Para que a empresa cresça, uma boa relação com o público é a base. Portanto, é preciso oferecer um bom serviço que atenda as necessidades do mercado. Por esse motivo, é importante entender quais são os erros na gestão de clientes em uma contabilidade e trabalhar para corrigi-los.
Quando falamos de atendimento, há vários motivos que levam a um cliente insatisfeito. Por isso, leia esse post e veja cinco deles, para que você os evite e tenha um negócio competitivo com uma boa gestão de clientes. Confira!
1. Não identificar o perfil do cliente
Os perfis dos clientes dos escritórios geralmente são diferentes. Assim, algo que chamará a atenção de uma pessoa em um escritório B pode não ser igual no escritório C. Para criar um plano, é preciso estudar o cliente ideal que você deseja prestar serviços e, assim, criar as estratégias certas.
2. Não conhecer as necessidades dos clientes
Portanto, não entender o público faz com que você ofereça um serviço que ele não tem interesse. Para evitar isso, algumas ferramentas disponíveis no mercado, por exemplo, softwares para gestão de clientes e questionários online, ajudam na coleta e controle de dados. Porém, é necessário definir o perfil que deseja atingir, pois, assim, fica mais fácil indicar o que a sua empresa oferece.
3. Deixar de cumprir os prazos
De fato, os clientes não gostam de atrasos. Então, a desorganização prejudica. Quando a empresa combina a entrega de um serviço em certa data, faça o possível para cumprir o prazo. Por isso, use soluções para deixar a agenda organizada e atualizada.
4. Não ter uma equipe de atendimento qualificada
Alguns escritórios de contabilidade não pensam bem na escolha de seus membros, focam apenas na contratação dos funcionários e no aumento da capacidade de atendimento. Dessa forma, colocar pessoas sem experiência, qualificação e perfil adequado pode afastar os clientes, reduzindo o número de contratações e fidelização.
Formar um time de sucesso começa no processo de seleção. Com tempo, busque por candidatos apropriados ao perfil da vaga e que estejam preparados para o atendimento.
Planeje treinamentos comportamentais e motivacionais com metas de crescimento, deixando os colaboradores motivados para atender com excelência.
5. Desconsiderar o pós-venda
A fidelização dos clientes não está ligada apenas aos serviços prestados. Além de todo processo inicial, é importante que o escritório entre em contato com o cliente após a realização do serviço para saber se ele foi bem atendido, se tudo foi feito no tempo certo, e se as expectativas foram atendidas, etc.
Evitar esses erros é tão fundamental quanto os demais processos do escritório, já que o modo como o atendimento é realizado do início ao fim fidelizará ou não o público e afetará na expansão do negócio.
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Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.