Gestão

Não cometa estes 5 erros na gestão de clientes em uma contabilidade

Escrito por Leonel Monteiro

Uma boa relação com o público é a base para que a empresa prospere. Para conquistá-la, é necessário oferecer um serviço eficiente que atenda as expectativas do mercado. Por esse motivo, é importante entender quais são os erros na gestão de clientes em uma contabilidade e trabalhar para corrigi-los e evitá-los.

Quando falamos de atendimento, há diversos fatores que levam à insatisfação dos clientes. Por isso, preparamos este post com cinco deles para que você os evite e garanta um negócio competitivo. Confira!

1. Não identificar o perfil do cliente

Os perfis dos consumidores de um certo escritório geralmente são diferentes dos perfis atendidos por um concorrente. Assim, algo que chamará a atenção de uma pessoa em um escritório B pode não ter efeito no escritório C. Para criar um plano efetivo, é necessário estudar melhor a persona para a qual você pretende prestar serviços e, com base nas informações obtidas, elaborar as estratégias adequadas.

2. Desconhecer as necessidades dos clientes

Não procurar entender o público faz com que você ofereça um serviço no qual ele não está interessado. Para evitar que isso ocorra, existem algumas ferramentas disponíveis no mercado, por exemplo, softwares para gestão de relacionamento com o cliente e questionários online, que podem auxiliar na coleta e controle de dados. Porém, é necessário definir o perfil que pretende atingir, pois, dessa maneira, fica mais fácil personalizar o que a sua empresa oferecerá.

3. Deixar de cumprir os prazos

É fato que os clientes não gostam de atrasos. Então, é possível entender que a desorganização pode prejudicar muito nessa hora. Quando a empresa se compromete a entregar um serviço em certa data, faça o possível para cumprir o prazo. Adote recursos que ajudam a deixar a agenda organizada e atualizada, já que podem ser grandes aliados para conseguir atender todos os prazos.

4. Não ter uma equipe de atendimento capacitada

Alguns escritórios de contabilidade não escolhem seus membros de forma estratégica, focando somente da contratação dos funcionários e no aumento da capacidade de atendimento. Colocar pessoas sem experiência, qualificação e perfil adequado pode afastar os clientes, reduzindo o número de contratações e fidelização.

A formação de um time de sucesso se inicia no processo de seleção. Mesmo que tome mais tempo, busque por candidatos adequados ao perfil desejado para a vaga e que estejam preparados para atender as necessidades dos seus clientes.

Promova treinamentos comportamentais, técnicos e motivacionais com planos de metas e expectativas de crescimento, deixando os colaboradores motivados para atender o público da melhor forma possível.

5. Desconsiderar o pós-venda

A fidelização dos clientes não está ligada apenas aos serviços prestados. Além do processo de captação do cliente até a contratação, é necessário que o escritório entre em contato com o cliente após a execução da demanda para saber se ele foi bem atendido, se tudo foi feito no tempo acordado, se as expectativas foram atendidas, etc.

Evitar erros na gestão de clientes em uma contabilidade é tão fundamental quanto realizar os demais processos do escritório, já que o modo como o atendimento é realizado do início ao fim fidelizará ou não o público e impactará na expansão do negócio.

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Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

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