A gestão de um negócio envolve muitos números.
Por isso, é necessário analisá-los por meio de indicadores de desempenho. Um dos mais importantes é o ticket médio.
Ele é um indicador sólido do rendimento da empresa e essencial para otimizar resultados.
Por meio de um estudo aprofundado desse cálculo é possível obter poderosos insights para melhorar a abordagem e outros pontos específicos em relação ao marketing e às vendas.
A partir dessas informações o gestor consegue planejar como aumentar as vendas e a lucratividade. Entenda como seguindo a leitura até o final!
O que é e para que serve?
Trata-se de um indicador de desempenho (ou KPI como também é conhecido) de vendas que apresenta o valor gasto, em média, por cliente com compras em seu negócio durante um determinado período.
A variação do ticket médio indica perda ou ganho de valor dos produtos ou serviços ofertados no mercado.
Assim, é possível entender quais geraram maiores retornos.
Dessa forma, ao se verificar a desvalorização de algum, pode-se tomar decisões estratégicas para a valorização adequada.
Ele serve para que o planejamento de marketing e vendas aconteça de forma mais eficiente e, consequentemente, a companhia obtenha lucros ainda maiores.
Qual é a importância do ticket médio para a sua empresa?
O ticket médio é extremamente importante, já que mostra o relacionamento dos clientes com a marca, ou seja, ele revela o quanto eles estão fazendo o seu negócio faturar, além de apontar o seu verdadeiro desempenho.
Utilizamos essa métrica para realizar análises a partir do aumento ou da redução do faturamento bruto, de acordo com os preços comercializados pela organização.
O controle desse KPI possibilita o monitoramento do resultado de cada ação ou campanha de marketing realizadas, garantindo que haja a compensação no momento da venda.
Ele funciona como uma espécie de termômetro que mensura quais estratégias resultam em mais vendas, contribuindo para aumentar o faturamento e manter a lucratividade da empresa.
Como calcular o ticket médio?
O cálculo é muito simples. Primeiro, selecione o período a se analisar.
Depois, é preciso levantar todas as vendas efetivas e o número de clientes que adquiriram produtos ou serviços no mesmo intervalo de tempo.
De posse dessas informações, o cálculo é o seguinte: divide-se o faturamento total pelo número total de clientes.
Observe como fica a fórmula.
Ticket médio = valor total das vendas / número total de clientes pagantes
Vamos a um exemplo prático:
Suponhamos que, em um determinado mês, seu escritório contábil obteve a receita de 30 mil reais e 150 clientes realizaram pagamentos pelos serviços prestados.
Assim, o ticket médio do seu escritório é de R$ 200. Pois:
R$ 30.000 (receita do mês) / 150 (clientes) = R$ 200 (ticket médio).
Vale ressaltar que de nada adianta calcular esse índice e não aproveitar esse dado para alavancar as suas vendas.
É preciso focar no aumento do ticket médio para que o empreendimento possa crescer.
Ele pode evidenciar um crescimento no faturamento capaz de viabilizar maiores investimentos em marketing ou em melhorias na estrutura da empresa.
Desse modo, o escritório passa a ser mais competitivo no mercado.
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Quer conhecer mais métricas para o monitoramento do seu negócio?
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Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.