Gestão

Cultura do feedback: saiba como desenvolvê-la na sua contabilidade

Escrito por Leonel Monteiro

Manter um ambiente organizacional equilibrado e estável pode ser uma tarefa bastante desafiadora. O fato de que são muitas as variáveis envolvidas para que um negócio funcione de forma eficiente torna o processo ainda mais complicado, exigindo que a gestão domine seu empreendimento e consiga administrar essas variáveis de modo que o resultado seja o melhor possível.

Alguns dos pontos que merecem atenção são: bom ambiente interno, estabilidade financeira, metas e objetivos bem determinados, projeção de crescimento, manutenção dos stakeholders, dentre outros.

A partir disso, a cultura do feedback deve ser desenvolvida e mantida para que seja usada como ferramenta no ambiente de trabalho que incentive os funcionários a darem o seu melhor. Pensando nisso, elaboramos alguns itens que vão te ajudar a conhecer essa prática mais profundamente. Vamos lá?

O que é cultura do feedback

Tanto na vida pessoal quanto profissional, as pessoas muitas vezes se acostumam a guardar opiniões para si mesmas e acabam por não compartilhar pensamentos e considerações que poderiam contribuir para o crescimento dos seus colegas de trabalho. A cultura do feedback, assim, trata-se de incentivar a manifestação de feedbacks, sejam eles positivos ou negativos. Dessa forma, boas práticas podem ser replicadas e possíveis erros podem ser corrigidos.

Como ela funciona

Essa cultura consiste em promover e incentivar feedbacks dentro da empresa. Para isso, pode-se organizar reuniões semanais que foquem na troca de opiniões ou até mesmo criar uma caixa de sugestões para que os funcionários deixem suas manifestações. Com essas opiniões expostas, é recomendável que sejam elaborados planos de ações e reversão dos feedbacks negativos, bem como a promoção daqueles que forem positivos.

Qual a importância de desenvolvê-la em uma empresa de contabilidade

Em uma empresa de contabilidade, é fundamental que a equipe esteja em sintonia e trabalhe como um time. Por isso, o incentivo à cultura do feedback é um passo importante para estreitar os laços dentro da organização e garantir um melhor funcionamento dela como um todo.

Quais os benefícios que ela traz para o clima organizacional e desenvolvimento da empresa

Os benefícios, além da melhora no ambiente organizacional, consistem em um trabalho mais eficiente e com melhores resultados. Isso porque os funcionários se sentem mais confiantes e mais certos do caminho que devem percorrer e a partir daí realizam um trabalho mais assertivo e organizado. A felicidade dos funcionários é muitas vezes negligenciada pelos donos de empresa, mas é um fator que afeta diretamente os resultados.

O desenvolvimento da empresa, dessa forma, acaba por ser acelerado e toma maiores proporções, quando aliado a outros fatores ligados ao bom funcionamento organizacional. Se bem administrada, a cultura do feedback traz resultados financeiros e diminui o turnover dentro da empresa, índice que costuma assombrar muitos empreendedores no mercado.

Pronto para colocar a cultura do feedback em prática? Esse processo pode gerar um certo trabalho para ser implementado, mas seus resultados são positivos e garantidos. 

Se você deseja se manter por dentro de novos processos e possibilidades de melhoria no seu ambiente organizacional, assine nossa newsletter. Dessa forma você receberá informações relevantes e úteis que vão impulsionar suas vendas.

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.