Com as diversas obrigações fiscais que cabem às empresas brasileiras e a fim de se realizar uma gestão contábil e fiscal eficientes é preciso contar com uma auditoria digital.
Por que esta pode ser uma boa opção?
Porque, caso haja qualquer alteração, a auditoria digital possibilita que a companhia atue de forma a resolver o problema antes da fiscalização e se evite a prática de penalidades.
O que é Auditoria Digital?
Em outras palavras, a auditoria digital se trata de um exame de registros, documentos, livros e demonstrações contábeis, à distância.
Assim, é por meio de arquivos digitais que se faz o cruzamento dos dados em busca de incertezas.
Pensando nessa importância, separamos algumas questões que você deve levar em consideração na hora de escolher a melhor auditoria fiscal para o seu negócio.
Acompanhe!
Avalie as funções do sistema
O sistema precisa ter o maior nível possível de análises programadas e cruzamentos entre obrigações e informações contábeis e fiscais enviadas.
Isso porque a fiscalização traz soluções muito avançadas para fazer o estudo dos dados dos contribuintes e achar sinais de sonegação fiscal.
Então, não basta apenas ter uma ferramenta que faça uma avaliação ou outra do arquivo.
Ela precisa ser completa, já que há muitos meios por onde o Fisco pode chegar ao negócio e eles precisam estar garantidos.
Confira o foco da empresa
Veja o que a empresa desenvolvedora do sistema se propõe a fazer.
O sistema tributário brasileiro é muito complexo e burocrático, o que exige foco total na auditoria.
Por esse motivo, deve se investir na especialização do serviço e agir em cima das especificidades que a tarefa exige.
Meça o tempo de retorno das solicitações
Pela quantidade de atividades a se realizar, o tempo é um fator importante para quem trabalha na área contábil e fiscal de uma empresa.
O profissional de auditoria digital atua com prazos curtos; porque na maioria das vezes, recebe os documentos com poucos dias antes do prazo final de cumprimento.
Então, a agilidade e a eficiência são imprescindíveis.
Por conseguinte, o retorno dos questionamentos precisa ser rápido, caso contrário, não é possível finalizar todo o serviço em tempo hábil.
Deduza as condições de suporte
Aliás, as alterações nas normas tributárias são frequentes; dando lugar para interpretações diversas e fazendo com que haja a necessidade de debates entre profissionais; para se chegar a melhor solução.
Caso um software de auditoria digital encontre uma falha, deve se disponibilizar uma equipe qualificada para debater os motivos do apontamento.
Ao usar a ferramenta, você não tem obrigação de entender ou concordar com tudo que lhe repassam.
Por isso, avalie antes de contratar um recurso desses, para ver se existem pessoas especializadas disponíveis para atendê-lo sempre que for preciso.
Além disso, é importante que a empresa acompanhe todas as alterações ocorridas nas leis tributárias, bem como, que se forneça ferramentas que simplifiquem e controlem a aplicação das regras atuais.
Verifique a agilidade no processamento dos arquivos
O sistema de auditoria não pode ser lento e ineficaz para processar documentos com muitos dados.
No decorrer da auditoria, se identificam erros, se promovem as ações de correção e se avaliam os arquivos novamente para ver se houve a correção dos problemas.
Com um software demorado o trabalho fica prejudicado; já que não haverá tempo suficiente para auditar os registros quantas vezes forem necessárias.
Não há dúvidas quanto à importância da auditoria digital para o controle de riscos na contabilidade, tendo em vista que por meio dela é possível adotar uma postura mais atenciosa e preventiva quanto à transmissão de obrigações acessórias ao Fisco.
Assim, se evitam os problemas e as ilegalidades. Uma vez que podem gerar a aplicação de penalidades pesadas e prejudicar o pleno funcionamento da empresa.
Este post foi interessante para você?
Então, aproveite sua visita em nosso blog para ler “Gestão de riscos: saiba o que é e como fazê-la na contabilidade” e entenda melhor sobre o tema!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.