Visto que a Recuperação de Créditos é um excelente serviço a se prestar, muitos profissionais têm dedicado tempo à prospecção de clientes para este serviço. Com efeito, na RCT as empresas recuperam valores antes esquecidos. E, desse modo, podem os investir em equipamentos, treinamentos, tecnologia; bem como, pagar as dívidas e etc.
No entanto, vem a pergunta: “como faço para conseguir os clientes? Com o propósito de te ajudar na prospecção de clientes, trazemos neste post 4 dicas fáceis para você as aplicar; e, assim, conquistar os novos clientes!
As etapas da prospecção de clientes
1ª – Selecione o seu público-alvo
Já que os seus clientes serão os que revendem produtos monofásicos ou ST de PIS/COFINS, atente a esses, de acordo com as tabelas 4.3.10, 4.3.11 e 4.3.12 do SPED. A saber, os produtos são:
- Bebidas frias;
- Combustíveis;
- Fármacos e de perfumarias;
- Veículos, máquinas e autopeças;
- Motocicletas;
- Máquinas agrícolas autopropulsadas;
- Cigarros e Cigarrilhas.
Afinal, quais são as empresas que revendem esses produtos? Temos, por exemplo:
- Mercados;
- Bares e restaurantes;
- Autopeças;
- Farmácias e perfumarias.
Nesse sentido, você pode achar tais empresas por usar as diversas fontes de pesquisa. Ou seja, os catálogos e as listas telefônicas; ora físicos, ora virtuais. Por conseguinte, busque também as associações comerciais, os sindicatos e as empresas de venda de cadastros, dentre outros meios.
2ª – Agende as reuniões
Depois que listar as empresas que podem ter créditos de PIS/COFINS a recuperar; é a hora de falar com os empresários sobre isso. Isto é, use um telefone a fim de criar uma agenda de visitas. Em suma, não vá às empresas sem antes as avisar. Porque esta ação não dá uma boa impressão para o cliente.
Seja como for, pesquise alguns dados para agendar as visitas por telefone. Confira as dicas, só para exemplificar:
- Saiba se a empresa é optante pelo Simples Nacional;
- Quem é o seu proprietário;
- Atice a curiosidade para o cliente te atender, sem revelar os detalhes;
- Fale dos benefícios do serviço, de modo breve;
- Não fique ansioso para marcar a visita;
- Grave o nome do cliente e o fale sempre que puder.
3ª – Conquiste o cliente
Em primeiro lugar, vá para a reunião com um bom material. Capriche na sua apresentação pessoal, esteja preparado e seguro. Traga uma proposta, uma apresentação sobre a empresa ou um estudo feito. Por certo, esse planejamento mostra o seu profissionalismo e outras qualidades. Como resultado, isso te dará a visão de como será a sua relação com este cliente.
Com o propósito de conquistar o cliente, oferte alguns bens à empresa. Dessa forma, podem ser:
- ter os recursos financeiros da restituição dos últimos cinco anos pagos, de modo indevido;
- reduzir os custos mensais da empresa, com a correta classificação fiscal, segregando as receitas de venda de produtos monofásicos ou ST de PIS/Pasep e de COFINS;
- fazer uma estimativa, sem custos e sem compromisso, do quanto a empresa pode economizar por mês e recuperar nos últimos cinco anos;
- frisar que o trabalho é feito por um sistema automático, que identifica os itens sujeitos à tributação do PIS/Pasep e da COFINS;
- usar uma linguagem que ele a entenda. Falando sobre o lucro, os custos, a economia, os investimentos, um novo capital, o equipamento e a tecnologia.
Ainda mais, peça ao cliente os arquivos de 3 ou 4 meses e processe estes arquivos numa auditoria digital. Em seguida, marque uma nova reunião para lhe mostrar os resultados.
4ª – Mostre os resultados com uma boa sugestão
Agora, você mostra em números a expectativa de ganho, focando nos bens: a redução de custos e o novo capital. Ciente de que gerar os honorários da RCT é ótimo; você consegue os bons resultados financeiros e deixa o seu cliente feliz.
Lembre-se! Você precisa ter os honorários recorrentes para cuidar das suas despesas mensais. Usar o sistema eletrônico é um meio de você gerar honorários; com um percentual dos valores de PIS/Pasep e COFINS que foram restituídos aos clientes. Assim, você acompanha o seu cliente, processa os seus documentos fiscais e gera uma planilha com a movimentação dos produtos monofásicos e ST de PIS e COFINS; e dos produtos com a ST do ICMS.
Uma forte aliada para a prospecção de clientes
Diante de tanto a se fazer, a é-Simples tem uma auditoria digital fácil e rápida, que enriquece o seu trabalho, dando mais segurança a você e ao seu cliente, além de gerar os honorários recorrentes. Nós auditamos eletronicamente os documentos e os arquivos fiscais; cruzando os dados com a maior precisão.
E aí, gostou das dicas acima? Quer mais detalhes? Temos uma equipe de especialistas pronta para te ajudar no que for preciso. Fale com a gente!
Sócio Fundador e CEO da é-Simples Auditoria Eletrônica, Contador, Consultor Tributário, Empreendedor, trabalhando na área fiscal desde 2007 e agora programando sistema para promover benefícios fiscais a seus clientes.