Gestão

4 dicas para contratação de funcionários para área contábil

Escrito por Leonel Monteiro

A contratação de um funcionário é uma tarefa que exige muito cuidado e atenção. Encontrar uma pessoa competente, qualificada e de fácil convivência para somar à equipe de trabalho nem sempre é uma missão simples.

Ainda que o currículo seja uma forma de conhecer o candidato para a vaga, basear-se apenas nele acaba sendo muito superficial para tomar uma decisão tão importante quanto essa.

Foi a partir disso que elaboramos 4 dicas para contratação de funcionários que vão ajudar quem precisa aumentar sua equipe. Confira!

1. Deixe claro os requisitos para preenchimento da vaga

Uma contratação de sucesso começa por uma boa divulgação da vaga. É importante especificar o que é preciso para preencher a posição ofertada, quais são os conhecimentos específicos necessários e as principais atividades a serem exercidas.

Assim, já é feito um filtro inicial nos candidatos. Dessa forma, o processo fica mais claro e fluído tanto para o recrutador quanto para o candidato.

Conhecimento contábil, por exemplo, é um requisito que já elimina muitas pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

2. Realize testes

Uma boa maneira de conhecer um futuro funcionário é por meio da aplicação de testes. Seja para saber a rapidez e desenvoltura na resolução de problemas ou para conhecer um pouco mais de seu comportamento e postura diante de situações rotineiras da empresa, os testes profissionais são uma ferramenta eficiente na hora da contratação.

Com estratégias definidas por psicólogos e profissionais da área, é possível traçar um perfil do candidato a partir de suas respostas e, assim, analisar se ele se encaixa nas diretrizes e cultura da empresa.

Especialmente na área contábil, é interessante testar sua habilidade com números e conhecimento das normas relacionadas ao tema, de modo que sua contratação seja realmente uma contribuição positiva.

3. Pesquise informações além da entrevista e do currículo

Quem busca dicas para a contratação de um funcionário deve estar ciente da importância de pesquisar informações além da entrevista e do currículo. Uma boa forma de fazer essa pesquisa é consultar as redes sociais do candidato. 

O currículo e a entrevista são passos importantes quando é preciso conhecer uma pessoa, mas é a partir da análise de comportamento na vida pessoal que o recrutador realmente consegue entender o perfil do aspirante à vaga e imaginar como será seu comportamento dentro da empresa.

4. Faça dinâmicas de grupo

O relacionamento entre pessoas é uma das variáveis mais importantes no ambiente empresarial. Quando o processo seletivo envolve uma dinâmica de grupo, é possível:

  • saber como o candidato se porta diante de opiniões diferentes;
  • observar sua capacidade de liderança, de comunicação e de integração ao grupo;
  • perceber como ele desenvolve ideias e fala em público, entre outras coisas.

Assim como os testes, a dinâmica pode envolver situações do dia a dia e questões já enfrentadas pela empresa para saber qual é o posicionamento de cada concorrente. Existem também alguns jogos que medem a rapidez de raciocínio e a capacidade de trabalhar em grupo.

O portal IBC Coaching lista alternativas de atividades que podem ser realizadas por quem pretende analisar o desempenho do participante quando for preciso trabalhar com seus pares.

Gostou das dicas para contratação de funcionários? Deixe seu comentário e conte o que mais você acha importante nesse processo!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!