Quem não gosta de ouvir uma boa história? É provável que você já tenha lido e ouvido várias delas com lições e dicas valiosas! De fato, há histórias que nos envolvem e motivam à ação. Além disso, podem ficar gravadas em nossa mente por muito tempo.
E é sobre isso que falamos neste artigo: Storytelling – a arte de contar histórias. Mas, deve estar se perguntando: ‘como isso vai ajudar nas minhas vendas de serviços?’ Veja nesta leitura!
O que é Storytelling?
Antes de tudo, vamos entender o que quer dizer Storytelling. A palavra Story é o fato ou o acontecimento, já telling é esse fato contado em palavras, sons e imagens. Assim, Storytelling é a arte de contar uma história através da escrita, da música, da mímica, das imagens, do som ou dos meios digitais.
Essa técnica vem do antigo hábito dos nossos ancestrais. A saber, no fim do dia, eles se reuniam e contavam suas fantásticas histórias. Esse era o modo de atestar um líder, dele ser uma referência para os demais. Em síntese, a storytelling é uma narrativa em que se conta uma história usando técnicas organizadas e conscientes.
Por que a storytelling é importante?
Hoje em dia, há pesquisas e autores que afirmam que o nosso cérebro armazena mais fácil histórias, contos e experiências, porque estes mexem com as nossas emoções. A storytelling possibilita:
- a identificação com os personagens ou com a sua rota;
- moldar os comportamentos;
- cativar, envolver e aproximar o seu público;
- articular as informações em um contexto e com o fim desejado;
- gerar sonhos e nortear estratégias de vendas;
- acentuar o número de vendas de serviços contábeis;
- desenvolver planos de crescimento profissional.
Como usar a storytelling em suas vendas?
Uma boa narrativa de vendas envolve o público-alvo. Portanto, apresente um serviço contábil aos seus clientes com um roteiro de vendas. Por exemplo, para incluir a RCT em seu escritório:
- reúna informações mais profundas sobre a solução que o seu produto trará para o seu cliente;
- tenha segurança ao falar;
- conheça bem os conflitos vividos pela sua assistência;
- mostre os seus resultados e que há pessoas referenciando o seu trabalho;
- demonstre a sua credibilidade e autoridade;
- ative neles as emoções corretas.
O roteiro de apresentação:
Em primeiro lugar, que mudança você quer gerar na vida dos seus ouvintes? Pensando nisso, crie a narrativa baseada em um tema central, com os personagens, os conflitos parecidos aos do seu cliente e os pontos de virada na história com a solução do problema. Nesta fase, faça uma introdução de efeito para o clímax e feche com sucesso, dando a sua solução.
Aliás, não se esqueça de contextualizar a sua história de acordo com a realidade do seu cliente. Se você visita um cliente do Simples Nacional, do setor de bares, a fim de vender auditoria e serviços de RCT; só para exemplificar, pode dizer:
“Víamos muitos clientes exaustos, não enviando os arquivos em tempo hábil para os escritórios contábeis, omitindo as notas e pagando tributos a maior, por não fazer a segregação correta das receitas de produtos monofásicos. Semana passada mesmo, um cliente do setor, como você, estava muito chateado, pois precisou fazer uma despesa a mais com obras e não ia conseguir fechar a folha do período. E devido ao cansaço e às preocupações sabemos que muitos gestores estão com problemas de saúde e em casa, frustrados por não terem tempo nem o dinheiro esperado. Pense só, fazer todos os seus trabalhos de forma automática, ter tempo para planejar as estratégias, tempo para a família e ainda ter um dinheiro a receber do governo, em cerca de 42 dias, como o outro cliente que me procurou, para cuidar do investimento desejado. Isso te parece bom?”
Encantar e se conectar com os gatilhos
Dentro dessa narrativa é necessário que as pessoas saibam o que elas estão obtendo e como você vai resolver o conflito. Por ser claro, você acaba com as dúvidas e conforta o psicológico para que o cliente acredite no que você diz. Em seguida, veja um exemplo para você apresentar a solução:
“Sei como é desafiador manter a base de dados organizada com os seus documentos fiscais e como falta tempo para cumprir toda a parte burocrática. Por isso, faço a revisão de toda a classificação fiscal de seus produtos, identificando os que não geram tributação para a sua empresa. Também, cruzo esses dados com todas as suas vendas dos últimos 5 anos e comparo com o que a sua empresa recolheu. Em 97% dos casos que analiso, vejo que o cliente pagou valores a maior. Estou aqui hoje porque não quero que continue perdendo o seu dinheiro, pagando a mais para o governo, ao invés de investir esse montante em outras coisas.”
Melhore os seus argumentos nas vendas por usar os gatilhos mentais para estimular a compra e para ativar certas sensações no consumidor.
As suas histórias com finais felizes
Em suma, a sua storytelling de vendas deve findar com uma solução aplausível para o problema do cliente. Para você ser o herói dessa história é vital contar com um sistema digital. No caso da RCT, ofereça uma amostra grátis para o seu cliente antes de fechar o contrato. Mostre que você tem a tecnologia para que o seu trabalho se torne mais ágil, exato e econômico. Mas, se ainda não tiver essa ferramenta prática, a gente te ajuda! Quer saber como? Contate a nossa equipe!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.