Início » Gestão » Contabilidade consultiva: aproveite esta forte aliada!
Contabilidade consultiva: aproveite esta forte aliada!
Contabilidade consultiva: aproveite esta forte aliada!

Contabilidade consultiva: aproveite esta forte aliada!

4 minutos para ler

Com os avanços tecnológicos e sociais a contabilidade vem progredindo, de modo que suas antigas ações já não são tão boas para o crescimento da empresa.

A partir desta evolução surge a necessidade do contador usar uma abordagem diferente, um modelo consultivo. Portanto, entenda a seguir o que é a contabilidade consultiva e como fruir desta forte aliada!

O que é e para que serve?

A contabilidade consultiva é um jeito moderno e eficiente de se cuidar dos serviços contábeis. Nela, o contador ajuda o cliente a compreender as informações de toda parte financeira da empresa. Além disso, o auxilia a tomar boas decisões para que a empresa se desenvolva mais e mais.

Apesar da contabilidade consultiva trazer muitas vantagens aos procedimentos contábeis, há clientes que ainda não sabem lidar com essa inovação. Em outras palavras, eles acham que o contador apenas deve resolver a questão fiscal, sem opinar sobre a gestão.

Porém, a contabilidade consultiva é um meio de unir o contador e o cliente. Nesse sentido, a comunicação entre ambas as partes pode fluir de modo eficaz.

Como ser um contador consultor?

Neste caso, o contador foca no cliente e na situação da empresa, assim, ele age de forma estratégica junto ao cliente, prestando serviço específico e dando soluções personalizadas à empresa.

Por exemplo, dentre algumas das soluções da contabilidade consultiva, temos:

  • Benefícios de créditos e outros proveitos fiscais;
  • Refino de fluxo de caixa;
  • Condução de indicadores de resultados;
  • Exame de possíveis prejuízos fiscais;
  • Descrição de relatórios e  indicadores de desempenho (dashboards);
  • Manejo geral de custos e despesas;
  • Visão futura.

Desde que, a sua contabilidade consultiva ande com a tecnologia, o contador consultor terá seu trabalho bem-feito. Nesse meio tempo, o seu cliente e a empresa dele vão ter uma gestão eficiente e progresso contínuo.

Ações Práticas

Atualmente, a RF, as receitas dos estados e municípios avançam em tecnologia e fiscalização, logo, o profissional contábil se vê cheio de responsabilidades e atolado no trabalho fiscal.

No entanto, longe de apenas tratar da questão burocrática, o contador é um “cientista”, visto que a contabilidade é uma ciência. Igualmente, é um intelectual, que deve ter uma remuneração justa e condições de ganhar novos clientes. 

Em síntese, seguem as 5 ações práticas para te ajudar, consultor!

1ª ação:

Selecionar, dentre seus clientes, todas as empresas que sejam contribuintes do ICMS e fazer o levantamento dos últimos cinco anos. No sistema eletrônico esses cálculos são feitos rapidamente, só precisa carregar os arquivos e teremos o resultado automático, em poucos segundos! 

2ª ação:

Ter a iniciativa de se reunir com os clientes para apresentar os valores que podem ser recuperados com a economia do ICMS. Explicando a eles que este pode ser excluído da base de cálculo do PIS e da CONFIS, pois há o apoio legal.

3ª ação:

Trabalhar em parceria com bons advogados a fim de recuperar créditos para seus clientes. Afinal, você terá os documentos necessários e os cálculos feitos; basta buscar um advogado para acompanhar o processo judicial.

4ª ação:

Depois de fixar a parceria com os advogados ou escritórios de advocacia, apresente esses profissionais a seus clientes,  para que eles possam negociar. De fato, todos vão lucrar! 

5ª ação:

Se seu parceiro advogado já tiver processos do mesmo tipo, combine com ele de você efetuar o cálculo das empresas que ele representa. Então, poderá conhecer mais empresas para recuperar os créditos e ter novas oportunidades de contratação de seus serviços.

Gostou? Estas são algumas das ações que podem aprimorar seus negócios como contador consultor. Todavia, o tempo gasto para o contador cuidar de sua obrigações acessórias e atuar na função consultiva pode ser corrido e bem desgastante.

Para isso, a tecnologia da é-Simples facilita esse trabalho para você, como? Fale conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃