Antes de tudo, você conhece os KPIs para contabilidade?
De fato, gerir um negócio próprio só ou em sociedade nem sempre é uma tarefa fácil.
Além disso, dentre os vários desafios que a tarefa exige, manter as contas em dia e os resultados sempre positivos é algo que tira o sono de quem é responsável pela gestão do empreendimento.
No entanto, existem formas de acompanhar o desempenho de modo gradativo.
Isto é, há meios que proporcionam mais tranquilidade, tornam a tarefa menos complicada e aumentam as chances de eficácia.
Nesse sentido, os indicadores de desempenho ou KPIs (do inglês Key Performance Indicators) surgiram justamente com o objetivo de mensurar com exatidão a performance da empresa.
E, assim, evidenciar em que áreas existem possibilidades de melhoria.
Dessa forma, pensando na otimização dos resultados de sua empresa, listamos alguns KPIs para contabilidade que valem a pena ficarmos de olho!
KPIs para Contabilidade – Tipos:
1. Payback
Como o próprio nome sugere, o índice de desempenho payback é responsável por avaliar quando um determinado investimento “se paga” — ou seja, quando seu retorno se iguala ao investimento feito para que ele acontecesse.
Sendo assim, esse é um índice muito importante a se calcular. Uma vez que está diretamente ligado ao controle de prejuízos.
Caso o payback seja negativo, é preciso tomar medidas que revertam a situação e façam com que a empresa passe a lucrar.
Seu cálculo se dá a partir da seguinte equação: payback = retorno inicial / resultado médio do fluxo de caixa.
2. Retorno sobre o investimento (ROI)
O retorno sobre o investimento é um índice que também monitora o sucesso de um investimento.
Seu cálculo baseia-se no retorno obtido e no investimento feito para avaliar a utilidade e os resultados de um determinado projeto.
Assim, ROI = (retorno – investimento) / investimento X 100.
3. Índice de liquidez
Para acompanhar a capacidade do ativo em ser convertido em dinheiro, o índice mais apropriado é o de liquidez. Os índices de liquidez se dividem entre liquidez seca, geral, corrente e imediata, sendo:
LS = (AC – estoques) / PC;
LG = (AC + ARLP) / (PC + PNC);
LC = AC / PC;
LI = caixa disponível / PC;
onde,
LS = liquidez seca;
AC = ativo circulante;
PC = passivo circulante;
LG = liquidez geral;
ARLP = ativo realizável a longo prazo;
PNC = passivo não circulante;
LC = liquidez circulante;
LI = liquidez imediata.
De acordo com as suas particularidades, cada um desses KPIs para contabilidade expressam a capacidade de pagamento de uma empresa.
E, por isso, devemos os acompanhar de perto quando o objetivo é manter um desempenho excepcional.
4. Margem de contribuição
A margem de contribuição, por sua vez, é o índice que calcula o montante que sobra na receita da venda de um produto depois de descontados os gastos variáveis.
Assim: MC = receita – (custos variáveis + despesas variáveis).
Esse indicador mostra quando a operação está tendo lucro e quando ela está tendo prejuízo com suas vendas.
Manter a receita de venda maior que os gastos variáveis é uma premissa fundamental para que o resultado ao final do mês seja positivo.
5. Net Promoter Score (NPS)
O Net Promoter Score é um indicador relacionado à satisfação dos clientes. O estrategista de negócios Frederick Reichheld desenvolveu a sua métrica, o baseando no percentual de clientes promotores — que acreditam que sua vida melhorou após o consumo de determinado produto — e o de clientes detratores, que acreditam no oposto disso.
A equação, então, é: NPS = % clientes promotores – % clientes detratores.
KPIs para Contabilidade – Vantagem em foco!
Pronto! Você agora se sente mais familiarizada com os KPIs para contabilidade?
O acompanhamento desses indicadores é um forte aliado da consolidação de bons resultados.
As empresas que realizam essa tarefa ganham uma considerável vantagem competitiva e certamente terão mais chances de alcançar o sucesso.
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Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.