Ao passo que mais empresas surgem e, assim, aumenta a competição no mercado, muitos optam por ingressar no grupo de Empresas do Simples Nacional. Quer sejam os empresários, quer sejam os contadores, vejamos quais são os bens dessa escolha. Aliás, vamos entender o potencial que estas empresas têm para melhorar a sua gestão.
Em primeiro lugar, lembramos que o Simples Nacional é um regime tributário que facilita a arrecadação de impostos. De acordo, com a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. Sobretudo, as suas características principais são:
- Facultativo;
- Irretratável para todo o ano-calendário;
- Abrange os tributos de IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e da CPP;
- Recolhe os tributos em um documento único de arrecadação – DAS;
- Disponibiliza as suas empresas o sistema eletrônico para o cálculo do valor mensal, a geração do DAS e a constituição do crédito tributário;
- Tem uma declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais;
- Prazo para recolher o DAS até o dia 20 do mês subsequente ao que houver sido auferida a receita bruta;
- Possibilidade de os Estados adotarem sublimites para EPP pela participação no PIB. Se acaso, a receita bruta total extrapolar o respectivo sublimite se recolhe o ICMS e o ISS diretamente ao Estado ou ao Município.
Em segundo lugar, é preciso cumprir a tais condições:
- se enquadrar como uma microempresa ou uma empresa de pequeno porte;
- cumprir os requisitos na legislação;
- formalizar a opção pelo Simples Nacional.
Portanto, as empresas que optam pelo Simples podem ter uma redução da burocracia, tornando o seu trabalho mais prático e ágil.
As empresas do Simples Nacional e a sua atuação
A saber, as empresas do Simples Nacional são as micro e pequenas que faturam até R$ 360 mil por ano e as empresas de pequeno porte que faturam no máximo R$ 4,8 milhões anual. Além disso, elas pagam os seus impostos em uma única guia. Com isso, a sua gestão contábil e fiscal fica mais simples.
A fim de escolher esse regime de tributação, nós vamos entender quais são os seus pontos fracos e os fortes, para identificar os impactos positivos e negativos.
Os ganhos das empresas do Simples Nacional
Antes de tudo, podemos dizer que segmentar é algo muito positivo. Na prática o empresário contábil deve levar em conta alguns fatores importantes. Atente a estes ganhos:
A Simplicidade operacional
Para a sua empresa de contabilidade isto significa uma maior produtividade com um baixo custo. Assim, você consegue definir as rotinas mais fáceis de se cumprir com a sua equipe. Pois atende aos clientes que têm uma demanda de trabalho técnico menor do que dos demais.
Você também pode investir na tecnologia com um sistema digital para te liberar tempo para conquistar novos clientes ainda maior. Com mais agilidade no cumprimento das tarefas, essa automatização impacta bem na satisfação do cliente e na estruturação contábil. Por exemplo, ter melhor desempenho em tarefas como, a segregação de produtos monofásicos.
A Esteira de produtos
A outra vantagem em segmentar pelo Simples Nacional é a possibilidade de variar os serviços prestados para os vender ao mesmo cliente de acordo com as soluções complementares.
Visto que as empresas do Simples são de pequeno e médio porte, elas não têm uma estrutura para o setor de gestão, o setor financeiro e outros setores, o que faz com que o empresário não cumpra com eficiência todas as suas obrigações. Sendo preciso investir em um pessoal para cuidar dos recebimentos aos pagamentos e o controle de fluxo de caixa.
Evite as perdas das empresas do Simples Nacional
Quando se fala de segmentar no Simples também há alguns pontos negativos, que podem prejudicar o crescimento do seu escritório contábil. Digamos que você segmentou 100% em negócios do Simples, mas, na negociação você descobriu que dentre as empresas desse cliente, há uma do regime de lucro presumido. Complicado, não?
Concluímos, que segmentar completamente tem os seus riscos. Fique atentos, contadores! Seja por regime de tributação, seja por atividade econômica, um segmento pode entrar em crise e a empresa de contabilidade sofrer prejuízos.
A dica é segmentar parcialmente. Daí, terá as empresas com o segmento de mercado ou o regime de tributação que você escolher. E terá outras que você vai atender em um segundo grupo.
Aprenda hoje como recuperar tributos no Simples Nacional!
Conte com o Apoio Tecnológico!
Enfim, sabemos que estruturar e fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Por isso, contador, conte com os recursos digitais para aprimorar o seu trabalho! A é-Simples Auditoria possui uma ferramenta digital simples, precisa e rápida. Esse meio é um grande apoio na tomada de decisões estratégicas, para o crescimento de sua empresa.
Quer entender mais sobre o Simples Nacional e como melhorar a performance de sua empresa de contabilidade? Podemos esclarecer a essa e a outras dúvidas, fale com a gente!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.