Planejamento Tributário

Carga tributária no Brasil: descubra quais os impactos nas empresas

Escrito por Leonel Monteiro

Não é novidade para os empreendedores que a carga tributária no Brasil é excepcionalmente alta, já que é uma despesa que consome grande parte da receita das empresas. Muitos negócios deixam de se desenvolver ou até mesmo fecham suas portas em razão dos impostos, mas o que muitos não sabem é que possível reduzi-los de forma completamente legal.

Se interessou pelo assunto? Continue lendo este conteúdo, no qual explicamos como funciona os impostos no Brasil, por que eles são mais onerosos do que outros países, quais são os seus impactos nas empresas e como reduzi-los legalmente. Confira!

Como funciona a carga de impostos no Brasil?

Primeiramente, é importante entender como funciona o sistema tributário brasileiro, que é mais complexo do que muitos imaginam. Os tributos são divididos em 5 espécies diferentes:

  • impostos — incidem sobre qualquer geração de riqueza e não têm destinação específica, podem ser usados para construir estradas ou remunerar servidores, por exemplo;
  • taxas — tem duas finalidades, a primeira é a de remunerar o Estado por um serviço prestado ao indivíduo (taxa de serviço) e a outra é usada para bancar os órgãos fiscalizadores (taxa de polícia);
  • contribuições de melhoria — cobrado de um indivíduo quando o Estado realiza uma obra que valoriza seu imóvel;
  • contribuições sociais — utilizados para intervir na economia ou financiar a seguridade social (previdência, assistência social e saúde pública);
  • empréstimos compulsórios — raramente cobrado em situações extraordinárias ou de caráter urgente.

Cada uma dessas categorias agregam um amplo número de tributos, como o imposto de renda, de importação etc. Além disso, é importante saber que os impostos podem ser de competência Federal, Estadual e Municipal, sendo que nesses dois últimos as alíquotas e particularidades variam de acordo com cada localidade.

Quais os fatores que fazem ela ser mais alta em relação a outros países?

De acordo com o TaxGroup, o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo e a mais elevada em toda a América Latina. Isso ocorre pela grande quantidade de tributos existentes: são 94 diferentes taxas, impostos e contribuições. Mas também há outros problemas relacionados à tributação brasileira:

  • a maior parte da carga estar relacionada ao consumo, o que encarece os produtos e serviços das empresas;
  • falta de retorno à população, ou seja, não vemos retorno efetivo na segurança pública, saúde etc.;
  • excesso de complexidade, pois cada tributo tem prazos, regras, exceções, alíquotas e forma de recolhimento diferente.

Quais são os impactos dessa carga tributária nas empresas?

A exacerbada quantidade de tributos oneram significativamente as contas da empresa: conforme publicado pelo e-Commerce News, 64,8% dos lucros são destinados aos cofres públicos. Isso impede o desenvolvimento da empresa e encarece os produtos vendidos, o que afasta consumidores.

Outro empecilho ao desenvolvimento das empresas é a complexidade do sistema tributário, já que isso aumenta o risco de erros no cálculo, recolhimento e declaração dos tributos, gerando multas significativamente elevadas do Fisco.

Como encontrar soluções legais para reduzi-la?

É plenamente possível reduzir a carga tributária brasileira de uma forma completamente legal. Muitas empresas deixam de aproveitar os benefícios legais e arcam com tributos além do necessário. Se você quer usufruir dessas vantagens, basta contratar uma boa empresa de auditoria de impostos.

A É Simples Auditoria é uma empresa que utiliza um sistema de inteligência fiscal para auditar as informações que são enviadas ao Fisco e identificam pontos de melhoria no processo. Na prática, o sistema realiza os seguintes serviços:

  • analisam os produtos comercializados pela empresa no mês;
  • identificam peculiaridades que podem beneficiar a empresa, como sistema monofásico, substituição tributária, entre outras regras;
  • realizam a segregação do Documento de Arrecadação e calculam os impostos corretamente.

Além disso, a empresa emite relatórios confiáveis, seguros e claros sobre a Nomeclatura Comum do Mercosul (NCM) e a tributação de cada produto para que o contador apure o imposto corretamente. Tudo isso pode reduzir de 10% a 30% da sua carga tributária mensal.

Percebe-se que a carga tributária no Brasil é excessivamente pesada, complexa e onerosa às empresas. Mas com a ajuda de profissionais do ramo e da tecnologia, é possível reduzir esse pagamento legalmente.

Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossos serviços e aumentar os lucros do seu negócio!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.