Durante o ano, a empresa deve cumprir diversas obrigações fiscais. Para se manter em dia com as exigências da lei; bem como, evitar quaisquer riscos de aplicação de multas e outras sanções por descumprir os prazos e valores. Assim, para fazer uma boa gestão, observar o calendário fiscal é primordial.
Isso porque, no início de todo ano, o ciclo de obrigações é renovado, começando um novo calendário. Dessa forma, é preciso ter toda a atenção para cumpri-lo adequadamente.
Criamos este post para que você possa entender a importância do calendário fiscal para as empresas. Continue sua leitura!
O que é o calendário fiscal?
O calendário fiscal se trata da principal referência para os responsáveis pelo departamento fiscal e tributário. Ou seja, nele constarão as datas e prazos definidos pela RF e todas as mudanças ocorridas em cada ano.
Como o calendário fiscal pode ajudar no plano da empresa?
O sucesso de um negócio depende bastante da sua regularidade com os órgãos fiscais e tributários. Nesse sentido; muitas dessas atividades vem da total observância para se funcionar de acordo com as regras.
Por meio de um calendário bem definido, se pode realizar um planejamento estruturado. Nele; devem constar todas as arrecadações necessárias, informações que devem ser enviadas ao Fisco e demais taxas que devem ser honradas para garantir a eficiência da gestão da companhia.
Essa prática também contribui para se criar um plano em que as organizações considerem para, por meios legais e transparentes, as melhores estratégias para gerenciar os tributos que incidem sobre o negócio. O objetivo é o de reduzir os custos fiscais e evitar prejuízos; que vão gerar uma economia. Assim, esses valores podem ser melhor investidos, com o foco no desenvolvimento da empresa.
Para não perder nenhum prazo, deixe o calendário fiscal com as obrigações sempre à vista e se programe para conferir com frequência o que deve ser cumprido. Outra ideia é deixar tudo anotado e conferir diretamente com o contador.
Para simplificar esse processo, você também pode contar com o auxílio de um software de gestão de documentos; pois ele já armazena todas as datas e emite lembretes, facilitando o dia a dia e tornando o processo mais seguro.
Quais os riscos de não ter um calendário fiscal bem organizado?
Até aqui, você já entendeu a importância de observar o calendário fiscal. Afinal, a falta de organização quanto ao seu cumprimento pode gerar prejuízos para a empresa; devido ao atraso ou à falta de entrega das obrigações. Como exemplo, podemos citar:
- ordem de restrições administrativas e judiciais, como a proibição de se participar de licitações ou de se aproveitar de benefícios fiscais;
- inscrição da companhia na dívida ativa;
- responsabilidade por crimes tributários;
- aplicações de multas severas;
- impedimento do exercício das atividades do negócio.
Conseguiu entender a importância do calendário fiscal para as empresas? Então, esteja preparado para todo ano observar as alterações ocorridas e novos prazos para o cumprimento das obrigações. Assim, poderá elaborar um planejamento adequado para evitar problemas que podem prejudicar o negócio.
Gostou deste post? Aproveite sua visita para assinar nossa newsletter e receber todos os conteúdos com exclusividade!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.