Início » Fiscal » Saiba quando usar uma Nota Fiscal Avulsa e como fazer a emissão
Saiba quando usar uma Nota Fiscal Avulsa e como fazer a emissão
Saiba quando usar uma Nota Fiscal Avulsa e como fazer a emissão

Saiba quando usar uma Nota Fiscal Avulsa e como fazer a emissão

3 minutos para ler

É fundamental, emitir documentos fiscais para manter o seu negócio regularizado, de acordo com as exigências tributárias. Porém, não é preciso emitir alguns. Por exemplo, os Microempreendedores Individuais não obrigados a sempre emitir a nota fiscal para seus clientes.

Porém, e se um cliente exigir isso para uma compra? É possível? E como o empreendedor pode resolver essa questão? Tire suas dúvidas nesse artigo.

O que é a Nota Fiscal Avulsa (NFA-e)?

Emitido de forma individual, é um documento semelhante à Nota Fiscal tradicional. A diferença esta com o emissor dela.

Normalmente, sua emissão é feita em alguns casos, por quem escolhe o regime de tributação de MEI, e não tem a obrigação de fornecer uma NFE. Assim, comprova as vendas para uma Pessoa Jurídica.

Ás vezes, é essa a pessoa jurídica que faz sua emissão, por isso, a NFA-e também é conhecida como “Nota Fiscal do MEI”. Ela também pode ser emitida pelos profissionais autônomos, sem CNPJ, para os clientes que não aceitam o Recibo de Pagamento Autônomo.

Como é a emissão da NFA-e?

Sendo assim, Microempreendedores Individuais e os gestores precisam conhecer alguns aspectos sobre sua emissão, para tirarem suas dúvidas sobre o tema e realizar o processo de forma adequada. Continue lendo e veja os principais pontos a seguir.

Conheça as regras

A Nota Fiscal Avulsa (NFA-e) precisa de solicitação e autorização individual junto à Secretaria de Fazenda da sua região, em vista disso não pode ser emitida de maneira recorrente. Sendo assim, antes entre em contato com esse órgão em seu estado e tire suas dúvidas.

Verifique os requisitos

Da mesma forma, agilize a entrada da documentação, por verificar antes os requisitos necessários no seu estado.

Solicite o documento junto ao SEFAZ

Solicite na Secretaria de Fazenda do seu estado, com todos os documentos em mãos. Lembre-se de que essa ação deve ocorrer sempre que for necessário emitir uma nova nota fiscal avulsa.

Quais as vantagens da Nota Fiscal Avulsa?

Mas por que optar pela Nota Fiscal Avulsa? Por que recorrer à emissão desse documento? Primeiramente, para conseguir ampliar sua área de atuação. Visto que, empresas maiores exigem a emissão de NF para fecharem contratos, e manterem suas operações de forma regular em relação ao recolhimento de impostos.

Com a permissão das empresas para emissão do documento, é possível fechar parcerias e ter um aumento de renda, pois muitas só fecham contratos com MEIs ou autônomos que emitem NFA-e.

Dessa forma, se destaque de outras pessoas do mercado que não oferecem essa opção para seus clientes. Assim, cresça no mercado e aumente a atuação da sua empresa.

Em resumo, saber sobre esse assunto diminui as chances de erro e pode melhorar a rentabilidade do seu negócio.

Porém, esse não é o único tipo de Nota com a qual você deve se preocupar. Conheça a Nota Fiscal de Importação e tire suas dúvidas sobre este tema.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃