Está tentando fazer alguma restituição do Simples Nacional e o PGDAS está dando erro?
O que fazer para solucionar esse problema?
Valor da Restituição do Simples
Primeira coisa que deverá fazer, é verificar o valor correto da restituição do Simples, comparando os valores dos impostos do extrato antigo, com os valores do extrato retificado.
Veja o exemplo abaixo:
Nesse exemplo acima, notamos que o extrato está apresentando a seguinte diferença:
- PIS – R$ 128,37
- COFINS – R$ 592,55
Em outras palavras, essa diferença de PIS e COFINS é justamente o valor correto que devemos fazer o pedido de restituição!
Erro no PGDAS
Veja como aparece no PGDAS o valor do pedido de restituição acima veja na imagem:
Percebeu?
O erro é que o PGDAS traz o valor integral das parcelas, com isso, é como se o cliente tivesse o crédito do valor integral que ele pagou do DAS!
No entanto, o PGDAS está errado, pois o crédito é apenas de PIS e COFINS conforme validamos na comparação dos extratos.
Portanto, se eu pedir esse valor integral, a Receita Federal poderá cobrar esse valor novamente com multa e juros, pois é um pedido de restituição indevido!
Faça a Restituição do Simples você mesmo!
Para evitar erros em sua apuração, é muito importante você ter um sistema confiável e realizar esse trabalho da forma correta.
Por isso, desenvolvemos um software que faz a apuração do Simples em segundos e segrega os produtos monofásicos de forma automática!
Teste grátis, no link: Recupere os impostos pagos indevidamente!
Como solucionar o erro?
Agora que já sabemos o valor correto, basta na hora de fazer o pedido de restituição informar apenas o valor correto do crédito!
O restante desse “crédito” deve ficar na base da Receita Federal, pois assim que o sistema normalizar, esses “créditos indevidos” irão desaparecer do sistema.
Veja na imagem abaixo como deve ser feito o pedido:
Observe que na imagem acima, temos o valor total disponível, mas estamos pedindo apenas a diferença de PIS e COFINS que é o valor correto do nosso crédito!
Notou como é simples? Siga a orientação acima e tudo vai dar certo em seu pedido de Restituição!
Além disso, para fazer esse trabalho de restituição da forma correta, é importante você sempre fazer a apuração corretamente, e evitar problemas futuros.
Sendo assim, para te ajudar ainda mais nesse trabalho, vamos disponibilizar para você um teste gratuito em nosso sistema! Clique aqui e garante seu teste!
E para concluir, não se esqueça de compartilhar a informação, pois vai ajudar muitos profissionais a realizar a restituição da forma correta!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.
Tive um problema de restituição de tributos de PIS e COFINS monofásicos. baixou csll, irpj e inss também e teve duas empresas que aconteceu isso. Uma já foi restituído o Valor e está sendo cobrado esses valores e a Outra ainda não foi restituído o valor . O que devo fazer ? Preciso devolver esse valor que foi restituído pois está errado, mas não é justo estarem cobrando multa e juros sobre um valor que já foi pago anteriormente e com essa restiuição deixa aberta porem eu quero devolver.
Tem que ser pago a guia com multa e juros, não tem outro jeito, pois a restituição teve atualização na hora da Receita Federal restituir, então a guia infelizmente sai com a multa e juros para ser pago 🙁