Para muitas empresas o eSocial tem dado pano pra manga! Isto se dá, porque os profissionais contábeis acabam cometendo alguns erros nesse sistema. Visto que o eSocial é “jovem”, pois entrou em vigor em 2018; nesse ínterim, as empresas têm tido dificuldades em cumprir com as obrigações dele. Mas, o eSocial não veio para atrapalhar. Pelo contrário, ele surgiu com o fim de tornar os processos nas empresas mais claros e fáceis.
Então, qual é o problema?
Por que ocorrem os erros?
Apesar de o eSocial vir com o intuito de unir e facilitar o envio das obrigações previdenciárias, fiscais e trabalhistas; ainda assim, os profissionais têm dificuldades para gerar os arquivos. De fato, no envio dos dados há várias contradições e erros de cruzamento; pois os esboços do sistema são complexos e contém muitas informações.
Desse modo, tratamos neste post dos principais erros ocorridos no eSocial; a fim de que você os identifique e saiba como os evitar. Portanto, veja como cumprir com as obrigações no envio dos arquivos do eSocial com segurança e rapidez.
Os 7 erros
1º – O XSD
A princípio, ele aparece sempre que o eSocial acha algum campo com erro de estrutura. Ou seja, ele diz que o XML está errado. Por exemplo, falta algum campo ou está fora de ordem. E mesmo a base de dados não notando os caracteres maiúsculos ou minúsculos, as regras de validação dos arquivos XML no esquema XSD do eSocial podem exigir certo formato de dados, com o uso dos maiúsculos ou dos minúsculos.
Só para ilustrar: o campo {evtRemun} do evento S-1299 se preenche apenas com as opções “S” ou “N” (Sim ou Não). Preencha este campo com “S” ou com “N” em letra maiúscula. Se o preencher com a letra minúscula haverá um erro. Assim também ocorre com os estados brasileiros. A sigla deve ser preenchida com as letras maiúsculas. Desse modo: “AM”, “RJ”, “SP”.
2º – A alíquota RAT discorda do CNAE
Esse erro ocorre quando se informa uma alíquota RAT diferente da definida para o CNAE, confira no Decreto nº 10.410, de 30 de junho de 2020, alguns ajustes.
3º – A natureza da rubrica não é válida
Esse erro trata de se informar a natureza errada da rubrica. Cada rubrica tem uma natureza correta, que pode ser de proventos, descontos, informativa e informativa dedutiva. Informamos essa natureza na tabela da Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento.
4º – A existência do mesmo evento
Nesse erro enviam no registro um mesmo evento com o mesmo início de validade.
5º – A natureza jurídica
Nesse erro, a natureza jurídica informada no cadastro da empresa é diferente da que está no cartão do CNPJ na Receita.
6º – O FPAS difere do código de terceiros
Nesse erro informam um código FPAS incompatível com o código de terceiros. Essas informações devem estar de acordo com a Tabela e a legislação.
7º – O CBO
Esse erro consiste em se informar um CBO diferente ou incompatível com o cargo dito.
Como driblar os erros?
Enquanto alguns dizem que “é errando que se aprende”, nós dizemos que você não precisa errar ou sofrer com os erros para aprender. Agora que já sabe quais são os principais erros cometidos, você pode se prevenir! Como?!?
Por contar com a tecnologia! Sabemos que analisar tudo isso, toma tempo, é custoso e aumenta os riscos de errar. Para isso, temos uma solução automática que é simples, rápida e segura. Um sistema de auditoria digital que dribla os seus problemas, conferindo os seus arquivos como se faz na fiscalização.
Que tal, entender melhor essa conferência automática de arquivos e economizar o seu dinheiro? É só falar com a equipe da é-Simples Auditoria. Estamos aqui para te ajudar!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.
Tem um erro que desde dia 30/05 não conseguimos resolver diz erro na rubrica e outro ,simplesmente trava e não avança ta sendo dor de cabeça, a folha do cliente não consigo gerar nem os incargos, to ficando louca.