Gestão

Filmes para contadores: veja 6 opções para se inspirar

Escrito por Leonel Monteiro

Você sabia que o entretenimento também pode ser uma importante fonte de conhecimento para profissionais contábeis? Os filmes para contadores são excelentes ferramentas para quem busca inspirações para lidar com as situações do dia a dia e lições sobre como tratar o mundo dos negócios, o que é bem interessante para a carreira.

Para que você tenha acesso aos melhores conteúdos, separamos neste post 6 opções de filmes que direta ou indiretamente estejam relacionados com a área de contabilidade. Confira!

1. Banco ou Bitcoin

Nossa primeira indicação se trata de um documentário que traz reflexões sobre a origem, tecnologias, polêmicas e demais informações relativas ao Bitcoin, moeda digital criada para tentar o domínio dos bancos.

Disponível na Netflix, o documentário é composto por entrevistas com especialistas e apreciadores da famosa moeda digital. A narrativa fala ainda sobre a real finalidade do dinheiro, bancos e mercado financeiro, o que incentiva o expectador reflita melhor sobre o tema.

2. Enron: os mais espertos da sala

Nesse filme, você saberá a importância de manter a integridade, ética e organização no mundo contábil, por meio de uma história verídica e muito interessante sobre uma investigação ocorrida nos Estados Unidos.

O filme fala sobre uma companhia de energia que foi líder no segmento durante muito tempo, chegando a ter faturamento anual acima de US$ 100 bilhões. Contudo, a empresa declarava números que não condiziam com as demonstrações financeiras e com a realidade, o que se tornou dos maiores escândalos do país.

3. O contador

O filme mostra com detalhes o dia a dia de um profissional que trabalha em um escritório de contabilidade. O protagonista, interpretado por Ben Affleck, é um contador muito esforçado e inteligente, porém começa a atender organizações criminosas. Ao analisar os livros contábeis de algumas dessas empresas, ele acaba identificando que existe uma fraude de milhões. A partir de então, coloca sua vida e de pessoas próximas em risco.

4. Os intocáveis

O clássico dos anos 80 fala sobre a busca de um dos maiores criminosos dos Estados Unidos, chamado por Al Capone, durante a Lei Seca. O interessante é que ele só foi encontrado após um contador fornecer o acesso aos registros contábeis dele para investigação. Além de ser um excelente filme para contadores, o longa propicia uma importante reflexão sobre a ética profissional.

5. Um sonho de liberdade

O filme mostra as vantagens da contabilidade e como o entendimento adquirido pode ser utilizado de forma dolosa e indevida. Trata-se da história de um contador que foi acusado de matar a esposa e seu amante e que acabou sendo preso e condenado injustamente. Então, para se manter no presídio e conseguir regalias, ele começa a realizar a declaração do imposto de renda dos superiores da instituição e, assim, consegue monitorar as finanças deles.

6. Wall Street: poder e cobiça

Esse filme retrata a história de um corretor que atua no mercado de ações e que usa de uma informação importante para trabalhar com um bilionário. Com isso, ele passa a utilizar de meios ilícitos e antiéticos para conseguir dados sigilosos e ganhar dinheiro.

A lição do filme é mostrar que os profissionais do setor contábil precisam manter os valores morais e éticos e não se deixarem levar pela ganância para, assim, sobreviver na profissão por muito tempo.

Assistir esses filmes para contadores é uma oportunidade de ter uma visão diferente sobre a rotina dos profissionais contábeis, mostrando que suas atitudes são fatores primordiais para o rumo que sua carreira vai tomar.

Gostou desta lista de filmes? Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de nossas publicações e compartilhamentos. Estamos no Facebook e LinkedIn!

Sobre o autor

Leonel Monteiro

Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.

Deixar comentário.