Início » Planejamento Tributário » 14 motivos para você contratar uma assessoria contábil
14 motivos para você contratar uma assessoria contábil
14 motivos para você contratar uma assessoria contábil

14 motivos para você contratar uma assessoria contábil

10 minutos para ler

Atualmente, uma assessoria contábil competente fornece valiosos serviços a uma empresa, como indicar medidas para à sua segurança em questões trabalhistas e fiscais.

Bem como, cuidar do controle financeiro e do seu crescimento no mercado, dentre outras coisas que são essenciais para que o negócio seja competitivo e se destaque.

Então, quer saber que atividade especializada é essa?

Continue com a leitura deste post e observe alguns motivos que justificam a contratação desta atividade.

Sem dúvida, também verá a importância de se verificar a reputação do consultor.

Portanto, vamos entender!

O que é a assessoria contábil?

Antes de mais nada, a assessoria contábil é um serviço prestado por profissionais especializados.

Em outras palavras, são: contadores autônomos ou um escritório contábil (equipe de contadores).

Estes se dedicam a propor soluções aos seus clientes na área de contabilidade, gestão, assuntos fiscais, trabalhistas, auditoria, dentre vários outros setores.

Dessa forma, esses especialistas irão acompanhar o desempenho de sua empresa, que inclui: lucros, finanças, carga tributária, expansão dos negócios etc.

A fim de sugerir os melhores caminhos e decisões que ajude ela a se manter firme em seu mercado e tenha desenvolvimento.

Logo após, vamos listar algumas razões que apoiam a contratação desse tipo de consultoria.

Por que contar com uma assessoria contábil?

Porque há diversas vantagens que seu negócio pode alcançar, ao contar com uma boa assessoria contábil.

Em seguida, veja as principais!

14 motivos para você contratar uma assessoria contábil

1. Acompanhamento Financeiro

De fato, o falta de controle financeiro é uma causa comum por trás do fechamento de muitas empresas.

Sendo assim, vejamos o que poderá resultar do desequilíbrio de suas finanças:

  • Impossibilidade de honrar seus compromissos – fornecedores, salários, impostos, empréstimos obtidos, etc. e as consequentes ações judiciais que fatalmente surgirão de tal situação;
  • Falta de recursos para a manutenção das operações diárias da empresa;
  • Incapacidade de atender aos pedidos de seus clientes, o que causará perda de receitas e complicará ainda mais o quadro de crise.

Com uma assessoria competente, você se protegerá desse risco, pois ela monitorará sua movimentação passo a passo, mediante ferramentas, como o fluxo de caixa, registro e controle de entradas e saídas, tanto atuais como futuras.

2. Supervisão das questões trabalhistas

Visto que há muitos detalhes nos assuntos trabalhistas é preciso dar a devida atenção e ter um bom conhecimento na área. Vejamos alguns pontos nesse caso:

  • Registros e pagamentos dos funcionários — salários e outros direitos;
  • Obrigações previdenciárias — arrecadação das diversas contribuições, como o FGTS, PIS, CPP (contribuição previdenciária patronal) etc.;
  • Informações e declarações a se prestar aos órgãos governamentais.

Certamente, seu consultor contábil estará alerta a tudo isso, de modo que você tenha tranquilidade e não seja alvo de uma fiscalização ou de uma ação trabalhista.

3. Planejamento tributário

Com certeza, a falta de um bom gerenciamento fiscal pode levar a empresa à falência. 

Por outro lado, contar com o auxílio de profissionais especializados é essencial para que nenhum problema ocorra e a companhia só pague os valores conformes às cargas tributárias e encargos realmente devido com as suas características.

A carga tributária — total de impostos, taxas e contribuições que sua empresa paga em um determinado período — tem um peso muito grande em seu orçamento econômico e financeiro.

Ou seja, a assessoria contábil é responsável por calcular corretamente esses valores, simplificando o recolhimento nas datas estipuladas e reduzindo os gastos com juros e multas desnecessárias.

4. Correto enquadramento fiscal

Com a ajuda de uma assessoria contábil é possível definir o melhor regime tributário para a formalização do negócio.

O assessor contábil elaborará um planejamento adequado nesse campo e apontará o melhor regime tributário: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, com o objetivo de que você pague o menor valor de tributos possível, dentro da legalidade.

Sendo assim, por meio da elisão fiscal é possível proporcionar economias relevantes por meio de estudos e projeções.

Dessa maneira, caso a empresa esteja enquadrada em um certo regime tributário e o profissional entenda que não seja o apropriado, poderá indicar a troca por outro regime.

Também existe a possibilidade de economias tributárias geradas com a compensação de impostos, também identificadas por meio de estudos tributários, que requerem um vasto conhecimento e cálculos precisos para chegar a melhor conclusão.

Outras possíveis fontes de economia e racionalização de dinheiro podem ser encontradas na correta elaboração e envio das obrigações definidas em lei, evitando a aplicação de multas e demais penalidades devido o seu descumprimento.

5. Gestão de negócios

Toda empresa precisa expandir seus negócios, tornar-se mais competitiva, aumentar seus lucros etc., pois se não agir assim, poderá perder espaço para seus concorrentes. O aconselhamento em gestão empresarial é mais um dos serviços que seu assessor fornecerá a você .

Por exemplo, o aumento de sua clientela e de suas vendas mediante ações de marketing ou de ingresso no mercado internacional (exportação).

6. Garantia da correta situação cadastral

Estar em dia com todas as inscrições nos órgãos públicos necessárias é fundamental para o pleno funcionamento da companhia. 

Entre as principais estão: inscrição municipal e estadual, validação do CNPJ, regularidade cadastral na previdência social, além de outros.

14 motivos para você contratar uma assessoria contábil

7. Formação de preço

Uma companhia só consegue definir o preço adequado para seus produtos ou serviços ao entender bem quais foram os seus custos e despesas para confecção.

Sem esse entendimento, não é possível adquirir um bom preço de mercado sem prejudicar a saúde financeira e desenvolvimento do negócio.

Com o auxílio da assessoria contábil, essa atividade se torna mais fácil, tendo em vista que a companhia conseguirá oferecer dados importantes para a tomada de decisões e gestão efetiva dos recursos da instituição, resultando em uma formação de preços mais acertada e próxima da realidade.

8. Atualização frequente

Muitas legislações, por exemplo, trabalhista e tributária, têm passado por várias alterações frequentes nos últimos tempos, o que exige bastante atenção dos colaboradores da área.

Dessa forma, empresas que procuram os serviços de uma assessoria contábil eficaz asseguram estar em constante atualização e sempre em conformidade com as últimas normas, o que é primordial para evitar eventuais problemas com o Fisco e demais órgãos fiscalizatórios.

Além disso, organizações que realizam vendas para outros estados ou que têm uma rotatividade grande de colaboradores, têm uma quantidade alta de documentações para preencher, sendo necessário auxílio para a codificação e envio de tais registros.

9. Alcance de uma maior credibilidade

A credibilidade é um atributo muito importante no ambiente empresarial, o que faz com que ela seja desejada por qualquer tipo de negócio.

Para isso, é preciso contar com estratégias que devem ser usadas com a finalidade de estimular a expansão da empresa.

Por meio de um bom planejamento, elaboração de relatórios e orientações fundamentadas que ajudam de forma direta nas decisões.

É possível equilibrar receitas e despesas, aprimorado o relacionamento com clientes, fornecedores e instituições bancárias.

10. Obtenção de financiamentos a baixo custo

Toda companhia necessita de uma boa linha de crédito para se desenvolver.

No entanto, um empréstimo grande, com juros e taxas muito altos, pode ter o efeito contrário e servir como uma âncora, ou seja, afundar o negócio.

Para ter um crescimento saudável, é preciso saber usar de maneira inteligente a linha de crédito, preferencialmente barata e acessível.

A assessoria contábil pode ser vista como uma grande aliada nesse processo.

As instituições bancárias analisam a relação de risco ao conceder capital para a companhia. Isso significa que quanto mais confiável ela for, mais garantido é o retorno do valor, o que faz com que ele seja mais barato.

Para mostrar que a empresa é confiável e que terá condições de honrar com seus compromissos, é preciso apresentar diversas informações.

14 motivos para você contratar uma assessoria contábil

Quanto mais dados e seus detalhamentos, maior será o grau de confiabilidade transmitidos aos responsáveis pela análise financeira.

Isso é uma função da equipe responsável pela assessoria contábil contratada pela organização, por meio da produção de relatórios minuciosos e completos a respeito da situação financeira do negócio.

Com a finalidade de tornar o empréstimo solicitado mais viável.

11. Auxílio nas tomadas de decisão

Entre outras responsabilidades da assessoria contábil está a de orientar o gerenciamento do negócio. Para isso, é preciso considerar todos os dados, tanto esternos como internos, além das notas fiscais, extratos bancários, relatórios financeiros e demais.

Tudo isso vai contribuir para uma avaliação precisa e que apresentará uma base importante que servirá para nortear as decisões que se deverão tomar.

12. Valorização da empresa

Como consequência de todos esses benefícios, se avalia o valor da companhia facilmente, simplificando muito os processos de venda ou de uma possível defesa em juízo.

Pois tudo terá seu registro em detalhes e em regularidade com o Fisco.

Por esse motivo, nunca deixe de ter uma assessoria jurídica como aliada, caso contrário, o negócio sairá perdendo.

13. Economia de tempo e dinheiro

Contar com uma assessoria contábil também vai conferir muito mais tempo, para sua empresa usar em tarefas de gestão.

Também dinheiro, tendo em vista que saberá a melhor forma de investimento, propiciando melhores resultados.

14. Disponibilidade de um profissional o tempo todo

Durante todo o tempo, uma organização deve tomar diversas decisões, desde a compra de matéria-prima até a venda de produtos ou prestação de serviços.

Com isso, muitas dúvidas surgem entre os empresários e gestores, necessitando de uma disponibilidade para que se repassem as informações a qualquer momento.

Tudo isso podemos obter através de uma assessoria contábil eficiente.

Já que uma de suas funções é esclarecer as principais indagações e contribuir com insights importantes, que servirão para um melhor desenvolvimento do negócio.

14 motivos para você contratar uma assessoria contábil

Importância da Pesquisa no Mercado

Você poderá se beneficiar enormemente com os serviços de assessores hábeis.

Contudo, faz-se necessário pesquisar a competência e credibilidade da empresa ou do especialista que você pretende contratar.

Pois, como em todos os ramos de negócio, nessa área também existem bons e maus profissionais.

Percebeu como a assessoria contábil é capaz de trazer diversos benefícios para a sua empresa?

Muito dependerá do investimento que fará em uma boa equipe, capaz de conferir segurança e perspectivas aos seus projetos empresariais.

Entre em contato conosco e conheça nossos serviços na área de consultoria, gestão, auditoria e muito mais.

Estamos à sua disposição!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃