Para os gestores tomarem as melhores decisões, é importante ter os dados precisos. Para isso, o balancete contábil é uma ótima ideia.
Visto que é um relatório completo de um período da empresa. Assim, ele ajuda nas estratégias feitas para manter a saúde financeira do negócio.
Agora entenda a sua importância e como funciona para o usar da melhor forma possível.
Confira neste post!
Qual é a importância do balancete contábil?
É uma importante ferramenta para administração eficaz da empresa, já que os setores contábil e financeiro afetam todos os outros.
Dessa forma, o balancete contábil ajuda a manter atualizada a evolução do negócio, além de ser útil para auditar a atividade contábil.
Outra situação, é o seu uso para verificar a situação patrimonial em relação aos saldos, a fim de compará-los.
Por exemplo, há a comparação com o orçamento aprovado e assim, se identifica o crescimento dos custos, margens de lucro, despesas recorrentes, etc.
Qual é a diferença entre balanço e balancete?
O balancete é um demonstrativo não obrigatório, mas importante para evitar eventuais erros de crédito e débito na contabilidade da empresa.
Podemos editá-lo sempre que for preciso.
O balanço patrimonial é obrigatório e uma das principais obrigações contábeis de uma empresa.
Ele deve ocorrer todo ano, ao final do exercício, para verificar a qualidade e quantidade real do patrimônio e das finanças de uma organização.
Por exemplo, ele aponta se houve lucro ou prejuízo.
Como o balancete contábil funciona?
Para a sua preparação, usam os dados colocados no Livro Razão. Ou seja, as operações financeiras registradas nas contas patrimoniais e de resultado.
Primeiro, se encontra a soma de cada conta de acordo com a sua categoria, que pode ser devedora ou credora.
Já os grupos desta conta, sejam ativos, passivos ou patrimônio líquido, não se levarão em consideração.
Logo após, se repassam essas informações para o balancete, onde o saldo devedor ficará do lado esquerdo, enquanto o saldo credor constará no lado direito.
A soma de todos os itens, de cada lado, é que resulta nos saldos finais.
Balancete Contábil – Com qual frequência preciso fazê-lo?
Deve-se fazer o balancete contábil em vários períodos.
Por exemplo: mensal, quinzenal ou, até mesmo, diário, apresentando todos os saldos e contas em um tempo específico, sendo útil interna e de forma estratégica.
Agora que você já sabe a importância do balancete contábil, mesmo não sendo de caráter obrigatório, ter a ajuda de um profissional qualificado nesse processo pode ser interessante.
Pois muitos gestores não usam esse tipo de relatório por não saber como elaborar e interpretar seus dados.
Gostou deste post?
Então, deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente sua opinião e experiência sobre o assunto!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.