Planejamento Tributário

Compliance tributário: como isso pode te ajudar dentro da empresa?

Compliance tributário e seus benefícios!
Escrito por Leonel Monteiro

A aplicação do compliance tributário está cada vez mais comum dentro das empresas. Isso acontece porque ele reúne medidas para que a organização fique em conformidade com a lei, avaliando e organizando os processos fiscais da empresa.

É importante lembrar que o termo vem do verbo to comply, que em português significa cumprir uma norma. Dessa forma, o compliance tributário promete guiar o dia a dia de quem lida com diversos tributos e com o Fisco. Continue lendo para entender melhor como suas diretrizes conseguem ajudar a empresa.

O que é o compliance tributário

O compliance tributário é o que garante conformidade nos processos diários relacionados a tributos e entrega de documentos. A partir do momento em que a empresa entende o dever de estar de acordo com a lei, ela consegue implementar suas diretrizes e realizar um planejamento tributário bem estruturado.

Como a rotina do setor fiscal, contábil e tributário é bastante movimentada em relação às declarações e escriturações exigidas, além de uma constante atualização dos prazos de entrega e outras informações pela Receita Federal, o uso do compliance pode ser um grande aliado para que a organização não perca o controle.

Como o compliance tributário pode te ajudar dentro da empresa

O compliance tributário oferece diversas vantagens a contadores e analistas tributários que desejam garantir que o seu trabalho esteja em ordem diariamente. Para começar a cumprir com as responsabilidades fiscais, é necessário seguir as diretrizes já estabelecidas.

Por exemplo, conferir as informações da obrigação acessória antes do envio pode ser uma das diretrizes da empresa, assim como centralizar os documentos fiscais (NFes, CTes, NFSes) e outros arquivos em um meio digital seguro, realizar auditorias para avaliar a saúde contábil da empresa etc.

Se as atividades do compliance tributário forem feitas de acordo com as diretrizes preestabelecidas, a empresa inclusive pode reduzir os seus custos, já que haverá menor incidência de multas, de modo que seu posicionamento no mercado melhore.

Harvard Business Review Brasil publicou um artigo chamando a atenção para os avanços do compliance no Brasil. Ele traz algumas informações extremamente relevantes para qualquer empresa, como o valor que as contratantes multinacionais veem em organizações que estão atentas ao cumprimento da lei.

As multinacionais levam muito a sério as exigências de um compliance tributário. Para saber se uma empresa está seguindo as diretrizes, elas não têm vergonha de fazer uma verificação de histórico (background checking) para entender se essa organização traz riscos relevantes no que diz respeito à corrupção.

Agora que já estão expostos os primeiros passos no compliance tributário e seus principais benefícios para a empresa, é necessário retomar o sentido e a importância dessas medidas para a companhia.

A evolução da empresa com o compliance tributário

Se estar de acordo com a lei já é uma prioridade para a empresa e ela já começou a implementar o compliance tributário na rotina de tarefas dos funcionários, é importante lembrar que o comprometimento com as diretrizes e a melhoria dos processos devem ser contínuos.

O aprimoramento dos processos garante o sucesso do compliance ao longo do tempo, de modo que o Fisco não se torna um peso e sim uma oportunidade. Após pouco tempo, a empresa já colhe os benefícios de ter “andado na linha” com as suas obrigações fiscais.

Esperamos que você tenha entendido o que é compliance tributário e consiga utilizá-lo quanto antes dentro da organização. Se você gostou do post, aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais e deixar seus amigos informados!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.