Início » Gestão » Como a teoria das janelas quebradas pode auxiliar no seu negócio?
Como a teoria das janelas quebradas pode auxiliar no seu negócio?
Como a teoria das janelas quebradas pode auxiliar no seu negócio?

Como a teoria das janelas quebradas pode auxiliar no seu negócio?

3 minutos para ler

Sobretudo, a teoria das janelas quebradas explica que as pequenas falhas quando não vistas, acabam levando a grandes erros. Mas como ela pode auxiliar o seu negócio?

Portanto, essa teoria vai ajudar o seu negócio a ser competente e lucrativo. Em resumo, ela demonstra que para ter progresso é preciso de regras, e que não as cumprir, resulta em advertências. Vamos explicar neste post!

O que é e como surgiu a teoria das janelas quebradas?

Essa teoria surgiu em 1982, em um estudo social dos criminologistas James Q. Wilson e George K. ambos da Universidade de Stanford (USA).

A revista Atlantic Monthly, no artigo “Broken Windows” a publicou e teve como referência um experimento de 1969, pelo Prof. Phillip Z.

Dois carros iguais foram deixados na rua. Um deles em um bairro pobre e conflituoso de Nova York e o outro em um bairro rico e tranquilo da Califórnia. O carro da região pobre foi vandalizado em poucas horas e o outro não.

Logo depois, os pesquisadores quebraram uma das janelas do automóvel que se manteve perfeito, e algum tempo depois, parado na mesma região rica, ele também foi vandalizado.

Como a teoria das janelas quebradas pode auxiliar no seu negócio?

Qual a relação dessa teoria com as rotinas corporativas?

Portanto, hoje ela também se aplica nas rotinas corporativas. Em resumo, a experiência mostra que o vidro quebrado do carro passa a ideia de descuido, desordem e impunidade.

Ou seja, causa atitudes negativas visto que, parece não ter regras de convivência.

Do mesmo modo, acontece no ambiente de trabalho. Pois, um local descuidado e desorganizado, passa a imagem de falta de interesse e desordem para os colaboradores. Como identificar as janelas quebradas em seu negócio?

Certamente, a qualidade do ambiente em que vivemos afeta nossa ação. Por isso, no espaço empresarial, onde as pessoas passam a maior parte do seu dia, é fácil identificar as “janelas quebradas”.

Em um escritório contábil, alguns exemplos são:

  • Serviço acumulado;
  • Ser visto como um alto custo para os clientes;
  • Não inovar nos serviços
  • Luzes acesas em salas vazias;
  • Equipamentos ligados, sem uso;
  • Papéis jogados no chão, etc.

De certa maneira, esses pontos podem até parecer sem importância. Porém, se eles existem em diversos espaços e setores, qual imagem sua empresa está passando?!

Como a teoria das janelas quebradas pode auxiliar no seu negócio?

Como aplicar essa teoria serve para auxiliar o crescimento do seu negócio?

Por exemplo, se um colaborador não receber um feedback adequado, um pequeno erro o levará a outro, e com o tempo isso não fará nenhuma diferença para ele.

A teoria das janelas quebradas nos ensina que uma pequena ação, mesmo involuntária, vai provocar inúmeras outras que resultarão na danificação e na desordem do ambiente.

Para evitar erros mais graves, a empresa deve ser rápida no reparo das falhas, com uma comunicação objetiva e clara.

Por outro lado, o ambiente com respeito às regras influencia os profissionais a zelar e buscar melhorar os processos para o sucesso da organização.

Gostou deste artigo? Aumentou o seu conhecimento? Então, leia também nosso post sobre os motivos para você contratar uma assessoria contábil!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃