O tema pode parecer novo, mas a contabilidade social é vital no ambiente empresarial e seu uso é posto em todos os ramos. Seu significado está ligado à macroeconomia.
Qual a importância da contabilidade social em uma empresa?
Portanto, a macroeconomia usa uma escala global e estatística para estudar as relações entre os fatores da economia como nível de preços, taxas de juros, renda nacional, nível de desemprego, entre outros.
Sendo assim, fica clara a vantagem da contabilidade social e do contador dentro da empresa. Pois é responsável em ajudar na medição dos fatores econômicos e os seus resultados, por exemplo: o PIB — que mede o nível de produção de certa região.
Quais os benefícios de aplicá-la no negócio?
Ter empresas trabalhando de maneira mais consciente
Uma empresa que entende o ambiente em que funciona e conhece não só suas limitações, mas suas chances, com certeza tem mais sucesso. Usar esse método como meio de entender a realidade ao seu redor, além de definir índices e valores que promovem uma visão ampla, é a porta de entrada para um trabalho mais consciente.
Nada melhor que saber onde se está pisando, onde existem oportunidades de atuação e onde elas não são tão presentes assim para traçar estratégias que sejam realmente efetivas. Isso faz com que a atuação seja fundamentada e os bons resultados sejam bem garantidos.
Ajuda no desenvolvimento regional que foque na população
Uma empresa que usa a contabilidade social a seu favor pode garantir não só o seu próprio avanço, como também uma evolução regional. E tudo isso com foco na população e em suas expectativas.
A informação sobre o nível de desemprego ou de produção em uma área de atuação faz com que a empresa tenha metas que realmente sejam possíveis. Com o desenvolvimento da organização, a região ao seu redor cresce junto, com benefícios para todos!
Incentivar a economia local
De fato, o crescimento da empresa que busca a informação e se preocupa com isso, traz melhorias também para toda a economia local. Essa movimentação é um benefício para o negócio, pois permite que as pessoas também sejam afetadas por essa dinâmica.
Então, o que acha de pôr esse conceito em prática? Use a contabilidade social em sua empresa e alcance os resultados.
Se você gostou de saber mais sobre esse tema e seus benefícios, leia também o artigo 4 motivos para você contratar uma.
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.