Início » Gestão » A importância da cultura organizacional dentro da sua empresa
A importância da cultura organizacional dentro da sua empresa
A importância da cultura organizacional dentro da sua empresa

A importância da cultura organizacional dentro da sua empresa

4 minutos para ler

A cultura organizacional de uma empresa é capaz de motivar sua equipe. É por meio dela que as companhias mais competitivas do mercado incentivam ao desenvolvimento e a produção.

Portanto, é o principal meio para orientar as ações de todos os profissionais envolvidos nas atividades, e é a forma de ordenar como os procedimentos internos são feitos no dia a dia.

A importância da cultura organizacional dentro da sua empresa

O que é a cultura organizacional?

É um conjunto de normas e valores, seja formal ou não, que são compartilhados pelas pessoas no trabalho para que objetivos e metas sejam atingidos. Ela alinha a motivação dos colaboradores ao crescimento da companhia e, por meio dela, são transmitidas as regras de conduta, éticas e morais, além de hábitos, políticas internas e externas.

Além disso, a cultura inclui como a instituição se comporta diante de problemas e instabilidades, assim como as qualidades e tudo o que constrói sua identidade.

Qual é a importância da cultura organizacional para as companhias?

cultura é um alicerce importante no contexto empresarial. Ela contribui para que todos os colaboradores — sejam eles diretores, gestores, analistas, assistentes ou estagiários — trabalhem em direção do mesmo objetivo, seguindo os mesmos princípios. É muito importante, já que inspira objetividade à atuação da organização no mercado, melhorando a sua imagem perante o público-alvo.

Quais são as suas principais características?

Para que uma cultura organizacional seja positiva, ela deve ter algumas características essenciais. Confira quais são elas.

A importância da cultura organizacional dentro da sua empresa

Foco em resultados

Se uma estratégia bem preparada, não gerar resultados esperados, ela deve ser repensada. Dessa forma, o grupo que foca, sobretudo, nos resultados e orienta seus profissionais, com certeza tem uma cultura organizacional bem desenvolvida.

Desenvolvimento do trabalho em equipe

É evidente que o trabalho individual, mais concentrado tem o seu valor. No entanto, o trabalho em equipe exerce um grande diferencial e traduzida em integração, interação, sinergia produtividade. Quando diferentes pessoas unem suas forças, conhecimentos, habilidades e talentos para produzir algo especial, sem dúvida, o resultado é mais vantajoso.

Como desenvolver uma boa cultura organizacional?

A seguir, listamos alguns passos fundamentais para que a cultura organizacional seja desenvolvida com êxito.

Estabeleça objetivos claros

Quando os profissionais entendem bem a finalidade das normas que orienta a cultura da organização, de forma voluntária, melhoram seu desempenho e resultados individuais. Por isso, é importante definir metas e objetivos claros, pois eles funcionam como um guia para os esforços e ações de sua equipe.

Aposte na integração

Alinhar as informações entre os colaboradores estimula uma conduta comum e faz com que a corporação seja reconhecida pelos seus consumidores e ganhe destaque diante da concorrência. Uma ação eficiente é fazer o manual do colaborador, pois, sempre que necessário, todos poderão ler, relembrar e praticar as regras, evitando desvios.

A importância da cultura organizacional dentro da sua empresa

Defina critérios de recrutamento

O desenvolvimento e a manutenção de uma cultura organizacional positiva começam pela construção de uma equipe bem estruturada. Para tanto, é preciso contratar os profissionais de acordo com à identidade da companhia. Assim, é nos processos seletivos que o recrutador deverá identificar — por meio de ferramentas efetivas — quais talentos se enquadram melhor ao perfil cultural da empresa, para, só então, realizar a contratação.

Viu como a cultura organizacional exerce um papel fundamental na vida de um negócio bem-sucedido? Toda e qualquer organização possui uma cultura. Diante disso, o ideal é fortificar para ter sucesso.

Este conteúdo foi bom para a gestão do seu negócio? Para ter acesso a mais materiais como este, assine a newsletter e receba nossas atualizações com prioridade!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃