Gestão

Entenda o que é indústria 4.0 e como se adequar a essa realidade

A tecnologia auxilia na produtividade e rendimento da indústria
Escrito por Leonel Monteiro

A indústria se molda e inova ao decorrer de um determinado tempo. Isso traz mudanças profundas nas interações empresariais e envolvimento prático no crescimento das companhias.

Uma nova onda de inovação tem acontecido devido à indústria 4.0. Essa mudança tem como principal finalidade simplificar e acelerar os processos de administração no gerenciamento.

A convergência entre tecnologias físicas e digitais é uma verdadeira revolução. Por isso, estar preparado para saltos tecnológicos influencia diretamente o futuro de um negócio.

A seguir, vamos abordar o que é a indústria 4.0, seus benefícios e impactos esperados. Você também entenderá como adaptar um escritório de contabilidade para essa realidade e a consolidação de processos automatizados em diferentes atividades. Veja!

O que é a indústria 4.0?

Também conhecida como quarta revolução industrial, o termo tem origem na Alemanha e foi utilizado na Feira de Hannover em 2011. A iniciativa tem como propósito estabelecer uma mudança na maneira como as empresas operam nos dias atuais. Desburocratizar e descentralizar o controle dos processos produtivos com plataformas inteligentes e interconectadas. Essa é a premissa da indústria 4.0, que traz uma redução de custos drástica para o empreendedor e um impacto positivo na economia global.

Quais são os impactos da indústria 4.0?

Novas tecnologias começam a emergir em meio a essa nova revolução industrial. Para uma empresa, esse cenário significa novas oportunidades de aprimorar a jornada de produção de um produto até a sua chegada ao consumidor.

Confira, em detalhes, alguns benefícios da nova evolução tecnológica!

Aumento da produtividade

Todo gestor tem como preocupações básicas aumentar o lucro, economizar em diversos setores, acelerar a produção e evitar retrabalhos. As novas tecnologias ajudam as empresas nesses desafios, ao automatizar operações mecânicas, elevar a precisão das atividades e reduzir custos com mão de obra.

Armazenamento de dados

O excesso de papéis e pastas físicas para armazenar informações da empresa apenas gera desorganização e improdutividade no ambiente de trabalho. Uma empresa comprometida com a indústria 4.0 recorre a eficiências mais modernas. Estão falando da solução em nuvem.

Dessa forma, os dados são armazenados de maneira online, protegidos a partir de criptografias e contam com a facilidade de serem acessados de vários dispositivos, como notebook, tablet e smartphone.

Rapidez nas obrigações tributárias

Manter a empresa dentro das normas fiscais e tributárias a partir de softwares especializados é um dos impactos mais consideráveis da indústria 4.0. Com o uso desses sistemas, com pouco tempo, é possível auditar inconsistências, cruzar diversos dados e analisar o estoque da empresa.

Como alinhar o escritório de contabilidade à indústria 4.0?

Para estar apto a essa revolução digital, é preciso colocar em prática a automatização de imediato. Ou seja, investir em softwares que reduzam o número de tarefas mecânicas e burocráticas para quem trabalha na empresa. Alguns escritórios de contabilidade já têm adotado esse modelo 4.0. Existem digitalizadores inteligentes que fazem lançamento contábil de forma automática, armazenando qualquer documento na nuvem com simples comandos.

Guardar papéis empilhados para um contabilista é improdutivo e apenas gera atraso. As novas ferramentas integram o meio digital e facilitam o acesso de informações. Aplicativos podem conectar todos os setores da empresa e até tornar a comunicação com os clientes mais facilitada, por exemplo.

A indústria 4.0 está presente em escritórios contábeis por conta de uma alta demanda de clientes por soluções tecnológicas. Ela vem para consolidar ainda mais processos automatizados e o uso de diferentes tecnologias. Portanto, para se manterem ativos no mercado, é fundamental que os escritórios contábeis se integrem às inovações do ramo.

Gostou do conteúdo? Aproveite para entender melhor o conceito de contabilidade colaborativa e porque ela é o futuro do setor.

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!