Início » Gestão » Análise competitiva: aprenda a ser melhor do que os concorrentes!
Análise competitiva: aprenda a ser melhor do que os concorrentes!
Análise competitiva: aprenda a ser melhor do que os concorrentes!

Análise competitiva: aprenda a ser melhor do que os concorrentes!

4 minutos para ler

Independentemente do porte da empresa, fazer a análise competitiva é fundamental.

De fato, tais requisitos são importantes para quem deseja alcançar prosperidade e sucesso nos negócios.

Estudar e analisar a concorrência, sem dúvida, são grandes passos para se gerar o diferencial competitivo.

Uma vez que são as informações daqueles que disputam o mercado com você que fornecem o conhecimento necessário para superá-los.

Dessa forma, não é difícil entender porque a análise competitiva é uma prática essencial para a tomada de decisões dentro de uma empresa.

Análise competitiva: aprenda a ser melhor do que os concorrentes!

Tanto a identificação de concorrentes internos quanto a de externos são passos valiosos para o completo entendimento de suas forças e fraquezas.

Assim, é possível traçar planos de ação que atuem onde é realmente necessário.

Por isso, listamos algumas estratégias para uma análise competitiva eficiente. A fim de auxiliar os gestores a implementar tal prática em sua empresa.

Você se encaixa nesse nicho?

Em seguida, confira!

Como fazer uma análise competitiva?

Benchmarking

O termo benchmarking consiste em reconhecer que sua empresa não é a melhor em tudo e que existem práticas no mercado que superam aquelas que você tem vigente. 

Dessa forma, estudar os concorrentes, comparar as medidas de desempenho e reconhecer os pontos que podem ser alterados são ações que podem trazer diversos benefícios para quem as realiza, inclusive financeiros.

A prática do benchmarking também pode introduzir novos conceitos e conhecimento, além de trazer uma visão mais real da posição que a sua própria empresa ocupa no mercado.

Análise competitiva: aprenda a ser melhor do que os concorrentes!

Matriz SWOT (ou FOFA)

A matriz SWOT se refere a um termo que vem do inglês e é definido pelas iniciais de forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

Na tradução para o português, essa mesma técnica recebe o nome de matriz FOFA.

Independentemente do idioma, a matriz que estuda forças, fraquezas, oportunidades e ameaças serve para auxiliar na análise estratégica de uma empresa ou de seus concorrentes.

Essa ferramenta exige que sejam mapeados cada um dos pontos que a nomeiam, de modo que o contexto no qual a empresa está inserida (bem como, o de suas concorrentes), fique bem claro.

Feito isso, é necessário que esses dados se mantenham sempre atualizados para servirem como base de informação para planos de ação que otimizem a performance do negócio.

Forças de Porter

As forças de Porter consistem em cinco forças que também representam estratégias para analisar empresas. Essas forças são:

  1. Rivalidade entre os concorrentes;
  2. Poder de negociação dos clientes;
  3. Poder de negociação dos fornecedores;
  4. Ameaça de entrada de novos concorrentes;
  5. Ameaça de produtos substitutos.

A partir da identificação e do estudo de cada uma elas, é possível se familiarizar com o ambiente externo e interno da empresa, o que permite uma atuação mais eficiente e eficaz.

Análise competitiva: aprenda a ser melhor do que os concorrentes!

Como você pôde observar, uma análise competitiva bem-feita traz diversos benefícios para o seu empreendimento e pode ser um divisor de águas no desempenho.

Alguns desses benefícios são: constante reinvenção, posicionamento eficaz no mercado, aprimoramento de processos, entre outros.

Se você deseja continuar aumentando seu conhecimento e proporcionando melhorias para seu negócio, assine nossa newsletter e tenha acesso a informações que farão a diferença no seu orçamento!

Também, para que você fique por dentro das novidades nos acompanhe no Instagram.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃