Início » Gestão » Os 9 Dons do Empreendedor Tributário
empreendedor tributário
empreendedor tributário

Os 9 Dons do Empreendedor Tributário

7 minutos para ler

“Empreendedor tributário” que expressão chique, não acha? Mas, o que isso quer dizer? Para começar o assunto, você já ouviu falar em empreendedorismo? Imagino que sim! Afinal, no mundo dos negócios muitos usam esse termo, ao tratar do crescimento das empresas. Agora, veja o que isso significa para você. Acompanhe a leitura!

O empreendedor tributário – quem é?

Antes de tudo, vamos definir certas palavras para você entender o que é um empreendedor tributário.

Empreendedorismo –  é a qualidade de empreender; ou seja, de desenvolver novos negócios com ideias inovadoras para transformar as empresas;

Empreendedor – aquele que tem ou cultiva essa qualidade; isto é, a pessoa que reúne em si os conhecimentos e os dons do empreendedorismo;

Tributário – que está ligado ao tributo, ao imposto obrigatório pago por pessoas físicas e jurídicas ao Estado.

Assim, aprendemos que o empreendedor tributário é a pessoa que projeta novos negócios com as atividades especializadas em tributos. Esse profissional vale ouro, pois ele tem um grande diferencial no mercado! Por isso, neste post trazemos os 9 dons ou as 9 habilidades que você poderá desenvolver para ter o perfil de um empreendedor tributário. Então, vamos lá!?!

Ser um empreendedor tributário, para quê?

Visto que em nosso país há inúmeras mudanças nas obrigações e nos benefícios tributários; cumprir com essas obrigações e otimizar o negócio de acordo com a lei não é um dever simples. Entendemos que quem está por dentro das leis faz a diferença, sendo vital para muitas empresas. 

Hoje é possível contar com alguns recursos na nuvem, que fazem análises e cálculos das opções tributárias para a RCT. Para ser um empreendedor tributário, você deve mudar a sua visão de negócio; oferecer um serviço distinto e continuar aumentando o seu conhecimento na sua área.

O Perfil

Talvez você se pergunte: ‘preciso de uma formação para me tornar um empreendedor tributário?’ Por certo, não! Você pode ser um contador, um advogado tributarista ou um empresário. Basta usar as ferramentas certas! 

No entanto, é preciso agir segundo o seu interesse. Você lembra do ditado: “cada um colhe o que planta”? Empreender é plantar, cultivar e colher os frutos do seu esforço, no tempo certo. Em seguida, saiba quais dons cultivar para uma boa colheita.  

OS 9 DONS

1. Alma Empreendedora

Em primeiro lugar, você precisa desenvolver uma “alma empreendedora”. Queremos dizer que não é apenas a vontade de ter um negócio. É um modo especial de ver os problemas e as soluções. Entender o que o cliente sente e dar a ele soluções únicas e criativas.

2. Prontidão e Perspectiva

Ao começar o próprio negócio, o empreendedor precisa ter prontidão, tomar a iniciativa; a fim de olhar à frente, buscando:

  • se manter atualizado;
  • acompanhar as novidades na legislação, nas decisões dos Tribunais, no CARF e nas Soluções de Consulta;
  • novas oportunidades para prospectar os clientes;
  • possibilidades de expansão, etc.

Os empreendedores tributários de sucesso estão sempre atentos, porque um novo fato pode virar uma chance de negócio!

3. Firmeza

Aliás, esse dom requer autoconfiança. Primeiro confie em seu potencial para que os outros confiem em você. Se prepare, estude, agregue e troque experiências. À medida que o seu conhecimento aumenta você terá mais firmeza em suas ações, será mais autoconfiante e fará parceria com os seus semelhantes. 

4. Organização

Quais são as suas metas? Você já as ordenou? É muito importante que faça isso! Um negócio sem organização, não tem um rumo a seguir. Para se planejar, se pergunte:

  • Que oportunidades tributárias quero buscar?
  • Qual é o meu público-alvo?
  • Quem são os meus concorrentes?
  • Quantos clientes eu pretendo atender?
  • Quanto de honorários quero gerar nos anos seguintes?
  • Como alcançar isso?

Temos o Sebrae com cursos gratuitos e on-line para nos ajudar a montar um Plano de Negócios. Se organizar; sobretudo, ter um bom planejamento vai orientar todas as suas atividades. 

5. Tolerância aos riscos

A todo tempo corremos riscos. Um novo negócio também. Mas, se você tem objetivos claros, poderá calcular os riscos. A questão é: você está disposto a isso? Precisa ter predisposição para assumir os riscos; dessa forma, você não corre perigo. Uma vez que você tem o conhecimento da situação terá como resolver os problemas.

6. Humildade

Como o ser humano vive aprendendo, ninguém sabe tudo sobre tudo! Por isso, seja humilde reconhecendo as suas limitações. Ouça a opinião de outros para que você veja os seus erros e faça os ajustes. Por ser humilde, você conseguirá ver as soluções, revisar as suas ações e se corrigir para que o seu negócio lucre.

7. Disposição

Sabe aquele primeiro dom, a “alma empreendedora”? Pois é, esse dom unido à disposição requer do seu esforço. Não se consegue nada de mão beijada, nem da noite para o dia. Há quem diga que para se ter êxito na vida, você só precisa de talento ou sorte. Afinal, isso é garantia? Hoje temos mais casos de pessoas talentosas e sortudas que não se dedicaram e foram superadas por trabalhadores árduos, que lutavam pelos seus objetivos. Em resumo, se você quer ter sucesso nesta área, se dedique e trabalhe duro.

8. Constância

Todo bom profissional é constante ou persistente. Ele não desiste enquanto não alcança os seus objetivos. Acredita no que faz e prossegue quando os outros desistem. A pessoa constante não é teimosa. Ela considera se há outros caminhos para atingir a sua meta. Bem como, aprende com os seus erros, muda o que precisa e corre atrás do seu objetivo.

9. Direção

Com efeito, um bom líder dirige a equipe para os ter motivados e produtivos. Além disso, essa direção faz a empresa crescer forte. Assim sendo, com esse crescimento você deve confiar certas tarefas a outros da equipe para assumir o seu papel de líder. Você pode pesquisar mais sobre esse dom e o desenvolver sempre. 

Serviços ofertados pelo empreendedor tributário:

O empreendedor tributário tem grandes chances no Compliance Fiscal e na RCT, mas há mais serviços que podem ser ofertados. Conheça algumas chances, por exemplo:

  • Recuperação de PIS/COFINS para empresas do SN;
  • Segregação de receitas – PIS/COFINS E ICMS;
  • Exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS;
  • Exclusão do ISSQN da base de cálculo do PIS/COFINS;
  • INSS – Verbas Indenizatórias;
  • Limitação da base de cálculo das Contribuições para Terceiros em 20 salários mínimos.

A tecnologia a seu favor!

Em síntese, com os recursos certos da tecnologia, você amplia o seu negócio e pensa na sua atuação no mercado. A é-Simples tem a auditoria digital que cuida dos cálculos e das conferências. Assim, você prioriza o seu conhecimento tributário e o seu relacionamento com os clientes. Colha os frutos do seu esforço; aproveitando essa aliada, fale conosco

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃