A cultura organizacional de uma empresa é capaz de motivar sua equipe. É por meio dela que as companhias mais competitivas do mercado incentivam ao desenvolvimento e a produção.
Portanto, é o principal meio para orientar as ações de todos os profissionais envolvidos nas atividades, e é a forma de ordenar como os procedimentos internos são feitos no dia a dia.
O que é a cultura organizacional?
É um conjunto de normas e valores, seja formal ou não, que são compartilhados pelas pessoas no trabalho para que objetivos e metas sejam atingidos. Ela alinha a motivação dos colaboradores ao crescimento da companhia e, por meio dela, são transmitidas as regras de conduta, éticas e morais, além de hábitos, políticas internas e externas.
Além disso, a cultura inclui como a instituição se comporta diante de problemas e instabilidades, assim como as qualidades e tudo o que constrói sua identidade.
Qual é a importância da cultura organizacional para as companhias?
A cultura é um alicerce importante no contexto empresarial. Ela contribui para que todos os colaboradores — sejam eles diretores, gestores, analistas, assistentes ou estagiários — trabalhem em direção do mesmo objetivo, seguindo os mesmos princípios. É muito importante, já que inspira objetividade à atuação da organização no mercado, melhorando a sua imagem perante o público-alvo.
Quais são as suas principais características?
Para que uma cultura organizacional seja positiva, ela deve ter algumas características essenciais. Confira quais são elas.
Foco em resultados
Se uma estratégia bem preparada, não gerar resultados esperados, ela deve ser repensada. Dessa forma, o grupo que foca, sobretudo, nos resultados e orienta seus profissionais, com certeza tem uma cultura organizacional bem desenvolvida.
Desenvolvimento do trabalho em equipe
É evidente que o trabalho individual, mais concentrado tem o seu valor. No entanto, o trabalho em equipe exerce um grande diferencial e traduzida em integração, interação, sinergia produtividade. Quando diferentes pessoas unem suas forças, conhecimentos, habilidades e talentos para produzir algo especial, sem dúvida, o resultado é mais vantajoso.
Como desenvolver uma boa cultura organizacional?
A seguir, listamos alguns passos fundamentais para que a cultura organizacional seja desenvolvida com êxito.
Estabeleça objetivos claros
Quando os profissionais entendem bem a finalidade das normas que orienta a cultura da organização, de forma voluntária, melhoram seu desempenho e resultados individuais. Por isso, é importante definir metas e objetivos claros, pois eles funcionam como um guia para os esforços e ações de sua equipe.
Aposte na integração
Alinhar as informações entre os colaboradores estimula uma conduta comum e faz com que a corporação seja reconhecida pelos seus consumidores e ganhe destaque diante da concorrência. Uma ação eficiente é fazer o manual do colaborador, pois, sempre que necessário, todos poderão ler, relembrar e praticar as regras, evitando desvios.
Defina critérios de recrutamento
O desenvolvimento e a manutenção de uma cultura organizacional positiva começam pela construção de uma equipe bem estruturada. Para tanto, é preciso contratar os profissionais de acordo com à identidade da companhia. Assim, é nos processos seletivos que o recrutador deverá identificar — por meio de ferramentas efetivas — quais talentos se enquadram melhor ao perfil cultural da empresa, para, só então, realizar a contratação.
Viu como a cultura organizacional exerce um papel fundamental na vida de um negócio bem-sucedido? Toda e qualquer organização possui uma cultura. Diante disso, o ideal é fortificar para ter sucesso.
Este conteúdo foi bom para a gestão do seu negócio? Para ter acesso a mais materiais como este, assine a newsletter e receba nossas atualizações com prioridade!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.