Pistas importantes
Atualmente, com tantos desafios na pandemia, o foco do contador é otimizar seus negócios. E o nosso foco é ajudá-los nessa tarefa difícil!
Pensando nisto, quero dar 6 pistas úteis para os escritórios e profissionais da contabilidade melhorarem seu trabalho. Adotar essas sugestões os ajudará a trilhar o caminho do sucesso!
PISTA 1 – Cortar o ISSQN dos cálculos
Saia na frente levando seu cliente à diminuir seus impostos e à recuperar aqueles que foram mal pagos nos últimos cinco anos.
Para isso, precisa riscar o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) dos cálculos do PIS/COFINS, de acordo com o Recurso Extraordinário de exclusão do ICMS da base do PIS/COFINS (RE 574.706/PR).
Em outras palavras, o Supremo Tribunal Federal decidiu que ‘o ICMS não deve estar na base de cálculo para afetar o PIS e a COFINS‘. Portanto, quem contribui pode excluir os valores de ISSQN da sua base.
PISTA 2 – Aproveitar as teses de recuperação de créditos
Conforme o caso acima, estas teses são vias legais para recuperar créditos. Por exemplo:
- INSS sobre verbas indenizatórias – a legislação diz que as empresas devem ter na base de cálculo parcelas que são taxadas, por serem de indenização.
A Contribuição Previdenciária Patronal (CPP), vem nas parcelas de “salário”, para pagar pelo trabalho. Porém, as parcelas que são “verbas indenizatórias” não vão para a base da CPP.
Desta forma, a tese de recuperação de créditos é a chance para contadores, com ajuda de advogados, resgatem esses valores.
- Limitação da base de cálculo para terceiros em vinte salários-mínimos: o Decreto-Lei 2.318/86, mostra que essa limitação serve às Contribuições para Terceiros.
Nesse sentido, para clientes que têm um valor maior a 20 salários-mínimos, corrigimos esses valores nos meses à frente e temos de volta o que foi pago errado já há cinco anos.
PISTA 3 – Investir em tecnologia
Atualmente, mecanizamos diferentes tarefas poupando tempo valioso; por exemplo, um ato demorado como a auditoria, pode ser digital!
Em outras palavras, o contador terá a solução em poucos segundos. Enquanto isso, sua equipe fará a outras atividades importantes. Use a tecnologia a seu favor!
PISTA 4 – Reforçar a auditoria eletrônica
Conforme a Receita Federal investe em ações de fiscalização bem informatizadas, o contador não pode ficar para trás!
Garanta que as informações estejam exatas, fazendo a auditoria eletrônica. Com a ajuda de um sistema eficiente não corre o risco de erros nas declarações e avança nos processos dos clientes.
PISTA 5 – Atenção dobrada à classificação de mercadorias
Sabemos como a classificação fiscal de mercadorias é tema importante. Porque ela trata das questões administrativas e da tributação do produto.
Como resultado, classificar um produto de forma errada traz problemas fiscais e para o lucro da empresa.
E visto que estes códigos mudam sempre, precisamos auxiliar os clientes a terem bons sistemas para vigiar as informações destes códigos.
PISTA 6 – Investir em serviços para a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados tem excelentes oportunidades para a contabilidade.
Em síntese, use a contabilidade consultiva para conhecer a realidade de seus clientes. Crie serviços para a LGPD e sobretudo, aja como Consultor e Encarregado no Tratamento de Dados Pessoais. Portanto, a LGPD pode ser uma estratégia competitiva a considerar.
Espero que as 6 pistas aqui descritas, possam te ajudar a dar uma guinada em seus negócios!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.