Início » Gestão » Saiba como fazer uma análise financeira de balanços
Saiba como fazer uma análise financeira de balanços
Saiba como fazer uma análise financeira de balanços

Saiba como fazer uma análise financeira de balanços

4 minutos para ler

Antes de tudo, para gerir uma empresa com a garantia do seu crescimento, o empreendedor deve estar atento aos aspectos administrativos, econômicos, operacionais e comerciais do negócio. Para isso, fazer a análise financeira de balanços é essencial!

Portanto, esta análise é um estudo do balanço patrimonial e do demonstrativo de resultado do exercício; além disso, seu objetivo é entender os padrões e avaliar os custos e bens de um certo investimento; e mostrar a situação real da empresa.

Nesse sentido, por ser uma atividade complexa e que ajuda no desenvolvimento da organização, é necessário entender como fazê-la; a sua importância e vantagens. Acompanhe!

Como fazer uma boa análise financeira de balanços?

Então, adote táticas eficazes. Veja algumas delas.

Entenda o que o centro realiza

Sendo assim, para elaborar uma análise baseada em indicadores financeiros úteis, é preciso entender bem o negócio da companhia. Por exemplo, caso ela atue no varejo, perceba as variações das vendas, a distribuição logística, o controle e fluxo de estoques e demais dados importantes para o setor e; a partir daí, avance para a análise do quadro financeiro.

Diferencie o lucro de fluxo de caixa

Na hora de estudar a prova de resultados e o balanço patrimonial, com o objetivo de ter insights sobre novas chances de negócios; separe o lucro de fluxo de caixa, já que são conceitos diferentes. Então, entenda melhor esses pontos antes de pensar em um pecúlio.

Saiba a importância do balanço patrimonial

Esse documento traz os bens, direitos a receber e obrigações da empresa em um certo período. Em alguns casos, precisará formar os dados e apresentar números para que se tenha a leitura certa da situação do negócio. Por este motivo, faça uma análise do balanço patrimonial detalhada para achar tudo o que foi feito; e o que realmente está ocorrendo no desempenho financeiro.

Sonde o ciclo de caixa

Para lançar o capital de giro da empresa e ver se há a necessidade de um empréstimo bancário; é preciso entender como se relacionam as vendas, os prazos de estoque e o recebimento dos produtos. O ciclo de caixa é uma boa avaliação para alinhar a frequência, a entrada e saída de valores.

Avalie os resultados não operacionais

Uma questão que é despercebida pelos responsáveis são os resultados não operacionais. Esse item afeta de forma direta o lucro operacional. Por isso, saiba quais os valores da despesa e receita que não são do negócio e una essa visão à análise.

Qual é a importância da análise financeira de balanços e quais são os seus benefícios?

Essa análise é vital por dar mais orientação e uma base forte para se tomar boas decisões; bem como, para a elaboração de estratégias futuras; que ajudarão a alcançar os resultados esperados.

Entre suas principais vantagens estão:

  • servir como painel de controle de gestão do negócio;
  • permitir o diagnóstico da empresa, estudando os pontos críticos e  ver as prioridades para a solução de problemas;
  • avaliar por meio de resultados precisos;
  • dar informações contábeis e financeiras importantes;
  • ter uma visão ampla dos resultados, possibilitando a elaboração de medidas, além de mostrar pontos a serem aprimorados e o que será potencializado.

A ideia da análise financeira de balanços é ser um espelho da situação financeira do negócio. Ao passo que, auxilia nos momentos de decisão da empresa; para que assim, possa alcançar os melhores resultados e ter um desenvolvimento sustentável.

Enfim, quer entender melhor como essa análise pode ser feita? Entre em contato com a gente e veja como podemos te ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃