificado pelo nome de cada sócio, na frente de cada conta.

Após a contabilização, ao final do ano, o contador deve declarar os valores contabilizados em “distribuição de lucros” na aba de Rendimentos Isentos na declaração de imposto de renda dos sócios.

Lembrando que essa distribuição deve respeitar ou estar de acordo com a porcentagem de cada sócio no contrato social da empresa.

Não faço a contabilização, e agora como fica minha distribuição de lucros?

Nesse caso, a isenção fica limitada ao cálculo encontrado no art. 15 da Lei 9249/95, sobre a receita bruta da empresa, subtraindo ao final o valor pago nas guias do Simples Nacional a título de IRPJ.

Importante lembrar que todas as empresas, inclusive as Micro e Pequenas Empresas optantes pelo Simples Nacional são obrigadas a manter a escrituração contábil – Art. 1179, CC.

Distribuição de Lucros no Simples Nacional, entende o assunto?

Como posso aproveitar bem essa distribuição?

A grande maioria dos pequenos empresários que não fazem declaração de imposto de renda, não tem pró-labore sofrem para poder ter crédito perante os bancos. Bem como, buscam legalizar seus bens em sua declaração de imposto de renda.

É justamente para sanar essas questões que você pode usar a distribuição de lucros para legalizar essa situação.

Distribuição de Lucros no Simples Nacional, entende o assunto?

Portanto, tendo renda para ganhar crédito perante as instituições financeiras e para legalizar os bens da pessoa em sua declaração.

Isso também evitará do contador ter de fazer decore para comprovação de renda ou pró-labore sem necessidade.

Gostou do artigo? Comente e compartilhe, também poderá nos acompanhar no Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃