Independentemente do porte da empresa, fazer a análise competitiva é fundamental.
De fato, tais requisitos são importantes para quem deseja alcançar prosperidade e sucesso nos negócios.
Estudar e analisar a concorrência, sem dúvida, são grandes passos para se gerar o diferencial competitivo.
Uma vez que são as informações daqueles que disputam o mercado com você que fornecem o conhecimento necessário para superá-los.
Dessa forma, não é difícil entender porque a análise competitiva é uma prática essencial para a tomada de decisões dentro de uma empresa.
Tanto a identificação de concorrentes internos quanto a de externos são passos valiosos para o completo entendimento de suas forças e fraquezas.
Assim, é possível traçar planos de ação que atuem onde é realmente necessário.
Por isso, listamos algumas estratégias para uma análise competitiva eficiente. A fim de auxiliar os gestores a implementar tal prática em sua empresa.
Você se encaixa nesse nicho?
Em seguida, confira!
Como fazer uma análise competitiva?
Benchmarking
O termo benchmarking consiste em reconhecer que sua empresa não é a melhor em tudo e que existem práticas no mercado que superam aquelas que você tem vigente.
Dessa forma, estudar os concorrentes, comparar as medidas de desempenho e reconhecer os pontos que podem ser alterados são ações que podem trazer diversos benefícios para quem as realiza, inclusive financeiros.
A prática do benchmarking também pode introduzir novos conceitos e conhecimento, além de trazer uma visão mais real da posição que a sua própria empresa ocupa no mercado.
Matriz SWOT (ou FOFA)
A matriz SWOT se refere a um termo que vem do inglês e é definido pelas iniciais de forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
Na tradução para o português, essa mesma técnica recebe o nome de matriz FOFA.
Independentemente do idioma, a matriz que estuda forças, fraquezas, oportunidades e ameaças serve para auxiliar na análise estratégica de uma empresa ou de seus concorrentes.
Essa ferramenta exige que sejam mapeados cada um dos pontos que a nomeiam, de modo que o contexto no qual a empresa está inserida (bem como, o de suas concorrentes), fique bem claro.
Feito isso, é necessário que esses dados se mantenham sempre atualizados para servirem como base de informação para planos de ação que otimizem a performance do negócio.
Forças de Porter
As forças de Porter consistem em cinco forças que também representam estratégias para analisar empresas. Essas forças são:
- Rivalidade entre os concorrentes;
- Poder de negociação dos clientes;
- Poder de negociação dos fornecedores;
- Ameaça de entrada de novos concorrentes;
- Ameaça de produtos substitutos.
A partir da identificação e do estudo de cada uma elas, é possível se familiarizar com o ambiente externo e interno da empresa, o que permite uma atuação mais eficiente e eficaz.
Como você pôde observar, uma análise competitiva bem-feita traz diversos benefícios para o seu empreendimento e pode ser um divisor de águas no desempenho.
Alguns desses benefícios são: constante reinvenção, posicionamento eficaz no mercado, aprimoramento de processos, entre outros.
Se você deseja continuar aumentando seu conhecimento e proporcionando melhorias para seu negócio, assine nossa newsletter e tenha acesso a informações que farão a diferença no seu orçamento!
Também, para que você fique por dentro das novidades nos acompanhe no Instagram.
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.