Para que uma empresa se torne eficiente e lucrativa, é necessário, dentre outras estratégias, reduzir seus custos.
O planejamento tributário é um dos caminhos para isso, pois consegue diminuir o número de impostos a serem pagos e outros valores que possam incidir sobre o seu negócio.
Com isso, é possível reduzir os custos de manutenção da empresa e, assim, praticar preços melhores para seus produtos ou serviços.
Assim, o seu negócio se torna ainda mais competitivo no mercado e mais atrativo para os seus clientes atuais e em potencial.
Um trabalho essencial para os empresários que querem crescer.
Para você entender melhor a importância desse processo, explicaremos a seguir os três tipos de planejamento tributário.
Confira!

Quais os modelos de planejamento tributário?
Esse tipo de planejamento é bastante importante para qualquer empresa.
Com ele, é possível orientar o trabalho da sua equipe — o que contribui para reduzir desperdícios e melhorar a produtividade — e tornar o negócio mais eficiente.
Porém, como o planejamento tributário pode ser amplo, ele se divide em três modelos diferentes.
Veja quais são eles!
Operacional
Nesse tipo de planejamento levamos em consideração todos os procedimentos previstos por lei e busca fazer com que a empresa cumpra com todas as suas obrigações fiscais, como a correta escrituração e o pagamento dos tributos dentro dos prazos determinados.
Dessa forma, a redução dos impostos acontece com o pagamento antecipado.
Estratégico
Esse modelo tem como principal objetivo pensar o negócio à longo prazo.
O que permite definir melhor a visão, missão e os valores da companhia.
Por essa característica, é necessário fazer revisões constantes para não se tornar obsoleto.
Dessa forma, o regime tributário se dá conforme a estrutura da empresa e o seu desenvolvimento.
Tático
Ao contrário do que acontece nos outros modelos de planejamentos, o tático é focado em resultados à médio prazo.
Ele até pode seguir as diretrizes do planejamento estratégico (que visa a empresa como um todo), porém, busca observar cada departamento e setor do negócio — definindo, assim, os objetivos de cada um deles.
Nos próximos parágrafos, falaremos sobre como escolher o melhor tipo de planejamento tributário e qual modelo sua empresa pode adotar.
Quer saber mais? Não deixe de acompanhar!
Como se define o planejamento tributário?
A definição sobre qual modelo adotar deve ocorrer de acordo com os seus objetivos de mercado.
O planejamento operacional é ideal para as empresas que estão começando ou que precisam definir os caminhos para iniciar um trabalho ou projeto.
Visto que ele orienta o desenvolvimento de processos iniciais e a tributação necessária para isso.
O planejamento tático, por sua vez, assume um papel intermediário e deve ser elaborado pelas companhias que já estão inseridas no mercado e começam a pensar o seu trabalho por um período maior.
O que inclui o desenvolvimento produtivo de cada setor.
Assim, definirá ações para até três anos e o modelo de tributação a ser seguido nesse prazo.
Por fim, o planejamento estratégico é a opção para as empresas que estão crescendo no mercado e já pensam em um cenário de longo prazo, que gira em torno de cinco a dez anos.
Portanto, exige uma análise de cenário mais amplo, previsão de desenvolvimento e um modelo tributário que pode suportar todos os objetivos traçados.
Qual planejamento tributário a sua empresa deve adotar?
Como vimos, o planejamento tributário exige uma análise sólida dos processos da empresa e da sua atuação de mercado, sobretudo a comercialização de produto ou serviço.
Para que não corra o risco de pagar tributos a mais, é necessário identificar em qual regime o negócio se enquadra e prever como o crescimento da empresa pode impactar esse cenário.
Por isso é interessante contar com uma empresa especializada em tributação para que possa compreender melhor a situação do seu negócio e saber o que fazer para não ter gastos extras e que poderiam ser evitados.
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Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.