Gestão

Saiba agora como fazer uma análise financeira de balanços

Escrito por Leonel Monteiro

Para gerenciar uma empresa com sucesso e garantir seu crescimento é importante que o empreendedor esteja familiarizado com os aspectos administrativos, econômicos, operacionais e comerciais do negócio. Para isso, contar com a análise financeira de balanços é essencial.

Trata-se de um estudo do balanço patrimonial e do demonstrativo de resultado do exercício (DRE) que tem como objetivo compreender os indicadores que vão possibilitar a avaliação dos custos e benefícios de um certo investimento e diagnosticar a situação real em que a empresa se encontra.

Por ser uma atividade complexa e que colabora de forma significativa para o desenvolvimento da organização, é necessário entender como fazê-la com eficiência, sua importância e vantagens. Acompanhe!

Como fazer uma boa análise financeira de balanços?

Algumas estratégias podem ser adotadas para que a análise seja realizada de forma eficaz. Veja algumas delas.

Compreenda o que a instituição realiza                

Para elaborar uma análise fundamentada por indicadores financeiros importantes, é preciso entender profundamente o negócio da companhia. Por exemplo, caso atue no varejo, é necessário compreender as variações sazonais das vendas, a distribuição logística, o controle e fluxo de estoques e demais dados relevantes para o setor e, a partir daí, avançar para a análise do cenário financeiro.

Diferencie lucro de fluxo de caixa

Na hora de estudar a demonstração de resultados do exercício e o balanço patrimonial, com o objetivo de adquirir insights sobre novas chances de negócios, é preciso separar lucro de fluxo de caixa já que são conceitos diferentes. Então, é importante entender melhor esses pontos antes de pensar sobre um possível investimento.

Saiba a importância do balanço patrimonial

Esse documento apresenta os bens, direitos a receber e obrigações da organização em um período determinado. Em alguns casos, será necessário estruturar os dados e apresentar números para que se tenha uma leitura adequada da situação do negócio. Por este motivo, é necessário fazer uma análise do balanço patrimonial minuciosa para identificar tudo o que foi realizado e o que realmente está ocorrendo no desempenho financeiro.

Averigue o ciclo de caixa

Para projetar o capital de giro da empresa e averiguar se existe a necessidade de um empréstimo bancário é fundamental entender como se relacionam as vendas, os prazos de estocagem e o recebimento dos produtos. O ciclo de caixa é uma avaliação importante para alinhar a periodicidade e a entrada e saída de valores.

Avalie os resultados não operacionais

Uma questão que acaba passando despercebida pelos responsáveis pela tarefa são os resultados não operacionais. Esse item influência de forma direta no lucro operacional. Por isso, busque entender os valores da despesa e receita que não estão relacionados ao negócio e agrupar essa visão na análise.

Qual é a importância da análise financeira de balanços e seus benefícios?

Essa análise é importante por oferecer mais orientação e uma base sólida para a tomada de decisões mais acertadas e elaboração de estratégias futuras, que colaborarão para o alcance dos resultados esperados.

Entre suas principais vantagens estão:

  • servir como painel de controle de gerenciamento do negócio;
  • possibilitar o diagnóstico da empresa, estudando os pontos críticos e permitir a identificação das prioridades para a solução de problemas;
  • fazer a avaliação por meio de resultados precisos;
  • fornecer informações contábeis e financeiras importantes;
  • permitir uma visão ampla dos resultados, possibilitando a elaboração de medidas, além de apontar pontos a serem aprimorados e o que pode ser potencializado.

A ideia da análise financeira de balanços e servir como um espelho da situação financeira do negócio, auxiliando nos momentos de decisão da empresa, para que esta possa alcançar os melhores resultados e ter um desenvolvimento sustentável.

Quer entender melhor como essa análise pode ser feita? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.