Gestão

Como otimizar um escritório de contabilidade? Confira 6 dicas!

como otimizar um escritório de contabilidade
Escrito por Leonel Monteiro

Administrar uma empresa exige muita dedicação e empenho. Gerenciar funcionários, analisar resultados e buscar qualidade do serviço são tarefas que demandam bastante energia. E em um escritório de contabilidade a história não é diferente. A constante busca por eficiência nos processos e reconhecimento do mercado faz com que os gestores enfrentem desafios diários. Como forma de superá-los, este artigo apresenta 6 dicas sobre como otimizar um escritório de contabilidade. Ficou curioso? Continue a leitura e confira!

1. Mantenha a organização de documentos

A organização de documentos pode poupar tempo e retrabalho. Para os arquivos que podem ser digitalizados, é recomendado que isso seja feito com o objetivo de poupar espaço e facilitar o acesso a eles.

Os que precisam ser armazenados na forma física, como papéis e pastas, devem ficar devidamente organizados e etiquetados para facilitar seu manuseio. Sistemas padronizados e distribuição dividida em temas também são práticas que promovem agilidade.

Dessa forma, é possível aumentar a produtividade e economizar o tempo que seria gasto procurando um determinado documento.

2. Utilize sistemas atualizados

Manter os sistemas atualizados é uma forma de garantir que as atividades do escritório acompanhem os avanços tecnológicos e sejam realizadas da melhor forma possível. Um sistema antigo pode atrasar a rotina e diminuir a produtividade.

Portanto, certifique-se que as versões mais recentes de softwares estão sendo usadas em sua empresa.

3. Invista em uma auditoria tributária

Em um país com sistema tributário tão complexo e cheio de detalhes, é interessante contratar uma auditoria para revisar todas as atividades relacionadas a esses processos. O papel do auditor é justamente facilitar o cumprimento das obrigações tributárias e garantir a economia com impostos. Dessa forma, todas as atividades são realizadas com maior rapidez e objetividade.

4. Faça uma pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação também é uma alternativa para quem quer saber como otimizar um escritório de contabilidade. Com essa pesquisa podem ser identificadas insatisfações e pontos de melhoria que, quando corrigidos, vão contribuir para um serviço com maior qualidade e eficiência.

5. Estabeleça prazos e metas

Uma equipe é bastante motivada quando existem prazos e metas a serem cumpridos. Com o estabelecimento desses prazos, oferecer recompensas para os que melhor desempenharem suas atividades é uma forma de garantir o interesse dos funcionários em realizá-las.

Além disso, quando metas são estabelecidas o rendimento tende a aumentar e o gestor consegue ter um parâmetro dos trabalhadores mais competentes e que entregam os melhores resultados.

6. Simplifique os processos

A simplicidade, assim como a organização de documentos, traz benefícios no que diz respeito ao uso do tempo. Processos mais simples rodam mais rápido, são fáceis de ensinar e de entender. Tanto quem os executa quanto quem analisa os resultados tem o fluxo de trabalho mais dinâmico e menos cansativo, proporcionando melhores desempenhos.

Gostou das nossas dicas sobre como otimizar um escritório de contabilidade e quer continuar acessando informações que agreguem valor à sua empresa? Aproveite e confira mais um de nossos posts — Conheça 5 principais desafios de gestão de um escritório contábil — e continue aprendendo!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.

Share This
Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Cadastre-se e recebe as atualizações da Legislação Federal e Trabalhista!

Vamos te enviar GRATUITAMENTE atualizações da legislação federal e trabalhista, também sempre que em nosso blog tiver novos artigos, vamos te enviar em primeira mão, NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR!

Bem vindo ao time de empresas que investem em Inteligência Fiscal!