“EFD ICMS/IPI X GIA-ST: um valioso cruzamento no compliance tributário” – como assim e por quê?
Antecipadamente, já podemos dizer que é vital fazer as conferências dos arquivos enviados ao Fisco para evitar possíveis intimações ou autuações fiscais por informações inconsistentes: dados omissos, incompletos ou inexatos.
Por outro lado, há uma tecnologia avançada do governo; onde se faz, sobretudo, milhares de análises e cruzamentos de dados em poucos segundos, apontando as inconsistências rapidamente.
EFD ICMS/IPI X GIA-ST: conferência mensal
Visto que é preciso uma conferência exata de dados; por exemplo, seguem alguns abaixo:
- Diferenças de valores do ICMS-ST nos documentos fiscais de devolução e de ressarcimento na EFD ICMS/IPI e na GIA-ST;
- Documentos fiscais de devolução e de ressarcimento escriturados na EFD ICMS/IPI e não escriturados na GIA-ST;
- Documentos fiscais de devolução e de ressarcimento escriturados na GIA-ST e não escriturados no EFD ICMS/IPI;
- Valores da apuração do ICMS-ST informados na GIA-ST em comparação com os valores do ICMS-ST informados nos Registros E210 da EFD ICMS/IPI;
- Valores da apuração do ICMS-ST Diferencial de Alíquota da Emenda Constitucional 87/2015 informados na GIA-ST em comparação com os valores do ICMS-ST informados nos Registros E310 da EFD ICMS/IPI.
Para mais detalhes sobre a Simplificação e talvez a dispensa da GIA-ST, veja como ocorre em seu Estado.
Os riscos da conferência manual
Certamente, concordamos que conferir todas as obrigações acessórias e documentos fiscais manualmente exige muito tempo e uma grande equipe; a fim de verificar tais dados.
Com o alto custo deste modo e as falhas humanas comuns concluímos que os resultados não serão os melhores.
De fato, não se tem tempo suficiente para cuidar de todos esses detalhes importantes.
A solução digital
Com tais apuros; você pode, por meio de um sistema de auditoria digital fazer este cruzamento de forma simples, rápida e precisa.
É só carregar um arquivo da EFD ICMS/IPI e todos os arquivos das GIA-ST do mesmo mês.
Então, a auditoria é feita de forma eletrônica; aferindo todos os dados das declarações e gerando um relatório com os erros achados.
Esse é o mesmo processo que o governo usa para fiscalizar as empresas.
Assim, ter um sistema de auditoria digital te ajuda a ver os problemas para evitar que a sua empresa caia numa malha fiscal da Receita.
A é-Simples traz essa ferramenta para facilitar seu trabalho!
O processo automatizado têm vários benefícios: retidão, menos tempo e dinheiro gastos para conferir os arquivos contábeis e fiscais.
Bem como, a aplicação das regras atualizadas na legislação vigente, a fim de se manter atualizado diante dos desafios e das mudanças.
Gostou das dicas aqui?
Saiba mais sobre essa ferramenta incrível, fale conosco!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.