Início » Gestão » KPIs para contabilidade: 5 indicadores para te acompanhar!
KPIs para contabilidade: 5 indicadores para te acompanhar!
KPIs para contabilidade: 5 indicadores para te acompanhar!

KPIs para contabilidade: 5 indicadores para te acompanhar!

4 minutos para ler

Antes de tudo, você conhece os KPIs para contabilidade?

De fato, gerir um negócio próprio só ou em sociedade nem sempre é uma tarefa fácil.

Além disso, dentre os vários desafios que a tarefa exige, manter as contas em dia e os resultados sempre positivos é algo que tira o sono de quem é responsável pela gestão do empreendimento.

No entanto, existem formas de acompanhar o desempenho de modo gradativo.

Isto é, há meios que proporcionam mais tranquilidade, tornam a tarefa menos complicada e aumentam as chances de eficácia.

Nesse sentido, os indicadores de desempenho ou KPIs (do inglês Key Performance Indicators) surgiram justamente com o objetivo de mensurar com exatidão a performance da empresa.

E, assim, evidenciar em que áreas existem possibilidades de melhoria.

Dessa forma, pensando na otimização dos resultados de sua empresa, listamos alguns KPIs para contabilidade que valem a pena ficarmos de olho!

KPIs para contabilidade: 5 indicadores para te acompanhar!

KPIs para Contabilidade – Tipos:

1. Payback

Como o próprio nome sugere, o índice de desempenho payback é responsável por avaliar quando um determinado investimento “se paga” — ou seja, quando seu retorno se iguala ao investimento feito para que ele acontecesse.

Sendo assim, esse é um índice muito importante a se calcular. Uma vez que está diretamente ligado ao controle de prejuízos.

Caso o payback seja negativo, é preciso tomar medidas que revertam a situação e façam com que a empresa passe a lucrar.

Seu cálculo se dá a partir da seguinte equação: payback = retorno inicial / resultado médio do fluxo de caixa.

2. Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento é um índice que também monitora o sucesso de um investimento.

Seu cálculo baseia-se no retorno obtido e no investimento feito para avaliar a utilidade e os resultados de um determinado projeto.

Assim, ROI = (retorno – investimento) / investimento X 100.

3. Índice de liquidez

Para acompanhar a capacidade do ativo em ser convertido em dinheiro, o índice mais apropriado é o de liquidez. Os índices de liquidez se dividem entre liquidez seca, geral, corrente e imediata, sendo:

LS = (AC – estoques) / PC;

LG = (AC + ARLP) / (PC + PNC);

LC = AC / PC;

LI = caixa disponível / PC;

onde,

KPIs para contabilidade: 5 indicadores para te acompanhar!

LS = liquidez seca;

AC = ativo circulante;

PC = passivo circulante;

LG = liquidez geral;

ARLP = ativo realizável a longo prazo;

PNC = passivo não circulante;

LC = liquidez circulante;

LI = liquidez imediata.

De acordo com as suas particularidades, cada um desses KPIs para contabilidade expressam a capacidade de pagamento de uma empresa.

E, por isso, devemos os acompanhar de perto quando o objetivo é manter um desempenho excepcional.

4. Margem de contribuição

A margem de contribuição, por sua vez, é o índice que calcula o montante que sobra na receita da venda de um produto depois de descontados os gastos variáveis.

Assim: MC = receita – (custos variáveis + despesas variáveis).

Esse indicador mostra quando a operação está tendo lucro e quando ela está tendo prejuízo com suas vendas.

Manter a receita de venda maior que os gastos variáveis é uma premissa fundamental para que o resultado ao final do mês seja positivo.

5. Net Promoter Score (NPS)

O Net Promoter Score é um indicador relacionado à satisfação dos clientes. O estrategista de negócios Frederick Reichheld desenvolveu a sua métrica, o baseando no percentual de clientes promotores — que acreditam que sua vida melhorou após o consumo de determinado produto — e o de clientes detratores, que acreditam no oposto disso.

A equação, então, é: NPS = % clientes promotores – % clientes detratores.

KPIs para contabilidade: 5 indicadores para te acompanhar!

KPIs para Contabilidade – Vantagem em foco!

Pronto! Você agora se sente mais familiarizada com os KPIs para contabilidade?

O acompanhamento desses indicadores é um forte aliado da consolidação de bons resultados.

As empresas que realizam essa tarefa ganham uma considerável vantagem competitiva e certamente terão mais chances de alcançar o sucesso.

Siga a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais informações a respeito do tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃