Gestão

Planejamento estratégico para escritórios de contabilidade: saiba como fazer!

Escrito por Leonel Monteiro

Você sabe como implementar um plano estratégico para escritórios de contabilidade? Bons gestores se preocupam em manter a agilidade e a qualidade do serviço que oferecem. Isso porque, essas são características que mantém a satisfação do cliente e o bom funcionamento dos processos.

Quem administra uma empresa de contabilidade, sabe que o planejamento estratégico é um passo fundamental para que esses objetivos sejam alcançados.

Para aqueles que estão em busca de otimizar sua operação, listamos as principais etapas a serem desenvolvidas na elaboração de um plano estratégico para escritórios de contabilidade.

Definição das diretrizes organizacionais

A definição das diretrizes organizacionais é a primeira etapa que deve ser considerada. Determinar qual é a cultura da empresa, ou seja, a visão, a missão e os valores da organização, pode parecer, inicialmente, uma mera obrigação técnica.

Mas, na verdade, ajuda muito a orientar, tanto empresa quanto funcionários, na busca pelos objetivos estabelecidos e fornecimento de um serviço de excelência.

Visão

A visão trata de estabelecer uma perspectiva a longo prazo. Assim, definem-se os planos para o futuro, o foco dos esforços a serem realizados e as metas a serem atingidas.

Missão

Já a missão se refere ao propósito da empresa e para quem ela se destina. Algumas perguntas que podem ser respondidas, quando a missão estiver sendo traçada, são:

  • por que a empresa existe?

  • o que ela faz?

  • para quem?

Valores

Os valores, por sua vez, são aqueles que unem o mundo empresarial e pessoal, definindo princípios éticos e morais que devem ser adotados no funcionamento de toda a estrutura organizacional.

Todos esses fatores, quando combinados, definem a cultura da empresa e proporcionam diretrizes organizacionais mais claras e possíveis de serem seguidas e mantidas.

Análise SWOT

A análise SWOT é uma sigla em inglês, que combina os conceitos de forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

A partir da análise de cada um desses pontos, é possível entender tanto o ambiente externo quanto o ambiente interno nos quais a empresa está inserida e, a partir disso, definir com mais precisão as estratégias a serem traçadas.

Com a análise SWOT, o plano estratégico para escritórios de contabilidade terá uma base sólida e de simples utilização para qualquer contexto. Como explica o portal Significados, a análise SWOT foi criada pelo norte-americano Albert Humphrey, na Universidade de Stanford, durante um projeto de pesquisa desenvolvido entre 1960 e 1970.

Enquanto as forças representam as vantagens internas da empresa, em relação às concorrentes, as fraquezas são as desvantagens que ela apresenta, como, por exemplo, funcionários despreparados.

Em relação a oportunidades, essas são referentes aos aspectos positivos que têm capacidade de potencializar a vantagem competitiva da empresa. Por fim, as ameaças são aqueles aspectos externos que podem pôr em risco, justamente, essa vantagem competitiva.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é outra ferramenta de auxílio ao planejamento estratégico. Assim como a análise SWOT, é uma sigla em inglês e define quatro passos que devem ser tomados por quem deseja otimizar seus processos.

O ciclo planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act) é muito utilizado por empresas que desejam melhorar a gestão. Ele estabelece uma organização de processos que permite avaliar se os esforços estão chegando ao resultado esperado e, em caso negativo, identificar as possibilidades de reversão.

Controle de resultados

Toda e qualquer meta traçada deve ser acompanhada de perto, para que seus resultados sejam efetivos. Uma alternativa é estabelecer metas parciais, para observar as conquistas ao longo do tempo.

Com o controle de resultados, a chance de ter sucesso no que foi estabelecido pelo planejamento estratégico é muito maior. Assim, todos ficam mais satisfeitos, tanto quem empreende quanto quem desfruta do serviço ofertado.

Gostou das informações sobre o plano estratégico para escritórios de contabilidade? Aproveite e veja outras 6 dicas de como otimizar a sua empresa!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.