Antes de tudo, você sabe como implementar um planejamento estratégico em seu escritório de contabilidade?
Ao passo que bons gestores se preocupam em manter a agilidade e a qualidade do serviço que oferecem essas características mantém a satisfação do cliente e o bom funcionamento dos processos.
Portanto, quem administra uma empresa de contabilidade, sabe que o planejamento estratégico é um passo fundamental para alcançar esses objetivos.
Planejamento Estratégico – ETAPAS:
Definição das Diretrizes Organizacionais
A primeira etapa que deve se considerar é a definição das diretrizes organizacionais.
É preciso determinar qual é a cultura da empresa, ou seja, a visão, a missão e os valores da organização.
É provável, que isso possa parecer, inicialmente, uma mera obrigação técnica.
Mas, na verdade, ajuda muito a orientar, tanto a empresa quanto aos funcionários, na busca pelos objetivos estabelecidos e fornecimento de um serviço de excelência.
Visão
A visão trata de estabelecer uma perspectiva a longo prazo.
Assim, definem-se os planos para o futuro, o foco na realização dos esforços e em se atingir metas específicas.
Missão
Já a missão se refere ao propósito da empresa e para quem ela se destina.
Há algumas perguntas que podemos responder, quando a missão estiver sendo traçada, são elas:
- Por que a empresa existe?
- O que ela faz?
- Para quem?
Valores
Os valores, por sua vez, são aqueles que unem o mundo empresarial e pessoal, definindo princípios éticos e morais que devemos adotar no funcionamento de toda a estrutura organizacional.
Todos esses fatores, quando combinados, definem a cultura da empresa e proporcionam diretrizes organizacionais mais claras e possíveis a seguirmos e mantermos.
A Análise SWOT em seu planejamento estratégico
A análise SWOT é uma sigla em inglês, que combina os conceitos de forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
A partir da análise de cada um desses pontos, é possível entender tanto o ambiente externo quanto o ambiente interno nos quais a empresa se insere e, a partir disso, definir com mais precisão as estratégias que vamos traçar.
Com a análise SWOT, o plano estratégico para escritórios de contabilidade terá uma base sólida e de simples utilização para qualquer contexto.
Como explica o portal Significados, o norte-americano Albert Humphrey, na Universidade de Stanford, criou a análise SWOT durante um projeto de pesquisa desenvolvido entre 1960 e 1970.
Enquanto as forças representam as vantagens internas da empresa, em relação às concorrentes, as fraquezas são as desvantagens que ela apresenta, como, por exemplo, funcionários despreparados.
Em relação a oportunidades, essas são referentes aos aspectos positivos que têm capacidade de potencializar a vantagem competitiva da empresa.
Por fim, as ameaças são aqueles aspectos externos que podem pôr em risco, justamente, essa vantagem competitiva.
Ciclo PDCA
O ciclo PDCA é outra ferramenta de auxílio ao planejamento estratégico.
Assim, a análise SWOT, é uma sigla em inglês e define quatro passos que devem ser tomados por quem deseja otimizar seus processos.
O ciclo planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act) é muito utilizado por empresas que desejam melhorar a gestão.
Ele estabelece uma organização de processos que permite avaliar se os esforços estão chegando ao resultado esperado.
E, em caso negativo, identificar as possibilidades de reversão.
Planejamento Estratégico e Controle de resultados
Em resumo, devemos traçar e acompanhar de perto toda e qualquer meta , para que seus resultados sejam efetivos.
Além disso, vimos que uma alternativa é estabelecer metas parciais, para observar as conquistas ao longo do tempo.
Com o controle de resultados, a chance de ter sucesso no que foi estabelecido pelo planejamento estratégico é muito maior.
Assim, todos ficam mais satisfeitos, tanto quem empreende quanto quem desfruta do serviço ofertado.
Gostou das informações sobre o plano estratégico para escritórios de contabilidade?
Aproveite e veja outras 6 dicas de como otimizar a sua empresa!

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.