Planejamento Tributário

Auditoria tributária: conheça 4 vantagens de contratar uma!

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Escrito por Leonel Monteiro

Toda empresa tem uma carga de obrigações fiscais que devem ser seguidas à risca para manter as operações em ordem e evitar problemas. Seja qual for o tamanho do negócio, a quantidade de documentos tende a crescer junto com ele e, muitas vezes, acaba gerando certa insegurança. Afinal, como garantir que está tudo sendo bem gerenciado? A auditoria tributária é um serviço extremamente interessante para quem busca não só organizar as contas, mas buscar possíveis reduções de gastos. Por isso, mostraremos aqui 4 vantagens de contar com esse suporte. Confira!

1. Cumprimento de prazos

O primeiro grande desafio para manter as contas em ordem é, sem dúvida, conhecer toda a legislação e adequar-se aos prazos. Questões como o balanço patrimonial, balanços mensais e a demonstração de resultados acabam complicando um pouco as coisas e tornando esse trabalho delicado.

Contratar uma auditoria tributária permite que sua empresa conte com profissionais altamente capacitados e experientes nessas questões. Por lidarem com inúmeras situações similares — e também diferentes — da sua, eles estão totalmente familiarizados com cada prazo e são capazes de identificar o que está causando o problema nos pagamentos.

Com isso, sua empresa deixa de ter gastos desnecessários com encargos resultantes de atrasos e se mantém dentro do planejamento financeiro.

2. Pagamento correto de impostos

A legislação tributária brasileira é relativamente complexa. De acordo com o tamanho e a área de atuação específica de sua empresa, ela está sujeita ao pagamento de diferentes impostos. Por isso, contar com o auxílio de especialistas é sempre a melhor forma de evitar que o cálculo dessas taxas seja feito de forma errônea.

Na verdade, o pagamento de taxas acima do valor necessário é tão comum quanto o erro de cálculo “para baixo”. Muitas empresas gastam mais do que realmente precisam com os impostos por desconhecerem a fundo a legislação.

A auditoria tributária pode evitar esse tipo de desperdício revisando os cálculos realizados e apresentando soluções mais eficazes para cada caso.

3. Redução de custos

A exatidão dos cálculos e pagamentos é algo que deve ser feito com eficiência. Caso contrário, a empresa tende a ser muito prejudicada, inclusive com a caracterização de fraudes internas. Uma auditoria tributária é a melhor forma de evitar essa situação e, indo além, reduzir custos.

Isso é feito por meio de uma revisão de gastos que inclui, por exemplo, doações, compras e depreciação dos bens da empresa. Somados ao cálculo de impostos a serem pagos, esses fatores podem gerar uma redução de custos se forem ajustados a um planejamento contábil otimizado.

Um dos papéis da auditoria é identificar os custos que podem ser reduzidos nessas questões.

4. Olhar de fora

Além das vantagens citadas anteriormente, um grande diferencial de uma auditoria tributária é oferecer um olhar de fora quanto ao funcionamento interno de sua empresa. Por mais que uma auditoria planejada internamente possa solucionar certos problemas, ela está limitada pelo olhar de quem está adaptado ao ambiente de trabalho.

Uma auditoria externa possibilita que os processos tributários e contábeis sejam analisados por profissionais que não estão influenciados pelo modo de operar da sua empresa. Com experiência em diferentes situações, eles podem avaliar com mais acurácia questões pontuais que podem passar despercebidas por seus funcionários.

Assim, a auditoria tributária contribui para um ajuste extremamente preciso das contas de sua empresa, proporcionando qualidade nos processos e redução de custos!

Gostou das dicas? Então compartilhe nas redes sociais e mostre a seus colegas a importância de se contratar uma auditoria tributária!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

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