Hoje em dia, muitos falam sobre “marketing pessoal” pois é algo essencial aos profissionais, diante da alta competição no mercado de trabalho. Aliás, num artigo anterior, tratamos de marketing digital ao falar sobre as 10 bases para o êxito na RCT. Nesse sentido, podemos unir as duas expressões pois usamos vários recursos tecnológicos ou digitais na aplicação desta faceta; a saber, completamos a ideia como: “marketing pessoal digital”.
O que é Marketing Pessoal?
Esse tipo de marketing é um conjunto de técnicas e estratégias para valorizar a sua marca individual, te fazendo ganhar destaque na sua área de trabalho. Ou seja, ele faz o profissional ser visto pelas pessoas e, assim, alcançar seus objetivos. De fato, é um excelente meio de mostrar ao mundo seus talentos e suas realizações.
O Marketing Pessoal não é…
Embora, alguns digam: “Ah, isso é papo-furado, lábia!” pense, sobretudo, que tais técnicas foram estudadas e estruturadas para se ter uma comunicação eficiente em diferentes setores, com muitos resultados positivos. Portanto, o marketing pessoal não é um jeito de exagerar as coisas para se criar um falso perfil, nem mesmo para se enganar a outros.
Por certo, para se vender um produto se requer habilidades, da mesma forma para conseguir vender sua imagem é preciso praticar uma comunicação inteligente, que seja atraente ao público. Só para ilustrar, sabe aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”?
Sem dúvida, as pessoas te veem como você se apresenta a elas. Que impressão você quer que fique? Não apenas ao vivo, como também on-line, as pessoas te observam pelo seu vestir, seu modo de falar, dentre outros aspectos.
Por isso, este post foi feito, em especial, para você contador! Com o intuito de ajudá-lo a rever a sua postura e a se mostrar de maneira assertiva. Veja as 5 dicas abaixo e use a seu favor o marketing pessoal.
5 Dicas de Marketing Pessoal:
1 – Tenha Presença Virtual
A presença virtual ou on-line de um negócio trata do uso de recursos para se estar onde seu cliente está, isto é, na internet. Desde que você e sua empresa possam ser achados nos sites e nas mídias sociais terá um bom crescimento! A presença on-line é vital para que você seja acessível. Por exemplo, em seu site ou rede social poderá mostrar ao seu cliente:
- Quem você é, suas qualificações;
- Seu negócio, uma breve apresentação da empresa, listando a visão e a missão;
- A logomarca ou sua assinatura como imagem;
- Seus serviços prestados;
- Meios de entrar em contato contigo, como telefone, número de WhatsApp ou um e-mail;
- Diferentes locais, seja um site, um blog ou o Facebook;
- Serviços especializados, por publicar e comentar sobre eles em suas redes sociais. O cliente entende em que área você é perito e buscará o seu contato;
- Importantes informações, seu nome e o endereço do seu escritório, para fixá-las na mente do seu público.
2 – Domine o assunto
Em seguida, mostre ao seu cliente a que veio. Esteja atualizado, se informe e estude para ter as respostas. Revele as suas credenciais! Antes de tudo, pense no seu público-alvo, respondendo às questões e agindo de acordo:
- O que o cliente quer saber sobre o serviço que ofereço?
- Quais são as suas dificuldades mais frequentes?
- Minhas certificações, quais mostrar?
- Tenho os depoimentos de clientes satisfeitos? Pedir a autorização deles para divulgar em uma seção do meu site ou blog;
- Expor meus resultados em números e cifras, para convencer ao cliente;
- Apresentar boas soluções para o fechamento de negócios;
- Há novas notícias na contabilidade? Escrever um texto no blog sobre o assunto;
- Comentar em minhas redes sociais sobre as decisões e notícias dessa área, motivando o púbico a interagir comigo.
3 – Valorize a imagem
Visto que queremos ser bem notados por outros, a apresentação pessoal é de grande importância para o contador e para a sua empresa! Muitos de nós escolhe um produto pelo que vemos na embalagem. Igualmente, ocorre sobre a imagem de um profissional, ela influencia muito a escolha das pessoas ao contratar os seus serviços. Seguem alguns meios de aprimorar sua imagem; sendo assim, uma boa referência para os clientes:
- se preocupe com a “primeira impressão” em seu cartão de visitas, seu site e em suas redes sociais;
- mantenha a mesma qualidade ao entregar seus materiais, tendo um bom papel timbrado para os orçamentos, esmero nas apresentações, com um design moderno, uso de sua assinatura profissional no final dos seus e-mails, com seus dados de contato sempre atualizados;
- pesquise o estilo da empresa, se são ou não formais ao se vestirem e se arrume como parte da equipe;
- atente ao vocabulário para falar e negociar com cada cliente.
4 – Seja empático e adaptável
Já que os clientes não são todos iguais, e sim, são únicos, com suas características distintas. Então, se adeque! “Dance conforme a música” que cada um tocar. Se adiante, ao passo que entender as dificuldades do cliente poderá se adaptar à realidade dele. Atualmente, o que atrai e mantém os clientes é o serviço personalizado. Logo que, há certas abordagens:
- crie soluções personalizadas, participando do dia dia do seu público, adotando a contabilidade consultiva;
- use ferramentas digitais para fazer diagnósticos e simulações, apontando as melhores soluções;
- se concentre na parte comercial e estratégica, sugerindo boas ações;
- apresente, se for recuperar créditos, um diagnóstico da situação do cliente e uma estimativa de valores a serem resgatados;
- usufrua do gatilho da reciprocidade, para vencer as objeções.
5 – Fale com propriedade
Conforme o mundo muda, nós também mudamos para acompanhar os avanços. Porém, isso não é fácil. Como você tem avançado? Afinal, isso requer esforço! Alistamos as opções que agregarão em sua bagagem profissional:
- ser graduado, tendo um bom conhecimento técnico, apto a exercer suas atividades com eficácia;
- estar atualizado, investir em cursos na sua área e participar de eventos, sendo mais produtivo e ofertando serviços de qualidade;
- aliste os cursos que fez, crie um post na sua rede social com uma conquista ou certificação, incluindo fotos ou vídeos curtos de sua participação;
- negocie e renegocie melhores contratos, por demonstrar sua expertise aos seus clientes.
Nesse ínterim, o cliente se familiarizará com você e sua especialidade.
Importantes Lembretes:
Em resumo, contador, você não está sozinho nessa luta diária! A fim de adotar as sugestões ditas acima, fazendo um upgrade em seu perfil, precisará de ajuda. Conte com a tecnologia! Ela otimiza o seu tempo, o tornando mais produtivo.
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Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.