Sobretudo, ter uma gestão de estoque eficiente ajuda a empresa a crescer, visto que por meio dela é possível ter controle da quantidade disponível de produtos na empresa e quais têm mais entradas e saídas, evitando faltas ou excessos que prejudicam as finanças e qualidade do atendimento aos clientes.
Atualmente, manter os estoques prontos é um grande desafio, já que precisa de equilíbrio das compras, armazenagem, entrega e etc.
Esse é um grande diferencial competitivo, já que traz várias vantagens. Quer conhecer 5 delas? Continue sua leitura!
1. Melhora nos processos
Em primeiro lugar, os processos ficam organizados, já que serão padrões, centralizados e de simples acesso para os colaboradores. Dessa forma, garante uma rotina melhor e ganho de tempo nas atividades.
2. Auxílio no planejamento financeiro
Dessa maneira, a gestão de estoque não tem influência apenas na produção, ela também ajuda nas medidas estratégicas, como, por exemplo, na criação do planejamento financeiro.
Com um bom controle, a empresa consegue ter um histórico das movimentações, sobre os custos e os materiais, conseguindo programar melhor as ações para o futuro, como calcular os gastos ao decorrer do ano.
3. Redução dos erros
Porém, devido as muitas tarefas a serem feitas, é comum que uma falha passe despercebida.
No entanto, mesmo que um erro pareça simples, ele pode causar dificuldades ao unir as informações, causando complicações maiores.
Ao longo do tempo, essas pequenas falhas podem trazer grandes consequências para o negócio.
Certamente, com a gestão do estoque fica mais fácil criar um cronograma das atividades a serem realizadas, que pode ser apresentado em forma de um checklist, evitando problemas e diminuindo o número de erros.
4. Garantia da entrega na data marcada
Sendo assim, o controle correto também vai assegurar que os produtos vendidos sejam entregues na data certa.
Fechar um pedido e não ter a mercadoria disponível na loja pode causar uma grande confusão, e deixar o cliente insatisfeito.
Ao ver o que tem no estoque, é fácil saber quais prazos de entrega agendar.
5. Prevenção contra prejuízos
Ao fazer a supervisão do estoque, é possível saber com certeza quais produtos estão saindo de forma fácil e quais estão parados, além de identificar a frequência de reposição e outros dados importantes.
Com essas informações, é possível evitar perdas de mercadorias, visto que fica mais simples criar medidas para que a prevenção faça parte da rotina da equipe, além de fazer ações promocionais para realizar vendas de produtos de forma rápida, sem prejudicar clientes e empresa.
Para que um negócio se desenvolva e conquiste o mercado, é importante ter metas e a elaborar estratégias para se chegar no resultado desejado.
A gestão de estoque é uma grande ajuda, pois tem vários benefícios que contribuem para diminuir os gastos e ajustar os processos.
Agora que sabe a importância de uma boa gestão de estoque, aproveite para ler sobre “Trabalhar com metas: quais as vantagens e como estabelecê-las” e entenda melhor sobre o tema!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.