Em primeiro lugar, você talvez esteja se perguntando: “como ofertar serviços tributários gratuitos pode ser recompensador?” pois como profissional contábil, você reconhece todo trabalho envolvido ao prestar tais serviços; de modo que, oferecê-los de graça pode não parecer vantajoso.
Então, vamos esclarecer! Com o mercado tributário cada vez mais competitivo, muitos pensam em como gerar novos negócios. Já ouviu falar na Lei da Reciprocidade? Essa é uma regra vital para melhorar nossas relações profissionais no fechamento de contratos. Funciona assim: quando se ganha algo (um favor ou um presente), nossa mente busca um jeito de retribuir aquilo que recebeu. Ou seja, a reciprocidade pode fazer com que um novo cliente tenha um senso de gratidão, querendo retribuir o que você ofertou a ele, contratando seus produtos ou serviços.
Portanto, neste artigo tratamos de 3 serviços tributários que podem ser oferecidos gratuitamente aos seus possíveis clientes. Com o intuito de que, na prática da reciprocidade, o resultado seja recompensador para você: o fechamento de novos contratos. Entenda mais sobre essas ofertas!
Serviços tributários
1ª Oferta: analisar as incoerências nas obrigações acessórias
Dessa forma, peça os arquivos da EFD ICMS, EFD Contribuições, DCTF e XML de documentos fiscais; a fim de que, com uma auditoria digital, você faça rapidamente uma análise das obrigações acessórias de três ou quatro meses. Assim, você poderá:
- Identificar falhas nas escriturações digitais, como inconsistências dos programas validadores da RF;
- Conferir a EFD ICMS/IPI com a EFD Contribuições, vendo as divergências entre elas;
- Comparar a EFD ICMS/IPI e a EFD Contribuições com a DCTF, notando os valores de IPI, PIS e COFINS;
- Cruzar os arquivos XML com a EFD ICMS/IPI e EFD Contribuições, apontando os documentos fiscais não escriturados e as divergências de valores.
A partir do momento que você acha os erros, provando os riscos que a empresa corre, pode mostrar seu plano de trabalho, para reduzir ou eliminar estes riscos fiscais. Sem dúvida, isso te ajudará muito a fechar o contrato!
2ª Oferta: examinar o estoque
Neste caso, se a empresa é do ramo de varejo, algo bom é oferecer um exame do estoque. Aliás, você também pode fazer esse serviço de forma digital, com a EFD ICMS/IPI e os arquivos XML dos documentos fiscais eletrônicos de emissão da própria empresa.
O melhor é examinar um exercício completo. Indo do saldo de inventário inicial, com todas as entradas e saídas, calculando o saldo de inventário final e comparando com tudo o que a empresa declarou na sua EFD. Nessa auditoria você dará ao seu futuro cliente informações úteis; por exemplo, terá:
- Itens negativos;
- Cruzamento do inventário declarado com o saldo apurado pelo sistema;
- Omissões de Entradas e Omissões de Saídas;
- Planilha da movimentação de um ano, com as informações que podem ser usadas para fins fiscais e gerenciais.
De fato, com tal exame você pode traçar estratégias atento às necessidades do cliente em potencial.
3ª Oferta: detectar os créditos tributários aptos à recuperação
Sabendo que o valor dos seus serviços depende da visão do seu cliente; você apresentará uma expectativa de RTC que reduz a carga tributária e que insere no caixa da empresa o que foi recolhido a maior nos últimos cinco anos. Seja como for, pela quantia recuperada o cliente verá seus serviços como baratos.
Esse meio é uma excelente opção para que as empresas possam se regularizar, investir em tecnologia e cuidar de outras melhorias. Além disso, por não recolher tributos indevidamente, a empresa terá alívio de caixa, mais do que o suficiente para contratar seus serviços.
Por fim, com o diagnóstico de RCT você poderá fechar contratos por um preço mais elevado, mostrando ao seu cliente que o valor é justo, diante dos benefícios que a empresa terá!
A tecnologia para se ganhar novos clientes
Vimos aqui três serviços que podem ser ofertados gratuitamente antes de se fechar o contrato. Sobretudo, você precisa ter a tecnologia para realizá-los. Em outros artigos já consideramos que fazer manualmente estas análises não traz os melhores resultados.
Para aplicar a lei da reciprocidade e favorecer a contratação de seus serviços, é necessário contar com um sistema que aja com rapidez, precisão e confiabilidade. A é-Simples têm os recursos que você precisa para fortalecer suas relações profissionais e para o fechamento de novos negócios. Saiba mais, fale conosco!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.