Início » Contábil » Contabilidade colaborativa: por que ela é o futuro do setor?
Contabilidade colaborativa
Contabilidade colaborativa

Contabilidade colaborativa: por que ela é o futuro do setor?

3 minutos para ler

De antemão, temos visto que as tecnologias de informação e comunicação tocam em vários aspectos de nossas vidas. Igualmente, no mundo dos negócios não é diferente! A contabilidade colaborativa ganhou seu lugar e hoje é um novo modelo de trabalho na área contábil.

Veja como a contabilidade usual está sendo substituída pela contabilidade colaborativa; continue com a leitura deste artigo. Vamos lá!

O que é a contabilidade colaborativa?

É uma nova na forma da prestação de serviços contábeis. Em resumo, se cria um ambiente informatizado nas nuvens, para compartilhar as informações, servidores, programas, planilhas, arquivos, bancos de dados, redes, etc.

Portanto, a sua prática é fácil de entender. Por meio do uso da internet, esse ambiente compartido facilita as seguintes ações:

  • Cliente: envio de documentos e retirada de seus relatórios, a qualquer momento, por meio do computador ou smartphone;
  • Contador e sua equipe: realização de suas atividades, de acordo com a procura do cliente, em seu escritório ou mesmo em casa (home office);
  • Órgãos do governo: acesso a informações e relatórios das empresas.

Quais são os impactos na área contábil?

À princípio, se exige dos profissionais contábeis uma adaptação no campo de sistemas de informação, para a inovação em seu meio de trabalho.

De modo que às vezes nem é preciso um escritório de contabilidade, para reunir os contadores e seus auxiliares; também os clientes, com seus documentos e arquivos. Ou seja: cada um, de qualquer lugar, poderá fazer a sua parte e se comunicar à distância (por meio de videoconferências, por exemplo).

Quais são os benefícios da contabilidade colaborativa?

Nesse sentido, são muitos os benefícios dessa nova tendência, que ajuda tanto os clientes como os prestadores de serviço e o governo. Assim, veja algumas dessas vantagens:

Benefícios para os contadores

  • Baixos custos com equipamentos e programas de computador;
  • Despesas menores com aluguéis de imóveis e locomoção;
  • Ensejo de trabalho com o que o cliente quer e precisa no momento, e não por meio de contrato de prestação de serviços, dando a estima de seus trabalhos;
  • Produção maior, pois um arquivo pode ser atualizado ao mesmo tempo.

Benefícios para os clientes

  • Ganho de tempo e dinheiro, por não se enviar mais papeladas e  arquivos ao escritório contábil;
  • Acesso fácil às informações e aos relatórios em tempo real;
  • Livre de compromissos contratuais.

Então, você está disposto a essa mudança? De fato, a contabilidade colaborativa já é uma realidade: há empresas trabalhando dessa maneira. Saiba mais! Assine nossa newsletter e fique bem informado sobre os assuntos!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Abrir bate-papo
Posso ajudar? 😃