Início » Gestão » Gestão patrimonial: entenda como funciona e qual é a sua importância!
Gestão patrimonial: entenda como funciona e qual é a sua importância!
Gestão patrimonial: entenda como funciona e qual é a sua importância!

Gestão patrimonial: entenda como funciona e qual é a sua importância!

5 minutos para ler

Os bens da empresa representam um valor relevante e fundamental para que o negócio flua bem em suas operações e cresça com segurança. Por esse motivo, contar com o auxílio de uma gestão patrimonial eficiente é vital para aproveitar equipamentos e instalações, otimizando os custos.

No entanto, realizar essa função exige foco por parte dos gestores e é comum que muitas companhias não deem a devida atenção a um processo tão importante. As consequências do descaso veem rápido; a saber: prejuízos, problemas com o Fisco ao informar os bens, perda de boas chances e outros percalços.

Nesse sentido, para evitar que a sua empresa passe por problemas como esses; elaboramos este post. Ele esclarece os principais pontos sobre a gestão patrimonial. Confira!

O que é a gestão patrimonial?

A gestão patrimonial é, de fato, o controle de todo o patrimônio de uma companhia. Em outras palavras; de forma geral, significa apurar e gerir os bens da empresa, que podem ser:

  • tangíveis: equipamentos, veículos e prédios;
  • intangíveis: franquias e patentes.

Portanto, entender os ativos imobilizados é primordial, em especial para as organizações que têm mais de uma unidade; considerando que assim o empresário obtém uma noção real de tudo que possui.

Como a gestão patrimonial funciona?

Implemente um sistema de apoio

Um dispositivo adequado ajuda no controle patrimonial. Com o uso de um sistema específico, é possível otimizar as próximas etapas; pois ele dá maior rapidez na execução do gerenciamento de ativos fixos, catalogação de bens, dentre outros.

Faça o levantamento do inventário e bens da empresa

Depois de escolher um bom sistema, é necessário fazer a listagem de todos os ativos da companhia. Essa etapa pode ser feita com um levantamento dos bens; a fim de que os identifiquem com adesivos, placas ou fichas.

Essa prática deve durar para haver a checagem dos itens registrados; tendo em vista que, ao longo do tempo, podem vender os materiais ou descartá-los; bem como, pode se obter novos itens.

Avalie os ativos existentes

Nessa etapa se faz a verificação e identificação do valor de cada item no momento, e o restante; que é a soma do que se espera valer ao final de sua vida útil.

Seja como for, também se aponta o custo de reposição de um equipamento ou material, já que, futuramente, ele poderá ser trocado e o processo relacionado a ele continue funcionando normalmente.

Mensure a vida útil dos bens

Aqui é estimado o tempo que se pode contar com o bem. Ainda mais, por meio da análise do período em que se poderá empregá-lo e por quanto tempo se usou esse bem.

É necessário ter atenção quanto à condição de cada material, para averiguar se a sua vida útil não diminuiu devido a má conservação, negligência ou sobrecarga. Caso isso ocorra; você pode pensar em estratégias para manter e acondicionar melhor esse bem.

Atualize os bens do inventário

A atualização serve para um controle mais eficiente dos materiais que compõem a empresa. Por isso, se deve fazer a contabilização da depreciação dos itens presentes na organização do seu imobilizado.

Concilie os aspectos físicos e contábeis

É preciso comparar os dados inseridos na base contábil com informações constantes do inventário físico.

Serão identificados os itens contabilizados, mas que não constam fisicamente nos inventários. Também são avaliados aqueles que estão na instituição, mas não têm registro contábil.

Quais são as vantagens desse processo?

Entre as principais vantagens da gestão patrimonial, estão:

  • descoberta do valor real do negócio;
  • fim do direcionamento de recursos à obtenção de bens desnecessários;
  • elaboração de balanços e demonstrativos mais certos, auxiliando nas tomadas de decisões;
  • otimização do gerenciamento de riscos;
  • adequação às imposições governamentais e legais ligada ao controle patrimonial;
  • diminuição de custos e aplicações mal-empregadas;
  • melhoria na identificação da necessidade de maquinários e equipamentos;
  • segurança contra roubos, extravios e desvio de recursos;
  • facilidade na obtenção de crédito, por atender os requisitos dos bancos;
  • prevenção de problemas com o Fisco.

Então, pôde entender a importância da gestão patrimonial? A saber, quando bem-feita: ela elimina os desperdícios, prova a exatidão das informações financeiras e das demais ações que ajudam no crescimento saudável do negócio.

E se você gostou deste post, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas publicações no momento em que elas aparecerem!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃