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Gestão de Riscos: saiba o que é e como fazê-la na contabilidade
Gestão de Riscos: saiba o que é e como fazê-la na contabilidade

Gestão de Riscos: saiba o que é e como fazê-la na contabilidade

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Muitos são os fatores que afetam o bom funcionamento de uma empresa, a saber, temos a gestão de riscos.

Manter as contas em dia, o ambiente interno saudável, um relacionamento com os clientes e um negócio próspero nem sempre é uma tarefa fácil. 

Dentre os fatores que levam ao equilíbrio e sucesso, a gestão de riscos é uma prática pouco conhecida e que merece atenção.

Isso porque ela consiste em mensurar e administrar os riscos aos quais uma empresa está submetida ou, até mesmo, as consequências que um novo projeto pode trazer.

Pensando na importância desse conceito, elaboramos alguns tópicos que vão te esclarecer como ela pode ajudar a manter um empreendimento saudável.

Vamos lá!

Gestão de Riscos: saiba o que é e como fazê-la na contabilidade

O que é gestão de riscos?

A gestão de risco consiste em um conjunto de ações estratégicas que servem para identificar, administrar e prevenir os riscos relacionados a uma determinada atividade.

Em uma empresa a prática dessa gestão previne perdas e otimiza sua performance fazendo desse um processo que precisa ser contínuo para que se mostre, de fato, eficaz.

Para que ela ocorra é necessário manter a atualização dos indicadores de performance e conduzi-la de forma sistematizada.

Só assim se introduzirá e consolidará a mentalidade de prevenção de riscos dentro do ambiente empresarial. 

Qual é a sua importância?

Uma boa gestão de risco, como dissemos, faz com que haja redução nas perdas — tanto humanas quanto materiais — e, assim, a performance alcance bons resultados e se maximize os lucros.

Especialmente no desenvolvimento de um novo projeto, a mensuração e prevenção de riscos aumentam as chances de sucesso dessa atividade.

Isso porque a gestão de risco trata de identificar possíveis fatores que colocam o projeto em risco e, a partir disso, permite que se realize um plano de ação para combater essas ameaças. 

Além disso, a análise também permite que aproveitemos oportunidades que antes talvez não fossem nem identificadas, fazendo com que a empresa aumente suas chances de sucesso.

Como fazer uma gestão de riscos eficiente na contabilidade?

Para que a gestão ocorra de forma eficiente, é essencial que se tracem as probabilidades de que o risco aconteça, bem como os impactos que cada risco pode gerar sobre determinado projeto.

Essa matriz irá, então, fornecer a exposição ao risco de cada projeto e permitirá o estabelecimento de prioridades.

A partir disso, o gestor deve traçar planos de ação para atenuar e conter os riscos, impedindo que eles afetem o bom desenvolvimento do projeto.

Gestão de Riscos: saiba o que é e como fazê-la na contabilidade

Quais são os benefícios de uma boa gestão para a empresa?

Dentre os diversos benefícios que a gestão de risco pode trazer, estão:

  • Prevenção de perdas;
  • Otimização do uso do capital;
  • Maior chance de sucesso em novos projetos;
  • Mais eficiência e eficácia nas atividades realizadas;
  • Maiores ganhos financeiros.

Gestão de Riscos: saiba o que é e como fazê-la na contabilidade

Os principais erros ligados à gestão de risco são negligenciar a importância de sua realização e o impacto que ela tem no orçamento de uma empresa.

Além disso, muitos empreendedores também encontram dificuldade em identificar os principais riscos que podem afetar seu negócio.

Para isso, contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto pode ser um verdadeiro divisor de águas na vida do empreendimento. 

Nos acompanhe pelo Instagram para conhecer mais dicas e comece, hoje mesmo, as mudanças que vão trazer seus melhores desempenhos.

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