Com a finalidade de atrair novos clientes, as empresas vêm utilizando diferentes estratégias de marketing. Visto que há inúmeras dessas estratégias com ferramentas e ajustes próprios aos muitos ramos de negócio, conheça uma das facetas do marketing: o marketing de experiência!
Marketing de Experiência – Conceito e Tipos:
O Marketing de Experiência é uma estratégia criada para despertar o interesse das pessoas sobre a empresa.
Ou seja, ela foi gerada para dar uma sensação de maior satisfação no relacionamento entre a empresa e os clientes.
Este marketing, assim, promove um conjunto de ações para que as pessoas se identifiquem com o que lhe for prestado e se tornem clientes fiéis.
Afinal, quais são os tipos de experiência que cria esse elo entre as pessoas?
Por conseguinte, veja os principais tipos nesta faceta do marketing:
- Sensorial – é a experiência em que as sensações do corpo, físicas e emocionais, são ativadas para se ter um efeito positivo nos outros;
- Emocional – esta vale para atrair o cliente a partir das emoções que você causa nele;
- Cognitivo – é a experiência que inspira as pessoas a exercer a sua criatividade, pensar em algo novo e resolver problemas;
- Comportamental – esta se dá a partir de uma ação que associa a empresa a um modo de vida ou, com efeito, a um comportamento;
- Identificação – é a experiência que causa a identificação com o público, se cria uma conexão intensa e aumenta as chances de se cativar os clientes.
Os 3 fatores do Marketing de Experiência
No marketing de experiência, portanto, você precisa ter atenção a três fatores vitais. A saber, são os Vs que dão a base para a formação da estratégia. De fato, temos:
- Verdade: as empresas verdadeiras têm mais chances de criar experiências positivas para seus clientes em um primeiro contato, além de conquistar os que não compraram no início;
- Vontade: a vontade de comprar, de interação ou de se associar a uma marca é o que faz a pessoa se tornar um cliente ou se esquecer de uma empresa. Tal vontade, sem dúvida, está ligada ao contexto da sua experiência, à sua liberdade e ao seu lucro;
- Valor: trata da visão que os clientes têm de sua experiência e das conexões criadas no primeiro contato com o produto ou serviço.
Experiência Contábil
Uma vez que entendemos essa faceta do marketing, vem a dúvida: “então, como posso aplicar o marketing de experiência na contabilidade?”
Confira, a seguir, os passos:
Personalize os seus serviços
Profissional, este deve ser o seu diferencia! Se capacite em uma área ou tipo específico de serviço onde seja visto como mestre, especialista.
Ao passo que o contador se diferenciar dos demais colegas, a concorrência irá diminuir e seu valor será reconhecido.
Ofereça serviços que atendam às necessidades de cada cliente, dando soluções para problemas específicos.
Nesse meio tempo, com o atendimento personalizado e especializado os clientes verão que há um suporte diferenciado e, dificilmente, irão para a concorrência.
Por certo, eles poderão te indicar novos clientes.
Suavize o seu atendimento
Na área contábil, temos toda a complexidade com os números e os termos técnicos, contudo, seu cliente precisa te ver como o contador parceiro.
Quem esclarece e simplifica as questões para ajudá-lo a lidar com toda a burocracia.
Escute o seu cliente, saiba como ele se sente sobre os serviços prestados e tenha prontidão, dando-lhe mais informações.
Seja acessível por e-mail, telefone, WhatsApp, videoconferência, etc. O faça se sentir único e bem atendido.
Faça progresso!
A fim de contribuir na sua rotina diária e na experiência dos seus clientes, tenha a tecnologia como aliada!
Você pode contar com as soluções digitais ao cruzar os dados das obrigações acessórias e, assim, se prevenir do Fisco.
Por exemplo, a é-Simples oferta uma auditoria digital para te ajudar na conquista de novos clientes.
Este é um recurso distinto que você pode expor aos seus clientes; lhe dando mais tempo para se dedicar à estratégia e ao atendimento personalizado.
Poderá acompanhar, de maneira automática, diversos dados; mostrando a sua dedicação e cuidado com a empresa de seu cliente.
Enquanto te ajudamos com a nossa tecnologia, poderá manter o foco na sua estratégia de marketing. Conte conosco!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.