Gestão

5 vantagens da gestão de estoque para o seu negócio

Escrito por Leonel Monteiro

Ter uma gestão de estoque eficiente é fundamental para o crescimento saudável de qualquer negócio, tendo em vista que por meio dela é possível ter controle da quantidade disponível de produtos na empresa e identificar quais têm mais entradas e saída, evitando faltas ou excessos que podem comprometer as finanças e qualidade do atendimento aos clientes.

Em um mercado tão competitivo, manter os estoques prontos para atender as demandas é um grande desafio, já que compreende o equilíbrio das compras, armazenagem, entrega e demais movimentações que fazem parte do ciclo de mercadorias.

Essa prática pode ser um grande diferencial competitivo, já que proporciona várias vantagens. Quer conhecer 5 delas? Continue sua leitura!

1. Otimização dos processos

Por meio da gestão de estoque os processos ficam mais organizados, já que estarão padronizados, centralizados e de simples acesso para os colaboradores, assegurando não apenas a otimização da rotina, mas um ganho de tempo na administração da atividade.

2. Auxílio no planejamento financeiro

A gestão de estoque não tem influência apenas nos procedimentos operacionais, ela também ajudas nas medidas estratégicas, como, por exemplo, na criação do planejamento financeiro.

Com um controle bem-feito, a empresa consegue ter em mãos um histórico preciso das movimentações, tanto sobre os custos das operações quanto dos materiais, conseguindo projetar melhor ações para o futuro, como minimização dos impactos de datas sazonais e previsão de gastos ao decorrer do ano.

3. Redução dos erros

Devido ao grande volume de tarefas a serem realizadas, é muito comum que alguma falha passe despercebida. No entanto, mesmo que um erro pareça simples, ele pode provocar dificuldades no momento de conciliar as informações, gerando complicações na execução dos processos contábeis e gerenciais. Ao longo do tempo, essas pequenas falhas podem trazer grandes consequências negativas para o negócio.

Com a gestão do estoque fica mais fácil elaborar um cronograma das atividades a serem desenvolvidas, que pode ser desenvolvido em forma de um checklist, prevenindo quaisquer tipos de problemas e minimizando o número de erros.

4. Garantia da entrega na data marcada

O controle correto também vai assegurar que os produtos vendidos sejam entregues na data certa. Fechar um pedido e não ter a mercadoria disponível na loja pode causar uma grande confusão, o que pode gerar a insatisfação do cliente por não ter recebido sua compra no dia prometido. Quando você identifica o que tem no estoque, sabe quais prazos deve marcar com seus consumidores.

5. Prevenção contra prejuízos

Ao fazer o acompanhamento do estoque, consegue saber com exatidão quais produtos estão saindo com mais facilidade e quais estão parados, além de identificar o tempo de frequência de reposição e outros dados relevantes.

Com essas informações, é possível prevenir perdas de mercadorias, já que, ao conseguir identificá-las, fica mais simples de criar medidas para que a prevenção faça parte da rotina da equipe, além de elaborar ações promocionais para realizar vendas de produtos em tempo rápido, sem prejudicar clientes e empresa.

Para que um negócio se desenvolva e conquiste um espaço no mercado, é importante o estabelecimento de metas alcançáveis e a elaboração de estratégias para se chegar no resultado desejado. A gestão de estoque pode ser uma grande aliada por propiciar tantos benefícios que contribuem para a diminuição dos gastos e execução adequada de determinados processos.

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de estoque, aproveite sua visita para ler “Trabalhar com metas: quais as vantagens e como estabelece-las” e entenda melhor sobre o tema!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.