Gestão

A grande importância de uma cultura organizacional dentro da sua empresa

Uma cultura organizacional positiva começam pela construção de uma equipe bem estruturada
Escrito por Leonel Monteiro

A cultura organizacional de uma empresa é a força motriz capaz de transformar o espírito da sua equipe. É por meio dela que as companhias mais competitivas do mercado impulsionam o seu desenvolvimento e a sua produtividade.

Ela é o principal elemento que delimita e direciona as ações de todos os profissionais envolvidos em seus processos empresariais, e traduz-se pela forma como os procedimentos internos são realizados no dia a dia.

A chave para o sucesso de uma organização está intrinsecamente ligada à sua cultura. Por isso, continue a leitura deste artigo e veja de que forma você pode fortalecer os costumes predominantes do seu empreendimento e alcançar bons resultados!

O que é cultura organizacional?

A cultura de uma organização consiste em um conjunto de normas e valores, formalmente instituídos ou não, que são compartilhados pelos indivíduos que ali trabalham para que objetivos e metas sejam atingidos. Ela alinha a motivação dos colaboradores ao crescimento da companhia e, por meio dela, são transmitidas as regras de conduta, éticas e morais, além de hábitos, políticas internas e externas.

Além disso, a cultura abrange a maneira como a instituição se comporta diante de problemas e instabilidades, assim como as qualidades e tudo o que constrói sua identidade.

Qual é a sua importância para as companhias?

cultura é um alicerce extremamente importante no contexto empresarial. Ela contribui para que todos os colaboradores — sejam eles diretores, gestores, analistas, assistentes ou estagiários — trabalhem em direção do mesmo objetivo, seguindo os mesmos princípios. Essa unidade é imprescindível, já que imprime objetividade e unidade à atuação da organização no mercado, melhorando a sua imagem perante o público-alvo.

Quais são as suas principais características?

Para que uma cultura organizacional seja efetivamente positiva, ela deve possuir algumas características essenciais. Confira quais são elas.

Foco em resultados

Se uma estratégia, ainda que bem estruturada, não estiver gerando os resultados esperados, ela deve ser repensada. Dessa forma, a corporação que foca, sobretudo, nos resultados e orienta seus profissionais nesse sentido, com certeza dispõe de uma cultura organizacional bem desenvolvida.

Desenvolvimento do trabalho em equipe

É evidente que o trabalho individual, mais introspectivo, tem o seu valor. No entanto, o trabalho em equipe exerce nas organizações um grande diferencial e pode ser traduzido em integração, interação, sinergia e produtividade. Quando diferentes pessoas unem suas forças, conhecimentos, habilidades e talentos para produzir algo singular, sem dúvida, o resultado é muito melhor e mais vantajoso.

Como desenvolver uma boa cultura organizacional?

A seguir, listamos alguns passos fundamentais para que a cultura organizacional seja desenvolvida com êxito.

Estabeleça objetivos claros

Quando os profissionais compreendem com clareza a finalidade das normas que regem a cultura da organização, de forma voluntária, melhoram seu desempenho e resultados individuais. Por isso, é importante definir metas e objetivos claros, pois eles funcionam como um guia direcionador dos esforços e ações de sua equipe.

Aposte na integração

Alinhar as informações entre os colaboradores estimula uma conduta comum e faz com que a corporação seja reconhecida pelos seus consumidores e ganhe destaque diante da concorrência. Uma ação muito eficiente é elaborar o manual do colaborador, pois, sempre que necessário, todos poderão ler, relembrar e praticar as regras, evitando desvios.

Defina critérios de recrutamento

O desenvolvimento e a manutenção de uma cultura organizacional positiva começam pela construção de uma equipe bem estruturada. Para tanto, é preciso contratar os profissionais mais alinhados à identidade da companhia. Assim, é nos processos seletivos que o recrutador deverá identificar — por meio de ferramentas efetivas — quais talentos se enquadram melhor ao perfil cultural da empresa, para, só então, realizar a contratação.

Viu como a cultura organizacional exerce um papel fundamental na vida de um negócio bem-sucedido? Toda e qualquer organização possui uma cultura. Diante disso, o ideal é potencializá-la para ter um empreendimento de sucesso.

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Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

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