Contábil

Conheça os 5 maiores desafios de um contador de sucesso

desafios de um contador
Escrito por Leonel Monteiro

Muitos são os desafios de um contador que deseja conquistar espaço no mercado de trabalho e ter sucesso na carreira, principalmente pelo fato de o setor contábil estar em constante mudança, seja em relação às alterações na legislação ou em relação aos sistemas implantados pelo Fisco.

Por isso, o profissional que deseja se destacar na carreira precisa estar preparado para superar as dificuldades, que aumentam a cada ano.

Quer saber quais são os 5 maiores desafios de um contador de sucesso? Então, continue a leitura e confira!

1. Estar sempre atualizado

A carreira contábil exige que o profissional busque, constantemente, novos conhecimentos e que se mantenha atualizado. A legislação brasileira sofre alterações com frequência, da mesma forma que os procedimentos relacionados à atividade.

Por esse motivo, o contador deve estar em um processo permanente de aprendizagem, de forma que possa se familiarizar com as leis e com os métodos atuais necessários para a prestação de serviços.

É possível fazer isso por meio de cursos, palestras e congressos, entre outras atividades. O importante é ficar atento, tendo em vista que estar atualizado é essencial para atender as demandas dos clientes.

2. Manter a competitividade no mercado

Existe uma grande oferta de profissionais da área contábil, que buscam empregos em organizações e escritórios ou que trabalham como autônomos, abrindo o próprio negócio. Nesse contexto, conseguir destaque é um dos desafios de um contador.

Para lidar com essa questão, o contador deve se atentar ao marketing utilizado para apresentar o seu trabalho às pessoas, de modo que elas o encontrem quando precisarem de um profissional qualificado.

O marketing digital, por exemplo, é uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento. Levando em consideração os padrões éticos em relação à propaganda, o contador pode usar a internet para construir uma imagem sólida que desperto o interesse do público. Isso é possível por meio da criação de um site e/ou blog, com conteúdos que sejam de interesse dos potenciais clientes.

As redes sociais também são um ótimo meio de se aproximar do público, permitindo, inclusive, uma melhoria no relacionamento com os clientes, além de oferecer outros meios de comunicação e de trazer mais visibilidade ao profissional.

3. Lidar com a burocracia

O desenvolvimento e o preenchimento da documentação necessária à prestação de contas para o Fisco, entre outras atividades, acabam caindo no problema burocrático e gerando dois desafios para o contador.

O primeiro é em relação ao governo e aos órgãos ligados, de alguma forma, ao trabalho do contador, o que muitas vezes envolve procedimentos extremamente lentos, que exigem tempo, conhecimento e paciência  por parte do profissional.

O segundo diz respeito ao cliente, que costuma esperar soluções rápidas e efetivas ao contratar os serviços de um contator. Nesse caso, o profissional precisa lidar com as cobranças, tendo em vista que o contratante nem sempre consegue entender a burocracia envolvida e as normas que precisam ser seguidas.

4. Modernizar a forma de trabalho

O contador deve lidar com compromissos, clientes, prazos, cálculos e documentos diversos, todos essenciais para o bom andamento do seu trabalho.

Assim, buscar formas de modernizar a prestação de serviços é fundamental para otimizar o trabalho e aumentar a produtividade. Contudo, se adequar às ferramentas modernas pode ser um desafio, principalmente para os contadores mais resistentes às inovações tecnológicas.

Diversas ferramentas digitais auxiliam a gestão do escritório, além de contribuir para que o contador se familiarize com as tecnologias necessárias para o seu dia a dia.

5. Acompanhar as mudanças digitais e tecnológicas

A evolução tecnológica tem impacto nas mais diversas áreas, inclusive na área contábil. A cada dia são criados mais softwares para a realização dos processos, por isso é essencial se adaptar a esse tipo de mudança.

As alterações acontecem em diversos campos, envolvendo tributos e verbas trabalhistas, por exemplo. O contador deve acompanhar as mudanças digitais e tecnológicas para garantir uma prestação de serviços que atenda a todas as normas especificadas. Afinal, é comum que as pessoas busquem esse profissional justamente por não conseguirem lidar com essas questões.

Gostou do nosso post? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais, para que seus amigos e colegas também saibam quais são os maiores desafios de um contador!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!