Contábil

O que pode ser deduzido? Saiba aqui quais as despesas dedutíveis

Escrito por Leonel Monteiro

No momento de elaborar e entregar sua declaração de Imposto de Renda (IR), é muito importante que você saiba o que pode ser deduzido na apuração desse tributo (valor a pagar ou a restituir), para não cometer erros ou se sujeitar a uma fiscalização.

Esse é o tema do presente post. Continue com a leitura e conheça o que são despesas dedutíveis — apresentaremos algumas delas — e a importância de organizar toda sua documentação. Confira!

Como funciona a dedução de despesas no IRPF?

Ao apurar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), muitas despesas podem ser deduzidas, o que resultará num valor menor a pagar ao Fisco. Porém, deve-se tomar muito cuidado com os detalhes. Isso porque alguns gastos não podem ser diminuídos, enquanto outros têm um limite de dedução, como será visto a seguir.

O que pode ser deduzido?

Vamos listar, a seguir, algumas das despesas que podem ser deduzidas na apuração de seu imposto — os valores apresentados como limites são válidos para o IRPF/2018. Lembre-se que as regras se aplicam tanto ao titular (quem está declarando o IR), como aos seus dependentes. E mais: caso algum destes receba renda tributável (salários, por exemplo), esse ganho deverá ser incluído em sua declaração como se fosse um rendimento seu.

Despesas médicas e dentárias

Elas podem ser deduzidas integralmente, tanto os valores pagos diretamente a um médico ou a um dentista, como os pagamentos de seu plano de saúde ou dentário.

Despesas com instrução

Os gastos com educação são dedutíveis, porém não em sua totalidade, mas sim o valor de R$ 3.561,50 por pessoa, anualmente. Mas fique atento: trata-se do ensino mais básico, como:

  • infantil (incluindo creches e pré-escolas);
  • fundamental e médio;
  • cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

Perceba que cursos como os de língua estrangeira e de preparação para o vestibular (os chamados “cursinhos”) não entram nessa lista.

Pensão alimentícia

Aquele que paga a pensão alimentícia ao seu ex-cônjuge poderá abater todo o valor desembolsado, desde que obedeça a certas exigências, como a necessidade de comunicar a situação em juízo.

Previdência pública e privada

O valor que você pagou a título de previdência pública (aquela que já vem descontada em seu salário) é deduzida em sua totalidade. No entanto, gastos com previdência privada em geral são dedutíveis, mas o limite é de 12% de sua renda tributável.

Livro Caixa

O profissional autônomo — advogado, médico, psicólogo etc. — poderá deduzir os gastos considerados fundamentais para o exercício de sua profissão. Veja os exemplos abaixo:

  • salários e outros encargos trabalhistas pagos aos seus empregados, devidamente registrados;
  • aluguel de imóvel, água, luz, telefone etc.;
  • revistas técnicas especializadas, necessárias ao seu ofício.

Essas despesas poderão ser controladas no programa denominado “Livro Caixa”, cujos dados serão transportados para sua declaração, ou ainda contabilizadas à parte e lançadas diretamente no campo apropriado desta, o qual tem esse mesmo nome.

Necessidade de organização

Todos seus comprovantes terão que ser organizados e arquivados por um determinado tempo (cinco anos), pois, caso se faça necessário você terá que comprovar tudo aquilo que declarou — é o caso de sua declaração ficar retida na chamada “malha fina”.

Percebeu como é necessário saber o que pode ser deduzido na apuração de seu IR? Existem muitos outros gastos que poderão ser deduzidos, assim como regras que devem ser observadas.

Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas nesse assunto. A informação é o melhor caminho para que você possa cumprir adequadamente suas obrigações tributárias. Até breve!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!