A solução fiscal na nuvem nada mais é que a utilização de avançados recursos de processamento de dados.
Ou seja, se usa o cloud computing – computação em nuvem – na realização de obrigações tributárias das empresas, algo que já é uma realidade em nosso país.
Desse modo, abordaremos a questão dos deveres junto ao Fisco.
Bem como eles podem ser cumpridos com o cloud fiscal e as 4 vantagens desse procedimento.
Continue com a leitura deste post e fique por dentro do assunto!
Obrigações Fiscais da Empresa
Antes de tudo, sabemos que em seu dia a dia, uma firma tem que cuidar de muitos procedimentos relacionados às suas obrigações tributárias, tais como:
- Emissão de Notas Fiscais;
- Escrituração de Livros — Registro de Entradas e de Saídas, Apuração de ICMS, IPI e ISS;
- Recolhimento de impostos e contribuições;
- Declarações e informes a serem entregues ao Fisco.
Além disso, ela precisa se atualizar com a legislação, pois não basta realizar tais atividades com zelo.
É igualmente importante verificar sua conformidade (ou seja, se elas estão de acordo com as determinações legais vigentes).
Toda essa rotina pode ser simplificada com o cloud computing (computação em nuvem), uma solução em sistemas de informação eficiente, econômica e altamente segura.
Como funciona a solução fiscal na nuvem?
A computação em nuvem diz respeito a um conjunto de hardwares (equipamentos) e softwares (programas de computador), interligados via internet e compartilhados por diversos usuários.
Isso é possível devido à utilização de datacenters (centros de processamento de dados), distribuídos em espaços físicos distintos e com altíssima capacidade operacional.
De forma geral, então, a solução fiscal na nuvem (“cloud fiscal”) é a utilização desses recursos na realização das atividades fiscais.
Com ela, qualquer empresa pode usufruir de sistemas integrados de softwares para a realização de seus deveres junto aos órgãos fiscais.
Solução Fiscal na Nuvem – Vantagens do Cloud Fiscal
1. Economia em Custos
A empresa não precisará investir em infraestrutura de computação — equipamentos e programas, os quais se desatualizam rapidamente. Isso é um ponto positivo visto que a atualização de sistemas exige novos gastos.
2. Facilidade de Acesso
O acesso as suas informações ocorre de forma imediata (em tempo real), com grande facilidade de se efetuar downloads (baixa de arquivos) e uploads (envio de arquivos), e isso em qualquer lugar em que você esteja conectado à internet.
3. Atualização de Sistemas e da Legislação
As atualizações dos sistemas são constantes de modo que você contará com o que existe de mais recente no setor.
Aliás, a própria legislação também é atualizada no momento oportuno, o que garante que seus dados serão processados em conformidade com as exigências legais.
4. Preços Acessíveis
Você pagará apenas por aquilo que usar, portanto, apenas na medida de suas necessidades.
Agora, atente-se a um detalhe: a computação em nuvem é uma realidade utilizada no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
Porém, existem pessoas que lançam dúvidas sobre ela, movidas por desconhecimento.
Então, vejamos duas dessas falsas informações.
Alegação de Insegurança
Por se tratar de um armazenamento e processamento de dados fora da empresa, muitos passam a acreditar que o ambiente não é seguro.
Mas, isso não é verdade.
Pois:
- Os especialistas gerenciam todo o processamento;
- Os centros de dados contam com poderosos recursos que garantem a privacidade de suas informações — não há como acessá-las sem a devida autorização e senhas.
Afirmação de Altos Custos do Serviço
Outra inverdade, uma vez que, como dito acima, você pagará tão somente pelos recursos consumidos (ou seja: pela necessidade específica de sua firma).
No mais, trata-se de um serviço fornecido por diversas empresas (a própria concorrência no mercado é um fator de barateamento dessa utilidade).
Por outro lado, não se esqueça da economia realizada: não precisar investir em equipamentos e em pessoal para operá-los, registrar as transações e se manter atualizado com a legislação fiscal.
Como você percebeu, a solução fiscal na nuvem é capaz de trazer enormes benefícios para sua rotina administrativa.
O que, de fato, permitirá canalizar seus esforços para as suas atividades fins — aquilo que você fornece aos seus clientes.
A questão passa por informa-se, saber o que existe e já está aí no cotidiano das empresas.
E para se atualizar ainda mais, leia nosso artigo sobre os robôs contadores.
Até breve!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.