Início » Gestão » Veja como as táticas Cross-sell e Up-sell aprimoram os negócios
Táticas de Cross-sell e Up-sell
Táticas de Cross-sell e Up-sell

Veja como as táticas Cross-sell e Up-sell aprimoram os negócios

4 minutos para ler

Sem sombra de dúvida, você deve concordar comigo que a cada dia a competição no mercado aumenta. Desse modo, os profissionais contábeis têm buscado melhores meios de inovar em seus negócios. Para isso, temos hoje à disposição dois métodos de vendas para atrair e motivar o cliente a comprar: o cross-sell e o up-sell. No entanto, estes métodos para as vendas também podemos adotar nos serviços contábeis e tributários.

Mas, como o cross-sell e o up-sell podem ajudar? Aliás, o que essas expressões significam? Relaxe! Pois este artigo te ajudará a entender como essas 2 estratégias podem ser benéficas em seu trabalho. Então, vamos lá!?!

O que é Cross-sell e Up-sell?

O Cross-selling é a prática do cross-sell, a saber, sua venda combinada. Em outras palavras, é quando se oferece um produto ou serviço complementar a uma oferta que o cliente quer. Por exemplo: ao comprar um terno, logo vem o vendedor e me mostra uma camisa social e uma gravata para formar meu “look perfeito”; nesse sentido, é um caso de cross-selling. Bem como, quando queremos apenas um sanduíche e nos ofertam um “combo promocional” com fritas, suco e sobremesa. Esses acompanhamentos fazem parte dessa técnica para que o cliente compre o que tinha em mente e também os itens adicionais.

Da mesma forma, o up-sell (ou na prática up-selling) se trata de upgrade.  É quando o vendedor sugere ao cliente melhorias naquilo que ele quer, um item ou condição com mais qualidade. Só para ilustrar: começo meus treinos na academia e preciso de um tênis novo; pesquiso, escolho e vou comprar. O vendedor apresenta a minha escolha e ainda me traz outros pares similares, porém, de melhor qualidade, conforto, durabilidade, etc. Notou? Isso é um upgrade na compra, ou seja, o vendedor incentiva o cliente a comprar algo superior ao que ele iria obter.

Certamente, tais táticas servem para se conhecer o público, identificar suas necessidades e; de acordo com tais, criar as oportunidades para aplicar o cross-sell e o up-sell.

Como usar o Cross-sell e Up-sell em seu escritório?

Agora que pôde entender o que é cross-sell e up-sell, saiba como pode aplicá-las. Vimos que é preciso saber quais são as expectativas do cliente e suas dificuldades a fim de adequar seu serviço para atendê-los. Ao mesmo tempo, nos cabe ver quais itens são mais comprados em conjunto para se criar combinações oportunas e úteis. Em seguida, note algumas sugestões:

  • Revise os serviços que oferece e busque ampliações, inserindo soluções que otimizem sua atuação e tragam mais benefícios econômicos para você e seu cliente;
  • Tenha uma ferramenta digital para explorar diferentes opções de serviços;
  • Em sua carteira de clientes optantes pelo SN faça um serviço específico para a segregação de receitas, com base na classificação fiscal para os produtos monofásicos e ST;
  • Ofereça os serviços de RCT, para gerar redução de carga tributária e recuperação de valores indevidamente recolhidos nos últimos cinco anos;
  • Para as empresas nos regimes de tributação do Lucro Real ou Lucro Presumido, pleiteie a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da COFINS ou o não recolhimento da CPP sobre as verbas indenizatórias da folha de pagamento.

Em suma, você oferece um upgrade para o cliente; usando a técnica de up-sell, dispondo de uma contabilidade consultiva, que envolve compliance e RCT.

Táticas aliadas à tecnologia 

Imagino que como eu gostou das técnicas aqui apresentadas, mas talvez queria aplicá-las e se dá conta de que lhe falta tempo devido ao modo de trabalho: horas dedicadas com atividades operacionais. É essencial ter um sistema que automatize processos e permita a prestação de serviços adicionais, contribuindo para que as práticas de up-selling e cross-selling atuem em seu escritório.

Se pensou em uma tecnologia pronta para cuidar dos documentos fiscais e das obrigações acessórias, identificando diversos erros, créditos para recuperação e redução de carga tributária; então, encontrou a solução com a é-Simples! Com a agilidade e simplicidade de nosso sistema, você poderá reservar tempo de qualidade para a adoção destas táticas e aumentar seus honorários, conquistando novos clientes. Que tal tentar? Fale conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃