Gestão

Comunicação interna eficiente é garantia de bons resultados. Confira!

Escrito por Leonel Monteiro

A comunicação interna é essencial para garantir o alinhamento dos colaboradores com os objetivos, valores e missão de uma empresa, e é tão importante quanto a divulgação de produtos ou serviços para o mercado

Afinal, seu objetivo é promover a interação dos profissionais, facilitando o repasse de informações, reduzindo as probabilidades de erros e mal-entendidos entre as diferentes áreas e, consequentemente, gerando o aumento da produtividade.

Essencial para o bom andamento dos projetos, ela também contribui para o clima organizacional e mantém a equipe motivada e engajada. Confira como uma comunicação interna eficiente pode gerar ótimos resultados para o seu escritório contábil!

Principais desvantagens de uma comunicação ineficiente

Implantar uma cultura e processos de difusão das informações entre as inúmeras áreas da companhia nem sempre é uma tarefa fácil. Trata-se de um caminho longo, que deve contemplar todas as etapas da estratégia do negócio, da alta gestão até a execução das tarefas mais simples.

Quando a empresa não entende que é necessário criar uma política de informações e de como elas serão transmitidas, a comunicação se torna um fator de fracasso no cumprimento das metas e objetivos. Além de desencadear várias desvantagens, tais como:

  • ambiente de trabalho desfavorável;

  • funcionários desmotivados;

  • desorganização de processos;

  • menor produtividade, etc.

A boa notícia é que, com algumas medidas simples, é possível aperfeiçoar a comunicação interna e torná-la mais eficiente.

Passos para aperfeiçoar a comunicação interna

Para estabelecer uma comunicação interna adequada e eficiente, capaz de gerar diversas vantagens e economia, promovendo um diferencial competitivo para o negócio, é preciso seguir alguns passos.

Dê prioridade aos trabalhos em equipe

O trabalho em equipe é um mecanismo pelo qual muitas empresas estão transformando a sua estrutura organizacional em redes integradas de equipes. Com isso, estão conseguindo mais flexibilização, inovação e participação na construção de políticas que permitem avaliar o comprometimento dos profissionais com as metas e os objetivos estabelecidos.

As atividades em equipe promovem um ambiente mais colaborativo e, por consequência, a otimização da comunicação. É muito importante que todos os colaboradores entendam que os trabalhos coletivos promovem mais resultados.

Capacite seus colaboradores

A capacitação é um instrumento fundamental para estimular o aprimoramento contínuo da comunicação interna. Os treinamentos ajudam a produzir uma comunicação mais clara e objetiva. Quando o escritório contábil dispõe de um diálogo interno mais fluído, é possível notar o aumento da produtividade e a construção de um fluxo de trabalho mais eficiente.

Trace o perfil de seus funcionários

Outro passo importante para promover uma comunicação interna mais adequada é traçar o perfil comportamental dos colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil entender como cada um age e como deve ser o diálogo com eles.

Esteja aberto aos feedbacks

A cultura do feedback é fundamental para consolidar uma comunicação mais efetiva. Ele ajuda a gerenciar melhor a equipe, pois conversar com o profissional sobre o seu desempenho, dando retorno em relação ao seu trabalho, certamente pode gerar bons resultados. Esse exercício é uma maneira saudável de criar um ambiente aberto ao diálogo e contribui para que cada um compreenda como a execução das suas atividades interfere nas demais pessoas e no trabalho como um todo.

O mercado nunca esteve tão competitivo, e, por essa razão, a comunicação interna é uma das ferramentas essenciais para o sucesso do negócio e indispensável para o engajamento e alinhamento da equipe em direção dos objetivos empresariais.

Você gostou deste artigo? Acredita que esse conteúdo pode ajudar a melhorar a comunicação interna do seu negócio? Então leia também nosso post sobre diferenciais competitivos para o escritório de contabilidade se destacar!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

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