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A importância do ticket médio
A importância do ticket médio

Ticket Médio: entenda o que é e como calcular o da sua empresa

4 minutos para ler

A gestão de um negócio envolve muitos números.

Por isso, é necessário analisá-los por meio de indicadores de desempenho. Um dos mais importantes é o ticket médio.

Ele é um indicador sólido do rendimento da empresa e essencial para otimizar resultados.

Por meio de um estudo aprofundado desse cálculo é possível obter poderosos insights para melhorar a abordagem e outros pontos específicos em relação ao marketing e às vendas.

A partir dessas informações o gestor consegue planejar como aumentar as vendas e a lucratividade. Entenda como seguindo a leitura até o final!

Ticket Médio: entenda o que é e como calcular o da sua empresa

O que é e para que serve?

Trata-se de um indicador de desempenho (ou KPI como também é conhecido) de vendas que apresenta o valor gasto, em média, por cliente com compras em seu negócio durante um determinado período.

A variação do ticket médio indica perda ou ganho de valor dos produtos ou serviços ofertados no mercado.

Assim, é possível entender quais geraram maiores retornos.

Dessa forma, ao se verificar a desvalorização de algum, pode-se tomar decisões estratégicas para a valorização adequada. 

Ele serve para que o planejamento de marketing e vendas aconteça de forma mais eficiente e, consequentemente, a companhia obtenha lucros ainda maiores.

Qual é a importância do ticket médio para a sua empresa?

O ticket médio é extremamente importante, já que mostra o relacionamento dos clientes com a marca, ou seja, ele revela o quanto eles estão fazendo o seu negócio faturar, além de apontar o seu verdadeiro desempenho. 

Utilizamos essa métrica para realizar análises a partir do aumento ou da redução do faturamento bruto, de acordo com os preços comercializados pela organização.

Ticket Médio: entenda o que é e como calcular o da sua empresa

O controle desse KPI possibilita o monitoramento do resultado de cada ação ou campanha de marketing realizadas, garantindo que haja a compensação no momento da venda. 

Ele funciona como uma espécie de termômetro que mensura quais estratégias resultam em mais vendas, contribuindo para aumentar o faturamento e manter a lucratividade da empresa.

Como calcular o ticket médio?

O cálculo é muito simples. Primeiro, selecione o período a se analisar.

Depois, é preciso levantar todas as vendas efetivas e o número de clientes que adquiriram produtos ou serviços no mesmo intervalo de tempo. 

De posse dessas informações, o cálculo é o seguinte: divide-se o faturamento total pelo número total de clientes.

Observe como fica a fórmula.

Ticket médio = valor total das vendas / número total de clientes pagantes

Vamos a um exemplo prático:

Suponhamos que, em um determinado mês, seu escritório contábil obteve a receita de 30 mil reais e 150 clientes realizaram pagamentos pelos serviços prestados.

Assim, o ticket médio do seu escritório é de R$ 200. Pois:

R$ 30.000 (receita do mês) / 150 (clientes) = R$ 200 (ticket médio).

Ticket Médio: entenda o que é e como calcular o da sua empresa

Vale ressaltar que de nada adianta calcular esse índice e não aproveitar esse dado para alavancar as suas vendas.

É preciso focar no aumento do ticket médio para que o empreendimento possa crescer.

Ele pode evidenciar um crescimento no faturamento capaz de viabilizar maiores investimentos em marketing ou em melhorias na estrutura da empresa.

Desse modo, o escritório passa a ser mais competitivo no mercado.

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Quer conhecer mais métricas para o monitoramento do seu negócio?

Leia também nosso artigo sobre indicadores de desempenho para serem utilizados na contabilidade!

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