Antes de tudo, para gerir uma empresa com a garantia do seu crescimento, o empreendedor deve estar atento aos aspectos administrativos, econômicos, operacionais e comerciais do negócio. Para isso, fazer a análise financeira de balanços é essencial!
Portanto, esta análise é um estudo do balanço patrimonial e do demonstrativo de resultado do exercício; além disso, seu objetivo é entender os padrões e avaliar os custos e bens de um certo investimento; e mostrar a situação real da empresa.
Como fazer uma boa análise financeira de balanços?
Então, adote táticas eficazes. Veja algumas delas.
Entenda o que o centro realiza
Sendo assim, para elaborar uma análise baseada em indicadores financeiros úteis, é preciso entender bem o negócio da companhia. Por exemplo, caso ela atue no varejo, perceba as variações das vendas, a distribuição logística, o controle e fluxo de estoques e demais dados importantes para o setor e; a partir daí, avance para a análise do quadro financeiro.
Diferencie o lucro de fluxo de caixa
Na hora de estudar a prova de resultados e o balanço patrimonial, com o objetivo de ter insights sobre novas chances de negócios; separe o lucro de fluxo de caixa, já que são conceitos diferentes. Então, entenda melhor esses pontos antes de pensar em um pecúlio.
Saiba a importância do balanço patrimonial
Esse documento traz os bens, direitos a receber e obrigações da empresa em um certo período. Em alguns casos, precisará formar os dados e apresentar números para que se tenha a leitura certa da situação do negócio. Por este motivo, faça uma análise do balanço patrimonial detalhada para achar tudo o que foi feito; e o que realmente está ocorrendo no desempenho financeiro.
Sonde o ciclo de caixa
Para lançar o capital de giro da empresa e ver se há a necessidade de um empréstimo bancário; é preciso entender como se relacionam as vendas, os prazos de estoque e o recebimento dos produtos. O ciclo de caixa é uma boa avaliação para alinhar a frequência, a entrada e saída de valores.
Avalie os resultados não operacionais
Uma questão que é despercebida pelos responsáveis são os resultados não operacionais. Esse item afeta de forma direta o lucro operacional. Por isso, saiba quais os valores da despesa e receita que não são do negócio e una essa visão à análise.
Qual é a importância da análise financeira de balanços e quais são os seus benefícios?
Essa análise é vital por dar mais orientação e uma base forte para se tomar boas decisões; bem como, para a elaboração de estratégias futuras; que ajudarão a alcançar os resultados esperados.
Entre suas principais vantagens estão:
- servir como painel de controle de gestão do negócio;
- permitir o diagnóstico da empresa, estudando os pontos críticos e ver as prioridades para a solução de problemas;
- avaliar por meio de resultados precisos;
- dar informações contábeis e financeiras importantes;
- ter uma visão ampla dos resultados, possibilitando a elaboração de medidas, além de mostrar pontos a serem aprimorados e o que será potencializado.
A ideia da análise financeira de balanços é ser um espelho da situação financeira do negócio. Ao passo que, auxilia nos momentos de decisão da empresa; para que assim, possa alcançar os melhores resultados e ter um desenvolvimento sustentável.
Enfim, quer entender melhor como essa análise pode ser feita? Entre em contato com a gente e veja como podemos te ajudar!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.