“Recuperar clientes” – este é um tema bem discutido com a crescente competição no mercado. Hoje em dia há inúmeras questões que fazem com que os profissionais tributários percam os clientes. Algumas dessas razões tem a ver com o preço, a qualidade do serviço, a qualificação profissional, a insegurança ou a falta de uso da tecnologia.
Embora certos clientes o tenham deixado, nem tudo está perdido. Você pode reverter essa situação adotando os 6 modos aqui apresentados. Entenda como e recupere os clientes, ampliando a sua base.
Os 6 modos de se recuperar clientes:
1- Marque presença
Agora as máquinas fazem atividades que antes eram feitas por pessoas, pois são tarefas repetitivas que elas fazem de modo seguro e rápido. Dessa forma, as empresas querem profissionais tributários mais participativos para tomarem as decisões.
Assim, se você vê a chance de diminuir a carga tributária e de recuperar valores pagos a maior, mostre isso aos clientes. Ou seja, deixe claro que esta é a chance de reduzir os custos mensais sem afetar a operação da empresa. Bem como, esta quantia pode ser aplicada de muitas formas.
2- Se atualize
Visto que a legislação passa por mudanças todo o tempo; a saber, o profissional tributário deve estar em dia com a legislação para que o cliente não recolha tributos a maior, nem deixe de recolher o que é devido. Você pode se atualizar com:
- workshops, seminários, cursos on-line, a distância, de curta duração, dentre outros;
- as melhores práticas de mercado;
- a pesquisa, o estudo e a aprendizagem de novas soluções ou de experiências bem sucedidas.
Portanto, acompanhe as mudanças nas regras fiscais, nas leis, e nos processos; a fim de ajudar o cliente.
3- Separe o preço e o valor
Nesse sentido, o preço é o que se pretende cobrar e o valor é o quanto o cliente acredita que vale pagar, pesando os custos e os benefícios. Já que os clientes pagam pelo que valorizam; em outras palavras, pense no que o cliente valoriza e torne estes valores nítidos para ele.
Só para ilustrar: se o seu concorrente oferece os mesmos serviços, no mesmo prazo, com um valor menor, é possível que o cliente o escolha. Então, inove! Isto é, seja diferente dos concorrentes por agregar valor aos seus serviços. Sem dúvida, os clientes vão te escolher com base no valor; mesmo que o preço seja maior.
4- Dê as saídas
Quem não quer soluções para os seus problemas? Pois é, muitos empresários têm sérias decisões a tomar todos os dias. E para isto, delegam certas medidas a profissionais aptos, para eles darem as saídas às dificuldades que surgem. Veja alguns problemas comuns e as saídas que você pode dar.
Problemas:
- falta de controle de estoque;
- descrições duplicadas de itens;
- entradas sem enfoque do declarante, uso de códigos diferentes para o mesmo item;
- falta de detalhamento de unidades de medida;
- falta de cadastramento ou cadastramento incorreto dos fatores de conversão de unidade de medida.
Soluções:
Com efeito, se você faz o exame constante do estoque, vai gerar para os seus clientes boas chances de negócios. Porque, com os seus serviços se analisa o fluxo de cada item; também se prevê compras, e se negocia os prazos e os preços.
5- Aponte as novas chances
Vivemos num país cheio de oportunidades. E em tempos de crise, as empresas buscam por novas chances. Para os profissionais que estão sempre atualizados, a RCT é uma opção que injeta recursos nos negócios.
Ao recuperar créditos fique atento à identificação e à quantificação dos créditos, para os calcular de maneira segura e eficaz. Por isso, é vital ter uma ferramenta digital para fazer os levantamentos, de acordo com o regime tributário do cliente.
6- Usufrua da tecnologia
Nesta era digital, os bons profissionais estão de olho nas inovações tecnológicas para as incluir em sua rotina. A tecnologia vale para aprimorar os seus serviços. O torna um especialista – sabendo quais são as soluções de ponta e como usá-las para potencializar o seu trabalho.
Além disso, você pode atuar como consultor, indicando aos clientes as melhores ferramentas. Por se manter atualizado e ter acesso às soluções você cresce como profissional e contribui para o crescimento das empresas.
Recuperar clientes é possível!
Enfim, gostou deste post? Esperamos que sim! Com esses 6 modos em ação, você pode não só recuperar os clientes, como também os tornar fiéis aos seus serviços. Se quiser mais detalhes e ajuda prática, conte com a nossa solução tecnológica em auditoria – poupamos o seu tempo e os seus recursos. Saiba mais, fale com a gente!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.