Não é novidade para os empreendedores que a carga tributária no Brasil é bem alta, já que é uma despesa que consome grande parte da receita das empresas.
Muitos negócios não se desenvolvem ou até mesmo fecham as suas portas em razão dos impostos; mas o que muitos não sabem é que é possível reduzi-los de forma legal.
Se interessou pelo assunto?
Continue lendo este conteúdo; no qual explicamos como funciona os impostos no Brasil, por que eles são mais caros do que em outros países, quais são os seus impactos nas empresas e como reduzi-los legalmente.
Confira!
Como atua a carga tributária no Brasil?
Primeiramente, é importante entender como atua o sistema tributário brasileiro; que, de fato, é mais complexo do que muitos pensam.
Os tributos são divididos em 5 espécies diferentes:
- impostos — recaem sobre qualquer geração de riqueza e não têm destinação específica, podem ser usados para construir estradas ou remunerar servidores, por exemplo;
- taxas — têm duas finalidades, a primeira é para remunerar o Estado por um serviço prestado ao indivíduo (taxa de serviço) e a segunda é para bancar os órgãos fiscalizadores (taxa de polícia);
- contribuições de melhoria — se cobra de uma pessoa quando o Estado faz uma obra que valoriza o seu imóvel;
- contribuições sociais — servem para mexer na economia ou custear a seguridade social (previdência, assistência social e saúde pública);
- empréstimos compulsórios — quase não os cobram; apenas em situações especiais ou que sejam urgentes.
Cada um desses tipos agrega um amplo número de tributos: como o imposto de renda, de importação, etc.
Além disso; é importante saber que os impostos podem ser de competência Federal, Estadual e Municipal; sendo que nesses dois últimos as alíquotas e as particularidades variam de acordo com cada localidade.
Quais os fatores que a fazem ser mais alta do que a de outros países?
De acordo com o TaxGroup, o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e a mais alta em toda a América Latina.
Isso se dá por haver uma grande quantidade de tributos: são 94 diferentes taxas, impostos e contribuições.
Mas, também há outros problemas sobre a tributação brasileira:
- a maior parte da carga está sobre o consumo, o que encarece os produtos e os serviços das empresas;
- a falta de retorno à população, ou seja, não vemos o retorno efetivo na segurança pública, na saúde, etc.;
- as muitas implicações, pois cada tributo tem prazos, regras, exceções, alíquotas e uma forma de recolhimento diferente.
Quais são os impactos da carga tributária nas empresas?
A grave quantidade de tributos sobrecarrega as contas da empresa; conforme publicado pelo e-Commerce News: 64,8% dos lucros vão para os cofres públicos.
Isso impede o desenvolvimento da empresa e encarece os produtos; o que afasta consumidores.
Outro revés ao desenvolvimento das empresas é a complexidade do sistema tributário.
Ou seja, há o aumento do risco de erros no cálculo, no recolhimento e na declaração dos tributos; aliás, estes geram multas altas do Fisco.
Como encontrar as soluções legais para a redução?
É certa a redução da carga tributária brasileira de uma forma legal.
Muitas empresas não usam os favores legais e arcam com os tributos indevidos. Se você quer fruir dessas vantagens, contrate uma boa empresa de auditoria de impostos.
A é-Simples Auditoria é uma empresa que usa um sistema de inteligência fiscal para auditar os seus dados e enviá-los ao Fisco; e identificar os pontos de melhoria no processo.
Na prática, o sistema traz tais serviços:
- analisa os produtos comercializados pela empresa no mês;
- identifica os traços que podem ajudar a empresa: como o sistema monofásico, a substituição tributária, entre outras regras;
- realiza a segregação do Documento de Arrecadação e calcula os impostos corretamente.
Além disso, a empresa emite relatórios confiáveis, seguros e claros sobre a NCM e a tributação de cada produto para que o contador apure o imposto corretamente.
Tudo isso pode reduzir de 10% a 30% da sua carga tributária mensal!
Percebemos que a carga tributária no Brasil é bem pesada, complexa e cara às empresas.
Mas, com a ajuda de profissionais do ramo e da tecnologia, é possível reduzir esse pagamento legalmente.
Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossos serviços e aumentar os lucros do seu negócio!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.