Gestão

O que é contabilidade social? Entenda!

Escrito por Leonel Monteiro

O termo pode soar como novo, mas a contabilidade social é um conceito extremamente importante dentro do contexto empresarial e deve ser utilizada como uma aliada em todos os empreendimentos. Seu significado está associado ao ramo da ciência econômica que trata da macroeconomia.

O papel da contabilidade social na empresa é, justamente, proporcionar uma visão do contexto ao qual ela está inserida para que, então, ela otimize suas atividades. Neste post, listamos três benefícios em aplicá-la no seu negócio para que você se familiarize com o assunto. Acompanhe e confira!

Qual a importância da contabilidade social em uma empresa?

Por definição, a macroeconomia usa uma escala global e meios estatísticos para estudar fenômenos econômicos e relações entre elementos da economia como nível de preços, taxas de juros, renda nacional, nível de desemprego, entre outros.

Sendo assim, é fácil entender a importância da contabilidade social e do contador dentro de uma empresa. Isso porque essa contabilidade é a responsável por auxiliar na mensuração dos chamados agregados econômicos e os impactos deles, como exemplo o PIB (Produto Interno Bruto) — que mede o nível de produção de uma determinada região.

Quais os benefícios de aplicá-la no negócio?

Ter empresas atuando de maneira mais consciente

Uma empresa que entende o ambiente em que atua e conhece não só suas limitações, mas suas possibilidades, certamente aumenta suas chances de sucesso. Usar esse sistema como meio de entender o contexto ao seu redor, além de definir índices e valores que promovem uma leitura do que está acontecendo, é, sem dúvidas, a porta de entrada para uma atuação mais consciente.

Nada melhor que saber onde se está pisando, onde existem oportunidades de atuação e onde elas não são tão presentes assim para traçar estratégias que sejam realmente efetivas. Isso faz com que a atuação seja fundamentada e os bons resultados sejam mais garantidos.  

Contribuir para um desenvolvimento regional que foque na população

Uma empresa que usa a contabilidade social a seu favor pode proporcionar não só o seu próprio desenvolvimento e prosperidade, como também um desenvolvimento regional. E tudo isso com foco na população e em suas expectativas e capacidades.

O conhecimento a respeito do nível de desemprego ou de produção em uma determinada área de atuação faz com que a empresa defina metas que, de fato, sejam executáveis dentro desse contexto. Com o desenvolvimento do empreendimento, a região ao seu redor também acaba por progredir e avançar, trazendo benefícios para ambos os lados.

Incentivar a movimentação da economia local

Como visto anteriormente, a prosperidade da empresa que atua com conhecimento de causa e se preocupa com essa área gera desenvolvimento a ela e para toda a economia local. Essa movimentação é um benefício para o negócio pois possibilita que as pessoas e seu poder aquisitivo também sejam influenciados por essa dinâmica.

Preparada para colocar esse conceito em prática? Aplicar a contabilidade social em sua empresa é altamente recomendável e sua influência na definição de metas e alcance de resultados é clara e facilmente perceptível.

Se você gostou de saber mais sobre esse tema e seus benefícios, leia também o post 4 motivos para você contratar uma acessoria contábil.

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.