Gestão

Entenda como escolher a melhor solução de auditoria digital

Escrito por Leonel Monteiro

São inúmeras as obrigações fiscais que devem ser cumpridas pelas empresas brasileiras e, para manter a execução de todas as atividades necessárias e ter uma gestão contábil e fiscal eficiente, contar com a auditoria digital pode ser uma boa alternativa.

Trata-se do exame de registros, documentos, livros e demonstrações contáveis, a distância, por meio de arquivos digitais, e no qual dados são cruzados em busca de inconsistências. Assim, caso qualquer alteração seja encontrada, a auditoria possibilita que a companhia atue de forma de resolver o problema antes da fiscalização e evite a aplicação de penalidades.

Pensando nessa importância, separamos algumas questões que devem ser observadas no momento de escolher a melhor auditoria fiscal para o seu negócio. Acompanhe!

Avalie as funcionalidades do sistema utilizado

O sistema usado precisa ter o maior nível possível de análises programadas e cruzamentos entre obrigações e informações contábeis e fiscais enviadas. Isso porque a fiscalização tem soluções muito avançadas para fazer a averiguação dos dados dos contribuintes e encontrar indícios de sonegação fiscal.

Então, não basta apenas ter uma ferramenta que faça uma avaliação ou outra do arquivo. Ela precisa ser completa, já que existem muitos caminhos por onde o Fisco pode chegar ao negócio, e eles precisam estar assegurados.

Confira o foco da empresa

Veja o que a empresa desenvolvedora do sistema se propõe a realizar. O sistema tributário brasileiro é muito complexo e burocrático, o que exige foco total em auditoria. Por esse motivo, o serviço precisa ser especializado e trabalhar em cima das especificidades que a tarefa exige.

Mensure o tempo de retorno das solicitações

Pela quantidade das atividades a serem executadas, o tempo é um fator importante para quem trabalha na área contábil e fiscal de uma empresa. O profissional de auditoria digital atua com prazos curtos, pois, na maioria das vezes, recebem os documentos com poucos dias antes do prazo final de cumprimento. Então, agilidade e eficiência é imprescindível.

O retorno dos questionamentos precisa ser rápido, caso contrário, não é possível finalizar todo o serviço em tempo hábil.

Averigue as condições de suporte

As alterações nas normas tributárias são frequentes, abrindo espaço para interpretações diversas, e fazendo com que haja a necessidade de debates entre profissionais para se chegar a melhor solução.

Caso um software de auditoria digital identifique uma inconsistência, deve disponibilizar uma equipe qualificada para debater os motivos do apontamento. Ao usar a ferramenta, você não é obrigado a entender ou concordar com tudo que é repassado. Por isso, avalie, antes de contratar um recurso desses, se existem pessoas especializadas disponíveis para atendê-lo sempre que preciso.

Além disso, é importante que a empresa acompanhe todas as alterações ocorridas nas leis tributárias e que forneça ferramentas que simplifiquem e controlem a aplicação das regras atuais.

Verifique a agilidade no processamento dos arquivos

O sistema de auditoria não pode ser lento e ineficaz para processar documentos com muitos dados. No decorrer da auditoria, erros são identificados, ações de correções são promovidas e os arquivos são avaliados novamente para ver se os problemas foram corrigidos.

Com um software demorado, o trabalho fica prejudicado, já que não haverá tempo suficiente para auditar os registros quantas vezes forem necessárias.

Não há dúvidas quanto à importância da auditoria digital para o controle de riscos na contabilidade, tendo em vista que por meio dela é possível adotar uma postura mais atenciosa e preventiva quanto à transmissão de obrigações acessórias ao Fisco. Assim, evitam-se problemas e ilegalidades que podem gerar a aplicação de penalidades pesadas e prejudicar o pleno funcionamento da empresa.

Este post foi interessante para você? Então, aproveite sua visita em nosso blog para ler “Gestão de riscos: saiba o que é e como fazê-la na contabilidade” e entenda melhor sobre o tema!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.